AÇAÍ - O SUPER FRUTO

 

Açaí - O Super-Fruto
 
 
 
Açaí - o super-antioxidante vindo da Amazónia.
Quem é que ainda não ouviu falar sobre as propriedades impressionantes ao Açaí ?

O fruto Açaí provém de uma palmeira chamada Açaizeiro (Euterpe oleracea), principalmente encontrada na Amazónia, sendo uma importante fonte de trabalho e rendimento para os povos localizados na sua zona de origem.

Este fruto, muitas vezes apelidado de Super-Fruto, é um verdadeiro campeão da saúde.

Propriedades do Açaí 
O Açaí é uma planta cada vez mais estudada em Universidades de renome. Desde já existem estudos que fundamentam cada vez mais as propriedades do Açai para o melhoramento da saúde cardiovascular, tanto a nível da pressão arterial como na normalização de níveis de colesterol, glicose e triglicéridos, como também realçam as propriedades antioxidante e anti inflamatório do fruto.

Altamente antioxidante
O índice antioxidante é medido pela capacidade ORAC (Oxygen Radical Absorption Capacity - Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigénio). Este teste foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Envelhecimento e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em 1992. Desde o seu desenvolvimento, o teste foi validado por outros cientistas como método capaz de determinar a capacidade antioxidante.

Todos os frutos e vegetais disponíveis nos Estados Unidos foram testados relativamente ao seu índice ORAC. A USDA declarou que o fruto com mais potencial ORAC tinha sido até à data o cranberry, que obteve um valor de 95. No entanto, e após os devidos testes, o Açaí obteve um valor de 1027 no teste ORAC, fazendo com que o Açaí é o fruto com maior capacidade antioxidante alguma vez testado.

Antocianinas
Um dos responsáveis pelo alto índice ORAC encontrado no Açaí é a quantidade de antocianinas que este fruto dispõe. As antocianinas são pigmentos que fazem partedo grupo dos bioflavonoides, responsável pela produção de cores que vão desde o vermelho-alaranjado, ao vermelho vivo, roxo e azul.

As antocianinas protegem as plantas, flores e frutos principalmente contra os raios ultra-violetos e evitam a produção de radicais livres. O principal interesse das antocianinas é que esta sua propriedade de protecção é transmitido também a quem consome este tipo de frutos. É devido a antocianina que é aconselhado o consumo moderado de vinho tinto, no entanto o Açaí contém 33 vezes mais antocianinas que a uva !

A Lenda do Açaí
Conta-se que na zona onde se encontra principalmente o Açaí, vivia há muito tempo uma tribo numerosa. No entanto, na altura, esta tribo foi afligida por uma época de fome tão grande que o chefe da tribo ordenou que todos os recém-nascidos fossem mortos à nascença porque não havia como sustentar todos os membros da tribo. Assim aconteceu também quando nasceu a neta do chefe da tribo.

A mãe, Iaça, rezou aos deuses para que estes pudessem mostrar uma solução ao chefe da tribo para acabar com a matança das crianças. Uma noite, pensou ver a sua filha ao pé duma palmeira alta e esguia, carregada de pequenos frutos roxos, com um sorriso na cara. Correu para a sua filha mas no momento em que quis abraça-la, este desapareceu.

No outro o dia, o chefe da tribo encontrou Iaça morta, abraçada à palmeira, com um sorriso na cara. Ordenou que se retirasse todos os frutos da palmeira e que se fizesse um vinho em honra de Iaça. Deu a este vinho o nome de Açaí em honra a sua filha e a partir daí conseguia sempre alimentar o seu povo, acabando com a matança. O fruto também é conhecido pelo nome indígena de “iça-çai”, “a fruta que chora”.

Informação Nutricional
Cada 100g de polpa de Açaí contém aproximadamente:

Calorias: 349 Kcal
Proteínas: 13g
Hidratos de Carbono: 36g
Lípidos: 17g
Fibras: 34g
Sódio: 56,4mg
Cálcio: 286mg
Ferro: 26mg
Fósforo: 227mg
Potássio: 932mg
Magnésio: 174mg
Vitamina C: 17mg
Vitamina E: 45mg

Fonte:
http://www.jardimverde.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=220&Itemid=42

Comentários