DIETA VIKING SUGERE MAIS PLANTAS SELVAGENS E MENOS CARNE VERMELHA NO MENU

Frida Gustavsson na edição de outubro de 2014 (Foto: Peter Farago e Ingela Klemetz Farago/Arquivo Vogue)

Dieta Viking sugere mais plantas selvagens e menos carne vermelha no menu

A Dieta Viking é uma das tendências de saúde de 2015 e prega mais plantas, menos carne vermelha e muitos grãos integrais

30/01/2015 - 08h37 - Atualizado 11h42 

Pode parar com os sucos detox e com os shakes: a chamada New Nordic diet ou Dieta Viking tem dado o que falar entre a tribo fitness pelo menu e sabores variados e é uma das tendências healthy apontadas pela Vogue Brasil de janeiro. Entre suas premissas, estão a alimentação natural - nada de enlatados, refinados e embutidos -, o uso de óleo de canola em vez de azeite de oliva e a inclusão de muitos vegetais no menu (diferente da Old Nordic diet, a dieta dos vikings de verdade que abusavam da carne).

O plano de dieta, muito mais que um cardápio fixo, consiste em uma maior consciência sobre o que - e quando - se come. Criada a partir de um manifesto de chefs noruegueses liderados por René Redzepi e Claus Meyer do Noma (um dos melhores restaurantes do mundo), a dieta procura trazer menos carne vermelha e mais grãos integrais, peixes, frutos do mar, algas, tubérculos, folhas, castanhas e berries orgânicos e frescos ou, se for possível, selvagens - sim, a coleta de alimentos é uma das apostas da dieta consciente.

Uma das dicas para quem quer seguir o plano nutricional é começar toda refeição com um vegetal ou grão integral, "pois esse tipo de alimento traz uma saciedade duradoura e evita exageros", disse à Vogue americana Traci Mann, diretora do Health and Eating Lab da Universidade de Minnesota. Já no jantar, um prato 100% vegetariano é boa pedida. Outra regrinha? Contenha as porções: a dieta é saudável e permissiva, mas não vá achando que pode repetir o prato.

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2015/01/dieta-viking-sugere-mais-plantas-selvagens-e-menos-carne-vermelha-no-menu.html

Comentários