O PERIGO DOS ÓLEOS ISOLADOS OU REFINADOS




O Perigo dos Óleos Isolados


Há muito tempo que não tenho como alimento na minha cozinha os óleos isolados, ou mais conhecidos como: azeite de oliva, óleo de linhaça, de girassol, de soja, de milho, de gergelim etc. Somente tenho o óleo de coco, que mais uso para passar na pele como um maravilhoso hidratante corporal, e às vezes uso na cozinha para untar uma forma quando faço algum prato para não grudar, porém é bem raro.

Inclusive, não caia nessa onda de que o óleo de coco é super saudável, emagrecedor e bom para saúde na forma como divulgam para ser consumido. Mais para frente e no vídeo que recomendo você assitir abaixo vai falar melhor do porquê você não deve cair nessa.


Bom, e por quê não seria tão recomendado assim a utilização de óleos isolados na nossa alimentação diária e em tamanha quantidade como é usado e propagado por aí como sendo "super alimento", "emagrecedor", desintoxicante, etc.?

Simplesmente porque eles são ISOLADOS (= refinados). Não são alimentos inteiros, integrais, e por isso tem uma concentração TÃO GRANDE de gordura, que nosso fígado no final das contas fica super prejudicado tendo que lidar com todo esse excesso e concentração de óleo consumida. Se você for ler o fator nutricional nas embalagens de óleos, você verá que eles nada mais tem do que 100% de gordura. Não tem nada de carboidrato, de fibras, de proteína, somente gordura, e muito concentrada.

Toda vez que consumimos alimentos refinados, temos um desequilíbrio no nosso consumo de nutrientes essenciais (macronutrientes: carboidrato, proteína, gordura e micronutrientes) que só vem de alimentos inteiros (que tem total equilíbrio deles).

Por eles não conterem suas fibras, os óleos isolados oxidam muito rápido, se tornando rançosos, mesmo que sejam prensados a frio e extra virgens. Para o nosso corpo interno (nossos orgãos) eles são muito prejudiciais. Óleos isolados deveriam ser usados na pele como hidrante, ou como é usado na aromaterapia, não na nossa dieta diária.

Para dar mais embasamento recomendo fortemente que você assista esse vídeo abaixo da minha querida Conceição Trucom que é química e palestrante de alimentação natural, e fez esse maravilhoso vídeo para informar as pessoas do perigo que é o consumo desses óleos isolados.





Uma outra leitura que recomendo é ler o livro " The 80/10/10 Diet" - Dr. Douglas N. Graham, onde descobri o malefícios dos óleos isolados e do excesso de gordura na dieta. Recomendo muitíssimo mesmo!


Fonte:http://alimentacaointeligente.blogspot.com.br/2014/09/

Comentários