ALGAS MEDICINAIS -SPIRULINA


Spirulina Under A Microscope


O que é a Alga Spirulina?
A Spirulina é uma alga microscópica azul esverdeada composta por uma única célula e que torna a luz solar em energia activa.
É uma das primeiras formas de vida concebidas pela natureza há mais de 3.6 biliões de anos atrás. A Spirulina contém biliões de anos de sabedoria evolutiva no seu DNA e é o fruto da primeira forma de vida fotosintética da Terra.
Vista ao microscópio, a Spirulina tem uma côr azul esverdeada e tem o aspecto de um espiral de longos e finos filamentos
A Spirulina é excessivamente adaptável e ocorre numa ampla variedade de ambientes, incluindo a água fresca, nascentes tropicais, água salgada e salinas.
A Spirulina é cheia de nutrientes e muito fácil de ser digerida. Comercialmente, a Spirulina está disponível em pó, comprimidos e cápsulas ou adicionadas a alimentos e medicamentos tónicos.
Existem várias formas de algas preciosas e nos últimos 40 anos a Spirulina tem vindo a ser a escolhida pelas suas características nutritivas. Muito antes de se tornar a favorita da indústria de comida saudável, a Spirulina era, há séculos atrás, o alimento regular dos Norte Africanos e Mexicanos. Hoje em dia, muito gente à volta do globo já se apercebe que a Spirulina é um alimento poderoso com grande potencial como fonte de alimento completo, medicamento e recurso bioquímico.
Muitas pesquisas concentraram-se no cultivo e colheita daquilo aque carinhosamente chamam de “o verde”. Foi descrito como “probiótico” e “super alimento”.
O cultivo da Spirulina também trouxe interesse porque, assim como outras microalgas, a Spirulina é extramente adaptável, mesmo quando sujeita a condições extremas. Por ser rica em nutrientes e possuir uma capacidade para se desenvolver em condições adversas, a Spirulina tem um enorme potencial para ser uma fonte de alimento que ajudará a alimentar e a nutrir as populações do mundo.
Como planta, a Spirulina é incrivelmente rica contendo um equilíbrio de nutrientes que, virtualmente, fazem dela um “alimento completo” – capaz de manter a vida sem a necessidade de outros alimentos.
A Spirulina fornece vitaminas, muitos minerais, amino ácidos essenciais, carbohidratos e enzimas. A Spirulina é, pelo menos, 60% proteína de vegetal, a qual é pré digerida pela alga, tornando-a um alimento altamente digerível. Tem mais proteínas do que qualquer outro alimento. O seu perfil fora de série também inclui os ácidos gordurosos essenciais, os ácidos gordurosos GLA, lípidos, os ácidos do núcleo (RNA e DNA), complexo B, vitamina C e E e os químicos vegetais, tais como os carotenóides, clorofila (purificador do sangue) e ficocianina (um pigmento azul), a qual é uma proteína, que se sabe, evita o cancro.
Uma quebra, em termos nutritivos, de alguns dos suplementos, normalmente, mais disponíveis revela uma comparação impressionante.
Como é que cresce?
A Spirulina cresce em lagos alcalinos naturais. A cultura da Spirulina é parte da nova era da agricultura ecológica. A componente chave da produção de Spirulina é a luz do Sol e é dada atenção à medição da temperatura e aos níveis de oxigénio.
Porque os pesticidas e herbicidas matariam muitas formas de vida num lago, os cientistas de algas aprenderam a equilibrar a ecologia do lago sem usar essas substâncias prejudiciais.
Esta forma de aquacultura representa uma das soluções necessárias à produção de alimentos enquanto se restaura o planeta.
 
A spirulina (spirulina maxima) é uma micro-alga verde-azulada, a qual é fonte rica de proteínas.
Spirulina já era usada como alimento pelos antigos astecas, e hoje em dia é utilizada como suplemento alimentar devido aos seus benefícios para a saúde. 
Estudos indicam que a spirulina tem efeitos positivos no controle do colesterol, possivelmente associados ao seu alto teor protéico. Além disso, a spirulina contém uma combinação de ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas, sais minerais e compostos fenólicos com ação potencialmente antioxidante
Muito poucas pessoas sabem sobre os benefícios de saúde do extrato de espirulina.   Spirulina está se tornando rapidamente popular como suplemento alimentar em diferentes partes do mundo. Conhecido como  algas verdes, a Spirulina é uma das mil e quinhentas espécies de plantas aquáticas que oferece grandes benefícios à saúde.

Apresentação

Spirulina 60 Cápsulas de 500mg

POSOLOGIA : uma cápsula de 500mg 2 vezes ao dia, 20 a 30 minutos antes das principais refeições.

Benefícios da Spirulina

Spirulina pode fornecê-lo vitaminas, minerais e antioxidantes. É um fato bem conhecido que a Spirulina pode fornecer mais de dez vezes mais carotenóides em relação à cenoura. Spirulina é extraída de lagos, com um valor de pH relativamente elevados. Uma vez extraída, Spirulina é secada e processado.

·         Spirulina ajuda a perder peso.
·         Melhora o sistema imunológico
·         Combate doenças infecciosas
·         Regulariza a atividade do intestino

Devido às suas características antioxidantes e reforço imunológico, spirulina em pó pode ser usado para ajudar a combater doenças como o câncer. Antes de tomar uma decisão de compra on-line Spirulina, os cuidados devem ser tomados para verificar a autenticidade dos vendedores. Nem todas as lojas online estão vendendo produtos originais contendo pó de Spirulina & Chlorella. Comprar pó de espirulina de sites confiáveis, especialmente as dedicadas a produtos Spirulina completamente. Você pode tomar Spirulina em pó ou comprar comprimidos de Spirulina em uma loja de saúde. Os efeitos positivos do consumo de pó de Chlorella Spirulina em uma base regular são muitos e de investigação ainda está em curso.

Devido à sua recuperação e fortalecendo as propriedades, o consumo de Spirulina é benéfica para todos. O consumo de Spirulina é altamente benéfica para uma vida saudável. Spirulina vai trabalhar no mecanismo de defesa natural do organismo e evitar doenças potenciais que se espalham por infecções. Spirulina também irá compensar as carências alimentares e aumentar a taxa de metabolismo. É por causa destes benefícios que Spirulina em pó é considerada um ingrediente essencial dos programas de perda de peso. Aumento da taxa de metabolismo é muito importante para pessoas que sofrem de problemas de peso. Spirulina é rica em clorofila - uma fonte de ferro, vitaminas e proteínas.

Spirulina  apresenta efeitos colaterais?

Por ser um produto natural a Spirulina não apresenta nenhum efeito colateral.

Pesquisas sobre a Spirulina

Pesquisas realizadas por institutos diferentes sugere que o pó do spirulina pode proteger pacientes que sofrem de hepatite crônica. Sabe-se que ajuda a curar lesões no fígado e protege contra a cirrose. Muitas pessoas compram Spirulina por causa da suas propriedades anti - viral. Spirulina oferece grande proteção contra a gripe, HIV - 1 e herpes. Um número de cientistas do Japão descobriram que o pó do spirulina pode proteger as células do corpo humano de várias infecções. A ingestão regular de pó de Spirulina pode ajudar um indivíduo a desenvolver sistema imunológico mais forte para lutar contra as condições de saúde diversas que são indesejáveis. Quando o sistema imunológico está em boa forma, combatendo infecções e doenças crônicas fica muito mais fácil. As pessoas que consomem Spirulina  possuem maior número de agentes de combate a infecção.

ORIGEM

Spirulina (ou Arthrospira) é uma bactéria pertencente ao grupo Cyanobacterium (anteriormente conhecido como Cyanophyta ou como grupo das algas verde-azuladas). Trata-se de organismos unicelulares e fotoautótrofos que, apesar de serem unicelulares, se agrupam formando tricomas ou formas filamentosas [1] [2].
Realmente se tratam de organismos procariotas, e não de algas como se cria anteriormente [3]. Possuem uma região central, onde se localiza o ácido nucleico (uma só molécula de ADN), uma região periférica que contém as membranas tilacoidais e várias inclusões ou estruturas citoplasmáticas, rodeadas frequentemente por uma capa de mucílago. Esta capa não está presente entre as células que formam o tricoma. A parede celular contém peptidoglicano e a estrutura e composição características das bactérias Gram negativas. No citoplasma se encontram as inclusões (grânulos de polifosfato, glicogênio e cinanoficina), os carboxissomas ou corpos poliédricos, onde está a RBP-carboxilasa (RuBisCO, a principal enzima responsável pela fixação fotossintética de dióxido de carbono) e ribossomas 70S.
Na Espanha a Spirulina habita de forma selvagem o Parque nacional de Doñana (Huelva), cuja população junto com outras cianófitas é a dominante nos primeiros meses de verão, substituindo algas clorófitas como parte do fitoplâncton principalmente na lagoa de Santa Olalla. Apesar desta bactéria não ser originária da Espanha, acredita-se que chegou transportada por flamencos desde as lagoas vulcânicas africanas em suas migrações, visto que é na superfície onde crescem com maior profusão, devido à ausência de competidores provocada pela alcalinidade e salinidade de suas águas.
O emprego de Spirulina para a alimentação não é algo novo, visto que existem evidências de que os aztecas a consumiam, procedentes do Lago de Texcoco.[4] Assim mesmo outras culturas da região do lago Chad, como os Kanenmbu, também incluíam em sua dieta habitual spirulina na forma de bolos.
Ao contrário do que se acredita, a Spirulina não emagrece. Por se tratar de um alimento rico e por se expandir ao contato com a água do corpo, o consumo desta bactéria confere uma sensação de saciedade que inibe a fome. A humanidade conhece esta bactéria há séculos, mas foi na última metade do século XX que começou a ser empregada industrialmente. Seu cultivo industrial não se iniciou até 1962 na zona do Chad.[4] Se trata de um cultivo adequado para zonas áridas nas quais a salinidade da água a torna inapta para seu emprego agrícola tradicional.
Diretamente seu principal emprego é para a alimentação, principalmente na forma de pílulas ou tabletes de Spirulina prensada. Costuma ser encontrada em supermercados, na seção de suplementos dietéticos. Seus principais consumidores são os vegetarianos[carece de fontes?] devido a duas características: seu elevado conteúdo em proteínas de alto valor biológico. Também se emprega como fonte de pigmentos como são a ficocianina ou xantofilas ou de ácidos graxos poli-insaturados [5] [6] [7] [8]. Devido ao alto conteúdo em proteínas também se tem estudado a substituição de proteína de soja com spirulina para alimentação animal. Como tal, outro nome da spirulina é "proteína unicelular" ou "single cell protein". Além disto, também é utilizada como alimento para peixes.

 Características Nutricionais

Suas características nutricionais são as seguintes [9]:
  • Proteínas: ao redor de 65% em peso seco é formado por proteínas.O mais importante destas é sua composição de aminoácidos já que não só contém todos os essenciais senão que além disso sua disponibilidade é muito alta, por exemplo para a lisina se tem descrito até 85% de biodisponibilidade. A metionina é o aminoácido limitante na maioria das espécies
  • Lipídios: aproximadamente 6%, mas tanto suas quantidades como composição variam em função das condições de cultivo, principalmente luz e nitrogênio. Se a luz é escassa aumentará o conteúdo de lipídios como reserva de energia.
  • Ácidos nucleicos: seu baixo conteúdo em ácidos nuclêicos faz da Spirulina um produto idôneo para suplementação em pacientes com antecedentes ou predisposição à gota, visto que no metabolismos dos ácidos nuclêicos se produz ácido úrico.
  • Vitaminas: por tratar-se de organismos fotoautótrofos têm elevadas concentrações de pigmentos, entre eles β-caroteno, isto é, pró-vitamina A. Além disto, Spirulina é o organismo não animal com maior conteúdo em vitamina B12 ou cobalamina, porém essa vitamina é análoga. Não é uma vitamina B12 ativa em seres humanos, ela apenas é dosada no sangue como se fosse a verdadeira, não sendo uma fonte segura [10].

Referências

  1. HOEK, C. van den et al. Algae: an introduction to phycology. London: Cambridge University, 1995.
  2. RAVEN, J.A. Limits to growth. In: BOROWITZKA, M.A.: BOROWITZKA, L.J. (Eds). Micro-algal biotecnology. Cambridge: Cambridge University, 1988. p.331-356.
  3. Margulis, L. y Sagan, D. 2002. Acquiring genomes. A theory of the origins of species. Perseus Books Group, Boston ISBN 0 46504 391 7
  4. a b JOURDAN, J.P. Cultivez votre spiruline – manuel de culture artisanale, 1996. Capturado em 20 mar. 2004. Online. Disponível na Internet www.spirulinasource.com
  5. BECKER, W. Microalgae in human and animal nutrition. In: RICHMOND, A. (Ed). Handbook of microalgal culture: biotechnology and applied phycology. London: Blackwell Science, 2004. p.312-351.
  6. BECKER, E.W. Micro-algae for human and animal consumption. In: BOROWITZKA, M.A.; BOROWITZKA, L.J. (Eds). Micro-algal biotecnology. Cambridge: Cambridge University, 1988. p.222-256.
  7. COLLA, L.M. et al. Fatty acids of Spirulina platensis grown under different temperatures and nitrogen concentrations. Zeitschrift für Naturforschung, v.59c, p.55-59, 2004.
  8. PULZ, O.; GROSS, W. Valuable products from biotechnology of microalgae. Applied Microbiology Biotechnology, v.65, p.635-648, 2004.
  9. ABALDE, J. et al. Microalgas: cultivo e aplicaciones. España: Universidade da Coruña, 1995. 210p. (Monografías n.26).
  10. Watanabe et al. Pseudovitamin B12 Is the Predominant Cobamide of an Algal Health Food, Spirulina Tablets. 6 de outubro de 1999. Página visitada em 6 de abril de 2010.

 Ligações externas

Fonte : Wikipédia


Comentários