OUTRAS PLANTAS EMAGRECEDORAS


Hibiscus: a flor que ajuda a emagrecer


O chá da flor de hibiscus, combinado com uma alimentação saudável, pode ajudar a secar até 5 Kg em um mês. A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento.
Quem nunca sonhou em tomar um chá que tivesse o poder de levar embora - e para sempre! - os quilinhos extras? Infelizmente esse produto ainda não foi inventado, mas existe uma plantinha que pode turbinar (e muito!) a sua dieta: o hibiscus, ou como é conhecido popularmente, o hibisco. O chá da flor, combinado com uma alimentação saudável, pode ajudar a secar até 5 Kg em um mês. "A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento", explica a nutricionaista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo.
E tem mais: rico em flavonóides - poderosa substância antioxidante -, o hibiscus ainda combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento!
Mas atenção! o hibisco usado no chá é o Hibiscus sabdariffa. Ele é diferente da flor ornamental chamada Hibiscus rosa-sinensis, muito comum nos jardins. Veja abaixo:
Dicas dos nutricionistas
* O chá é preparado com os cálices da flor Hibiscus sabdariffa. Para aproveitar bem as propriedades da planta, consuma o chá quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições. O produto pode ser comprado desidratado (cálices secos).
* Não há contra-indicações ou efeitos colaterais, mas mulheres grávidas q que amamentam devem consultar seu médico antes de consumir o chá.
* Faça uma alimentação balanceada, pois só é possível emagrecer e manter-se magra com reeducação alimentar. Não abuse de carboidratos refinados (como macarrão, pão e biscoitos feitos com farinha branca). Prefira as versões intetgrais.
* Tome o chá entre as refeições, principalmente na hora que bater aquela vontade de atacar a geladeira. A bebida engana a fome!
* A infusão dos cálices de Hibiscus sabdariffa não é amarga, na verdade é até saborosa. O ideal é não adoçar, mas se não conseguir tomar o chá assim, use uma pequena quantidade de mel.
Como fazer o chá
O chá deve ser preparado com 1 colher (sopa) cheia de cálices de Hibiscus sabdariffa em 1 litro de água fervente. Deixe ferver por alguns minutos, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por mais alguns minutos. Depois é só coar. A chá pode ser consumido quente ou frio.
Para incrementar o sabor do chá, pode-se acrescentar outros ingredientes. Por exemplo, ferva em 1 litro de água 1 colher (sopa) cheia de cálices de Hibiscus sabdariffa, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por 3 minutos.
EM CÁPSULAS : 200 a 500mg  duas a três vezes ao dia..

ORIGEM DO HIBISCUS
Hibiscus L. é um gênero botânico, com cerca de 300 espécies, inserido na família das Malvaceae, com flores e folhas exuberantes. Devido à nova taxonomia pela filogenética (APG), muitas espécies estão migrando para outros gêneros, como por exemplo, o Hibiscus esculentus L. agora é Abelmoschus esculentus (L.) Moench (quiabo). O cultivo, tanto ornamental como econômico, está disseminado nas regiões subtropicais e tropicais, cuidando para não sofrerem com geadas e temperaturas baixas constantes. Hibiscus significa Ísis (deusa egípcia), em grego.


Gymnema sylvestre

A planta ayurvédica Gymnema sylvestre é utilizada na medicina tradicional para controlar o nível de açúcar no sangue e eliminar os desejos de hidratos de carbono (desejos incontroláveis de produtos açucarados). Num estudo, a administração de Gymnema permitiu reduzir a excreção de glicose pela urina e o açúcar no sangue em 85% dos pacientes diabéticos insulino-dependentes (tipo 1) (Shanmugasundaram, E.R.B., e al. "Use of Gymnema sylvestre leaf extract in the control of blood glucose in insulin dependent diabetes mellitus" Journal of Ethnopharmacology 30: 281-294, 1990). Num outro estudo, a Gymnema reduziu a glicose em jejum e as necessidades de insulina dos diabéticos de tipo 1 sem originar hipoglicemia nos sujeitos do grupo de controlo não diabéticos. Após duas semanas de administração, a Gymnema reduz também significativamente a glicémia pós-pandrial (após uma refeição) e os níveis de hemoglobina glicosilada (indicador do nível de glicação provocada pelo excesso de açúcar no sangue). A Gymnema reduz igualmente as doses de medicamentos necessárias para os diabéticos de tipo 2 (não insulinodependentes) controlarem o açúcar no sangue.

Mais interessante ainda, a Gymnema sylvestre melhora o funcionamento e parece aumentar a quantidade de células beta no pâncreas, células estas responsáveis pela produção de insulina: trata-se da única substância conhecida que exerce tal acção regeneradora, o que a torna um produto de eleição quando é necessário regular o metabolismo da glicose.
Gymnema A gymnema sylvestre é uma planta da família Asclepiadaceae, natural das florestas tropicais das áreas central e sul da Índia e também na África. Seu uso já fora descrito, como diurético adstringente, tônica, estimulante cardíaca, circulatório e urinário, entre outras.
Pesquisas mais específicas, no entanto, demonstraram que as folhas da Gymnema silvestre, possuem entre outras substâncias, o ácido Gimnêmico, farmacologicamente ativo, responsável pelas propriedades hipoglicemiantes, antidiabéticas e adaptogêníca da planta. A Gymnema silvestre é, portanto, capaz de reduzir a concentração de glicose, mediada por estímulo direto à liberação de Insulina, ou estímulo de um ou mais hormônios entéricos, responsáveis pelos sinais lnsulinogênicos, promovendo assim, conseqüente liberação de insulina.
Como resultado da atividade insulinotrópica da Gymnema silvestre, haja um aumento da atividade de enzimas insulino-dependentes, favorecendo a predominância do processo de glicólise sobre a gliconeogenese (formação de glicano ou glicogênio a partir de substratos que não são carbohidratos).
E ainda, através de sua propriedade adaptogênica, promove-se a homeostase da glicose sanguínea, pelo aumento dos níveis de insulina sérica, por regeneração/reparo das células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas, responsáveis pela produção e secreção interna de insulina.
O desequilíbrio de metabolismo de açucares e gorduras do organismo, que ocorre no diabetes devido à baixa performance da insulina, é um dos principais mecanismos que resultam na polifagia (descrita na diabetes), bem como na deposição excessiva de gordura no organismo.
A Gymnema silvestre é indicada como um nutriente auxiliar em Indivíduos obesos, particularmente aqueles que desenvolveram a diabetes tipo II. Melhorando a sensibilidade do organismo à insulina e corrigindo a resistência a insulina, a Gymnema silvestre pode reduzir a gordura corporal e aumentar a termogênese, mecanismo auxiliar na perda do excesso de peso. Além disso, o efeito insulinatrópico da Gymnema, pode levar a um efeito redutor do apetite, incluindo a diminuição do apetite por doces.
Gymnema silvestre é, portanto, indicado como adjuvante no controle da obesidade e manifestações decorrentes, na regulação dos metabolismos de açúcares e gorduras do organismo. Também tem importância na terapia da diabetes, auxiliando no retardo das complicações secundárias ligadas à mesma.
Gymnema sylvestre é uma erva nativa da floresta tropical das regiões sul e central da Índia. Ele tem sido usado como um naturopata tratamento de diabetes por quase dois milênios. Gymnema sylvestre possui propriedades hipoglicemiantes, antidiabéticas e adaptogênicas.
Apresentação: Gymnema sylvestre 300 a 500mg 60-90 cápsulas.
Indicação:
  • Gymnema sylvestre é indicado para controle da diabetes millitus e controle da compulsão por açúcar.
  • Gymnema sylvestre também é indicado  como um coadjuvante no tratamento da obesidade.
Mecanismo de ação:
  • Gymnema sylvestre atua estimulando a produção de insulina através dos hormônios entéricos responsáveis pelos sinais insulinogênicos.
  • Gymnema sylvestre induz diminuição da glicemia, por fazer com que aja predominância do processo de glicólise sobre a gliconeogênese.
  • Gymnema sylvestre promove a homeostase da glicose sanguínea através do aumento dos níveis de insulina sérica. 
  • Gymnema sylvestre reduz a gordura corporal e aumenta a termogênese, facilitando a perda do excesso de peso e diminuindo o apetite, em especial, o desejo por doces.
Posologia:
Tomar uma cápsula de 300 a 500mg duas a tres vezes ao dia .

PholiaMagra



 
Pholia Magra ® Conhecida mundialmente como a erva “anti-barriga”

PholiaMagra é um suplemento alimentar natural auxiliar nos tratamentos de emagrecimento, além de ser uma alternativa exclusivamente brasileira, pois é extraída de uma planta nativa do Brasil da família botânica Boraginácea, possui vários princípios ativos em maior concentração, que atuam como redutores de peso com ação em gorduras localizadas. PHOLIAMAGRA ® causa uma atividade de perda do apetite contribindo para uma maior queima de gordura localizada principalmente no abdômen, além de atuar como estimulante do sistema imunológico. Pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias coronarianas diminuindo os riscos de problemas cardíacos.

A Ecalyculata vell é uma planta brasileira descoberta por Amilton Macedo, médico ortomolecular. De acordo com ele, essa plantinha, com marca registrada PholiaMagra, promete além de chapar o abdômen muitos outros benefícios para quem quer estar com o corpo em dia.
Sensação nos Estados Unidos e na Europa a mais de 2 anos, a PholiaMagra (constituída de alantoína, cafeína, potássio, taninos e óleos essenciais), tem o efeito inibidor no sistema nervoso, o que controlaria o apetite e aquela compulsão por comida. Além disso contribui com a queima de gorduras localizadas, principalmente aquelas da barriguinha que tanto lutamos contra.
Ela também pode estimular o sistema imunológico e evitar o acumulo de gordura nas paredes das artérias coronarianas, o que ajudaria a prevenir os problemas cardíacos relacionados com o sobrepeso. Sendo ainda diurética, o que ajudaria a desinchar o corpo.
Pessoas pessoas com mais de 30 anos podem ter mais benefícios devido ao seu poder estimulante e tonificante para rejuvenescimento muscular e da pele, que com o passar do tempo tende a diminuir.

Até então não tem registro de nenhum tipo de efeito colateral, desde que seja usada sob prescrição médica. Mas deve ser evitada por gestantes e mulheres que estejam amamentando. “Apesar de ainda ter poucos estudos científicos sobre ela, não existem relatos de efeitos colaterais nos Estados Unidos e na Europa, onde é usada há mais de dois anos”, palavras do próprio médico.
Resumindo, ela ajuda a:
* Controlar sua fome
* Combater a celulite
* Evitar o inchaço
* Diminuir o risco de doenças do coração
* Aumentar a disposição
Ou seja, PholiaMagra pode sim ser uma arma poderosa na luta para se ter um corpo esbelto, mas sem os tradicionais instrumentos, como uma dieta bem balanceada e saudável, exercícios e alguma massagens, ela por si só não faz milagres.
Apesar de já ter sido liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser manipulado. Não existe produto com esse extrato feito em laboratório comum. Só é possível encontrá-la em farmácias de manipulação, nas formas de :
* A versão mais usada são as balinhas: gomas de colágeno hidrolisado (espécie de gelatina). Pode ser encontrada em diversos sabores: uva, morango, limão, laranja, abacaxi etc. E além de ajudar em vários sentido é muito gostosa. Elas devem ser consumidas entre 1 hora a 30 minutos antes do almoço ou do jantar.
* Em cápsulas, de 300 a 500mg duas a três vezes ao dia. É a forma mais comum de encontrar a erva manipulada. Sendo vendida sob prescrição médica.
* O creme é aplicado diretamente no local em que você deseja queimar gordura. mas por ser ainda uma novidade, pode ser difícil encontrar em qualquer farmácia de manipulação.
ORIGEM DA PholiaMagra
Extraída de uma planta brasileira (Cordia Ecalyculata vell), na forma de extrato concentrado padronizado 20:1, que maximiza os efeitos, a PholiaMagra é apontada como um substituto natural do rimonabanto - princípio ativo do Acomplia, (conhecida popularmente como "pílula antibarriga").
A Cordia ecalyculata Vell ou Cordia salicifolia Cham é popularmente conhecida pelos nomes porangaba, cafezinho, café-do-mato, chá-de-frade, louro-salgueiro e louro-mole. É uma planta nativa do Brasil sendo comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás.
A Cordia ecalyculata Vell constitui uma forma natural e saudável para perda de peso (Cruz, 1995; Ferrari et all, 2006). As propriedades terapêuticas dessa planta podem estar atribuídas à presença de ativos como a cafeína, potássio, taninos, alantoína e ácidos graxos Pesquisas comprovam a ação da cafeína no sistema nervoso central como supressor do apetite e estimulante para o aumento da queima de gorduras localizadas , principalmente na região do abdômen (Braga, 2000).
Os taninos auxiliam no combate aos radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce da pele.
Estudos por pesquisadores japoneses mostraram outras atividades para a Cordia ecalyculata Vell, como ação auxiliar na eliminação de excesso de líquido, aumento da força de contração do músculo cardíaco, redução de depósitos de celulite, estimulante da circulação, auxiliar no combate ao vírus herpes tipo I e citotoxicidade para algumas células cancerígenas.
Outros estudos também evidenciaram a redução dos níveis de colesterol total e triglicérides, substâncias responsáveis pela deposição de gorduras na parede dos vasos sanguíneos, diminuindo assim, os riscos de doenças cardiovasculares (Cardozo et all, 2008).
Principais propriedades terapêuticas:
• Supressora do apetite;
• Termogênica;
• Diurética;
• Hipolipidêmica;
• Estimulante da circulação;
• Anti-viral;
• Cicatrizante;
• Energizante;
• Tonificante muscular;
• Antioxidante.



Comentários