Por que quando como maçã minha fome aumenta?
Nutricionista fala o que devemos fazer para não sentir fome depois do consumo da fruta
Por Raquel Pereira — Rio de Janeiro
08/08/2023 16h35 Atualizado há um dia
A nutricionista e colunista do GLOBO, Priscilla Primi, explica que os carboidratos simples, após serem ingeridos, se transformam em açúcar rapidamente. Eles são liberados na corrente sanguínea, o que causa um pico de glicose. Então, o organismo aproveita o que está disponível e a quantidade de açúcar no sangue sofre uma queda abrupta. Esse processo faz com que o cérebro crie uma sensação de fome.
— Esse movimento de queda da glicose faz com que o organismo receba um sinal de fome vindo do cérebro, pois os açúcares não estão mais circulando e o corpo precisa deles — a especialista complementa.
O que fazer, então?
De baixa caloria, a maçã é rica em vitaminas do complexo A, B e C, em minerais e fibras, com propriedades anti-inflamatórias. Muito recomendada para dietas e reeducação alimentar, ela tem diversos benefícios, mas como explicado acima, sozinha causa fome.
Por isso, Priscilla recomenda sempre que ela seja consumida durante o dia aliada a uma proteína. As opções de acompanhamento vão de iogurte ao leite, que pode ser batido com a fruta, a transformando em vitamina. Além disso, ela também pode ser consumida após uma refeição que inclua um alimento de teor proteico. Desta forma, é evitado o processo de pico e queda de glicose no corpo.
Quais são os benefícios do consumo da maçã?
De acordo com um guia sobre a maçã feito pelo departamento de Nutrição da Universidade de São Paulo (USP), quando consumida regularmente e como parte de um estilo de vida saudável, a maçã pode ajudar a reduzir o risco de ocorrência de alguns tipos de câncer, como pulmão e cólon. Além disso, ela atua na redução do risco de desenvolvimento de diabetes e problemas hepáticos. Isso acontece porque os compostos antioxidantes da fruta ajudam a combater os radicais livres e possuem ação anti-inflamatória e antiviral.
Como sei que a maçã está boa para comer?
Ainda, segundo o guia, a maçã adequada para o consumo deve ser rígida, com a casca brilhosa, preferivelmente sem amassados e outros danos mecânicos.
A fruta tende a se tornar farinhenta por conta da perda de água dos tecidos, que provocam uma mudança na estrutura interna da fruta. Para ela ficar desta forma, provavelmente foi feito um armazenamento ou transporte em condições inadequadas.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2023/08/08/por-que-quando-como-maca-minha-fome-aumenta.ghtml
Comentários
Postar um comentário