ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E O SISTEMA IMUNOLÓGICO



O sistema imunológico, é o Departamento de Defesa do seu corpo porque quando fragilizado deixa o organismo vulnerável a inúmeras condições que podem deteriorar, ou comprometer sua saúde, sendo a ocorrência de câncer uma das mais preocupantes.
Os médicos especialistas em sistema imunitário, Greg B. Wilson, e James B. Daily, Jr., ambos americanos e ambos Ph.D., destacam que o início das doenças degenerativas e infecciosas é apenas a resposta do corpo ao enfraquecimento do seu sistema de defesa. Com o perigo do efeito colateral de vacinas, e o desenvolvimento da resistência aos antibióticos por parte dos microorganismos, a única arma que resta ao físico é sua auto proteção.
Um colapso do sistema imunológico pode representar, rapidamente, o desenvolvimento de um tumor canceroso. É errado assumir que somente uma bactéria, por exemplo, pode ser a responsável por uma doença. O que realmente conta neste caso é a dotação hereditária, o estado da sua nutrição, o estresse e o seu estado psicológico. Se saudável, o corpo simplesmente mata, ou elimina a bactéria.
Demasiada exposição a poluição, a químicos, produtos tóxicos e até ao excesso de preocupações na vida diária deixam o sistema sem resistência as doenças cardíacas, artrite e ao envelhecimento, entre outras.
São as condições do mundo atual, que pode ser considerado um campo minado tóxico, que debilitam o organismo. Os médicos salientam que pela quantidade de pesticidas usados para controlar as pragas durante o cultivo dos alimentos, peixes vendidos ao consumo humano, mesmo envenenados com mercúrio, e a poluição do ambiente, não há nenhuma admiração em constatar que as pessoas venham desenvolvendo doenças e infecções crônicas cada vez mais frequentes, e cada vez mais graves.
Sistema-imunológico-o-Departamento-de-Defesa-do-seu-corpo3.jpg
A alternativa para formar uma barreira natural no corpo é optar por alimentos orgânicos, e fugir dos medicamentos sintéticos. A medicina natural é a grande arma que o ser humano pode ter diante da atual realidade.
Somente deixando o seu corpo nutrido com alimentos saudáveis, frutas e vegetais, mantendo uma rotina de exercícios regulares, bebendo água regularmente, e controlando o consumo de substâncias nocivas, como o tabaco, é que poderá deixar seu Departamento de Defesa pronto para contra atacar sempre que necessário.

Fonte:http://www.outramedicina.com/

 

Aumente a sua Imunidade

A defesa sempre é o melhor ataque. Se você fica doente com muita facilidade, CUIDADO! As chances de suaimunidade estar baixa são grandes. Gripes frequentes, resfriados, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam mais sérias não é algo normal, são sintomas de um sistema imunológico fraco. Os sintomas mais graves podem ser febre, calafrios, náuseas, vômito, diarréia e cansaço.
A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.
Estamos no outono, e o inverno em breve baterá na porta. O inverno é a estação do ano em que ficamos mais suscetível à infecções respiratórias. Esse é um bom motivo para aprendermos um pouco mais sobre osalimentos para fortalecer mais os soldados do seu sistema imunológico.
O QUE PODE BAIXAR SUA IMUNIDADE?
  • Dietas ricas em açucares, principalmente o refinado, pois interferem na capacidade das células brancas do sangue (defesa) de destruir as bactérias;
  • O consumo de álcool interfere em várias respostas imunológicas, sendo que isso pode estar ligado a certas infecções e até algumas formas de câncer;
  • O consumo de gorduras em excesso reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Mas alguns tipos de gorduras são benéficas, como é o exemplo do azeite de oliva;
  • Magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado. A obesidade aumenta o risco de infecções. Dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas;
  • Exercícios físicos regulares fortalecem o sistema imunológico, aumentando a atividade das células protetoras. Entretanto, exercícios muito intensos e prolongados podem em curto prazo aumentar o risco de infecções;
  • O estresse pode debilitar nossas defesas, aumentando as chances de infecções. Controlar o estresse é fundamental.
ALIMENTOS QUE TURBINAM A SUA IMUNIDADE
Vitamina CAumenta a produção das células de defesa, que tem efeito direto sobre as bactérias e vírus aumentando assim a sua  a resistência a infecções.Goiaba, pitanga, agrião, caju, espinafre, fruta- do- conde, melão, frutas cítricas(Kiwi, limão, acerola, bergamota, laranja, abacaxi), couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo.Condimentos: açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa e tomilho.
Vitamina EAtua  em conjunto com as vit. A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante(o que retarda o envelhecimento)Germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, gema de ovo, vegetais folhosos (rúcula, couve, folha de brócolis, folhas de beterraba), cenoura, e chuchu. Condimentos:Açafrão, louro, manjericão manjerona, orégano e pimenta.
Vitamina ATem ação antiinflamatóriaCenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão, brócolis, mamão, manga, aspargo, pêssego, beterraba, alho, alho poro, broto de bambu, lentilha, melancia, banana, caqui, gema de ovo, damasco, cereja.Condimentos: alecrim, chili, coentro, cravo-da-índia,louro, manjericão, manjerona,pimenta e sálvia.
Vitamina B6Aumenta a imunidade geral do organismo. Tem ação protetora contra o câncer, e ajuda a controlar alguns tipos dediabetes.Levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, cenoura, abacate, melão, vísceras, peixe,frango, gema de ovo, nozes. Condimentos: Alho,cebola, chili, contro, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia
Selênio (Se)Antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório.Frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho,cereais integrais(aveia, quinua) cogumelo,levedo cerveja, castanha do pará, ovos caipira.Condimentos: alho, coentro, gengibre e salsa
Zinco (Zn)Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.Aveia, ostra, leite, gema, frutos do mar, espinafre, sementes de girassol, cogumelo, gengibre.Condimentos: cominho, gengibre, manjericão e papoula.
Se você pensa que garantir o bom funcionamento do sistema imunológico é complicado, se engana. É muito mais fácil do que se imagina. Basta uma alimentação balanceada, já que os alimentos contêm substâncias bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência às bactérias e aos vírus.
Basta que você inclua os alimentos sugeridos na tabela e mantenha uma alimentação variada. Outra boa sugestão é um prato bem colorido, quanto mais colorido maior é a diversidade de vitaminas e minerais. E não utilize estas informações só no inverno ou quando estiver doente mantenha os seus soldados da linha de frente sempre turbinados.  E não se esqueça: A DEFESA É SEMPRE O MELHOR ATAQUE!

Comentários