SAIBA O ÓLEO APROPRIADO NO PREPARO DE CADA ALIMENTO

                         

Saiba o óleo apropriado para utilizar no preparo de cada alimento


Sabor e propriedades nutricionais são diferentes


Direto para a cozinha

Os óleos vegetais são mais saudáveis que os de origem animal, já que apresentam quantidade menor de gorduras saturadas, maléficas ao coração. Ricas em ácidos, essas opções vegetais funcionam como veículo de absorção de vitaminas e participam da produção de hormônios como cortisol, estrógeno, progesterona, testosterona.

A variedade de óleos é grande e, embora suas características nutricionais sejam parecidas, as propriedades físicas variam, assim como o sabor. A nutricionista Joyce Nunes de Oliveira conta um pouco mais sobre as propriedades de cada um deles. Confira!

Óleo de soja

Essa opção é um ácido graxo poliinsaturado, rico em ômega 6, ômega 3 e vitamina E. Ele contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, possui ação anti-inflamatória e ainda é amigo do coração, já que ajuda a regular os níveis de colesterol. Utilize-o, em especial, para frituras, preparações grelhadas e assadas. Conta com 98 calorias por colher de sopa.

Óleo de canola

Esse óleo é considerado um dos mais nobres, por isso custa mais caro do que os demais. Possui mais ômega 3 e pode ser utilizado para arroz, massas, grelhados e assados. Porém, lembre-se: a recomendação é de meia colher de sopa por dia. O óleo de canola possui 85 calorias por colher de sopa.

Óleo de girassol

Além do ômega 3 e 6, o óleo de girassol conta com ômega 9, vitamina E e gorduras monoinsaturadas. Essas propriedades nutricionais colaboram com a saúde do coração, já que aumentam o bom colesterol e reduzem o mal. É ideal para o preparo de conservas de carnes, peixes (como atum), frutos do mar, alcachofra, pimentão, outros legumes e tomate seco. O óleo de girassol é mais usado para cozinhar pois mantém as características originais do alimento, sem grande alteração de sabor, cor e cheiro. Possui 91 kcal por colher de sopa. 

Óleo de gergelim

Assim como a maioria dos óleos vegetais, esse tipo é rico em ômega 3, 6, 9 e vitamina E. O óleo de gergelim (também conhecido como óleo de sésamo) dá um toque especial a receitas orientais e mediterrâneas, além do uso em peixes, frangos, vegetais, arroz, massas ou saladas. Possui 91 calorias por colher de sopa. 

Óleo de amendoim

Esse é o óleo com maior ponto de saturação - 220ºC, contra os 180ºC dos demais óleos. Por isso, é fortemente recomendado para frituras. O óleo de amendoim, que tem 88 calorias por colher de sopa, é utilizado no preparo de vegetais, aves, carnes e refogados. Porém, tome cuidado com o seu sabor característico, que pode interferir no prato.

Óleo de milho

Essa opção também é importante fonte de ômega 3 e 6. Apesar desse óleo ser um pouco mais calórico que os demais (95 calorias por colher de sopa), tem baixo teor de gorduras saturadas. Sua utilização na cozinha é no preparo de doces e massas, sendo o queridinho da confeitaria. 

Azeite de oliva

Além de saboroso, o azeite de oliva ajuda na saúde do coração, devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados e vitamina E. Ele é aconselhável ser utilizado no final da preparação, pois ao ser submetido às altas temperaturas, sua estrutura molecular se modifica, tornando-se uma gordura saturada. É uma ótima pedida para saladas e pratos frios e tem 89 calorias por colher de sopa. 

Azeite de dendê

Esse é o menos benéfico para a saúde. Mesmo rico em vitamina E, tocoferóis e tocotrienóis (que atuam como antioxidantes), além de betacaroteno e vitamina A, o azeite de dendê é o que possui maior teor de gorduras saturadas. Ele é mais apropriado para a fabricação de margarina, devido à consistência e à capacidade de não rancificar, ou seja, não se decompor. Também é excelente no preparo de frituras, além de ser utilizado na produção de pães, bolos, tortas, biscoitos finos, cremes, etc. Possui 89 calorias por colher de sopa.

Óleo de coco

Versátil e gostoso, o óleo de coco pode ser usado quente ou frio em uma gama de receitas, como temperos de saladas, arroz, massas, doces, grelhados e assados. É rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E. Conta com 90 calorias por colher de sopa. 

Óleo de algodão

Esse óleo, que vem da semente do algodão, é um poderoso antioxidante, rico em vitamina E. Ao contrário dos outros óleos vegetais, ele mantém suas propriedades mesmo após o aquecimento e, por isso, é apropriado para frituras. É muito utilizado pela indústria de alimentos para o preparo de outros óleos, molhos para saladas, maioneses e marinados. Uma colher de sopa apresenta 90 calorias.


Comentários