BENEFÍCIOS DO AMARANTO E UTILIDADE DE SEUS NUTRIENTES

Amaranto

8 Benefícios do Amaranto – Para Que Serve e Propriedades


A cada dia uma novidade. Quase não dá tempo de assimilarmos um novo alimento, e de repente, aparece outro. Ainda estamos falando de chia e quinoa, e já apareceu outro super grão: o amaranto.
Ainda pouco conhecido no Brasil, as pessoas ainda não sabem para que serve o amaranto. Essa semente de origem peruana vem ganhando espaço na mídia pelo seu alto teor nutricional, embora não se trate de um alimento recente, pois o amaranto fazia parte da dieta dos astecas e também era utilizado em suas cerimonias religiosas.
As sementes de amaranto brotam e crescem rapidamente. Estima-se que sejam cultivadas e consumidas de 6000 a 8000 anos atrás.
Por aí dá para se ver que o amaranto tem muita história. Vamos conferir a partir de agora os benefícios do amaranto para a boa forma e saúde, suas propriedades, bem como suas informações nutricionais e opções de consumo.

Benefícios do amaranto

  1. O amaranto não contém glúten. Essa é uma excelente opção para os celíacos, ou aquelas pessoas que apresentam intolerância a ele. A utilização da semente de amaranto aumenta o valor nutricional das receitas, sem agregar as inconveniências do glúten;
  2. O amaranto faz bem ao coração. Os estudos realizados até o momento mostram que o amaranto é rico em fitoesterois e tem ótimo potencial para reduzir o colesterol ruim;
  3. É uma fonte de lisina, um aminoácido extremamente importante. O teor de proteína do amaranto se compara ao do leite, porém, é muito mais facilmente digerido. Também apresenta albumina e globulinas (proteínas primárias), que quando comparadas às prolaminas do trigo, apresentam-se muito mais solúveis e digeríveis;
  4. Além de suas propriedades nutricionais, as sementes de amaranto contêm compostos fitoquímicos, entre eles a rutina, o nicotiflorin e peptídeos, que ajudam a reduzir a hipertensão, e estão sendo estudados em relação à sua possível aplicação nos tratamentos de câncer; porém, esses estudos ainda exigirão muito tempo e pesquisa para confirmar estes benefícios do amaranto;
  5. Por se tratar de um alimento funcional, testes realizados com o óleo de amaranto relataram a ajuda na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, tais como colesterol alto (hiperlipidemia), hipertensão, diabetes e obesidade;
  6. Reduz inchaços, por sua propriedade adstringente;
  7. Ajuda a emagrecer. Isso se deve ao seu alto teor de fibras, responsáveis pela saciedade, além do mais, as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, absorvendo parte da gordura, e conduzindo-a para fora do organismo; porém, o amaranto não deve ser a principal fonte de alimentação em nenhuma dieta.
  8. Auxiliar no ganho de massa muscular. Leia a seguir:

Amaranto e massa muscular

Não sendo ainda suficientemente divulgado, porém, já ganhando espaço entre os praticantes de exercícios pesados, há alguns importantes benefícios do amaranto no pós treino, promovendo regeneração da musculatura, que costuma ficar dolorida algumas horas após o treinamento.
osso organismo não produz aminoácidos essenciais, por essa razão, temos que adicioná-los à nossa dieta através de alguns alimentos e/ou suplementos.
Uma fonte natural e saudável para trazer esses aminoácidos é o amaranto, que também é rico em proteínas, o que o torna um grande aliado no ganho de massa muscular.
As sementes de amaranto poderão ser usadas em substituição ou complementação ao whey protein, albumina do ovo e proteína vegetal da soja.
Portanto, entre os benefícios do amaranto, seguramente, esse é de grande interesse aos praticantes de esporte.

Suco de amaranto para o pós-treino 

  • 50g de flocos de amaranto;
  • 300 ml de suco de abacaxi.
Nessa receita, além das propriedades e benefícios do amaranto já mencionados, agregam-se os do abacaxi, que é rico em bromelina, uma substância que ajuda a diminuir as dores musculares, e também acelera a recuperação das contusões adquiridas durante o treino.
Amaranto Emagrece

Amaranto Emagrece ou Engorda?

Amaranto é um grão originário do México, rico em nutrientes, que tem três vezes o cálcio do leite. Já se interessou? Já está se perguntando se o amaranto emagrece? Você deveria. Mas isso não é tudo. O amaranto não contém glúten e é uma excelente escolha para pessoas que estão fazendo dieta e querem se sentir satisfeitos.
Devido à sua proporção calorias-nutrientes, o amaranto é um ótimo alimento para perda de peso. Isso é o que chamamos de perda de peso nutricional. Ele é uma ótima escolha de grão para aqueles com nutrição limitada devido ao poder que ele oferece. A nutrição do amaranto não se compara a de nenhum outro grão. Sem dúvidas, o amaranto é uma ótima adição a qualquer programa de perda de peso, que faz com que muitos afirmem que o amaranto emagrece mesmo.
Hoje em dia, temos sorte de conhecermos esse alimento versátil, mas se não fosse por algumas vilas remotas no México cultivando o amaranto em segredo, não o conheceríamos hoje. E se fosse feito de outra forma, talvez hoje estivéssemos dizendo que o amaranto engorda. O grão era amplamente usado em rituais astecas assim como na vida diária – suas numerosas sementes eram ingeridas, eram usadas para fazer cerveja, suas folhas eram cozidas ou fritas e a farinha feita do amaranto era usada em cerimônias religiosas. Os europeus eram tão intimidados pela ferocidade dos rituais astecas que baniram o cultivo do amaranto (como fizeram com as folhas de coca na Argentina), que eles viam como uma parte integral da vida religiosa.
Notavelmente, o amaranto era combinado com mel e dedicado ao deus “Huitzilopochtli”, o que se parecia muito com a comunhão dos Católicos, o que os deixava ainda mais nervosos. Infelizmente, eles não perceberam o valor diário do amaranto – notavelmente ele era um dos grãos mais nutritivos e fáceis de cultivar no mundo. Se eles soubessem, certamente teriam se adaptado e começado a cultivar o amaranto eles mesmos.
O nome amaranto vem do grego “Amarantos” – “aquele que não perde o vigor”, se referindo às suas cores e natureza resistente. Ele é conhecido sob muitos nomes e apelidos. Quando uma cultura dá a um grão um nome específico, você sabe que esse grão é de grande importância. Para muitas culturas, o amaranto é uma fonte de alimentos e cerimônia, mas também tem outros usos como tinta e ornamento.
Muito mais rico em nutrientes do que o trigo, o amaranto também é sem glúten, o que faz dele uma excelente alternativa para aqueles que tentam se afastar de produtos do trigo. Ele também é extremamente rico em proteína e contém um perfil aminoácido completo, como a quinoa. O amaranto é formado por 15-18% de proteína, fazendo dele uma ótima forma para vegetarianos inserirem proteína em suas dietas. E ele contém vários outros nutrientes. Para começar, ele é uma ótima fonte de fibra alimentar para ajudar na digestão e no funcionamento do intestino. Além disso, o amaranto contém minerais necessários ao corpo, como ferro, magnésio, fósforo, cobre e manganês.
O amaranto requer pouca água e pode crescer em condições desérticas. Ele é cultivado tradicionalmente em países africanos e cresce bem em terras difíceis de cultivar. Ele oferece segurança alimentar onde outras culturas como trigo e milho não crescem bem. Por essas razões, o amaranto é frequentemente chamado de “grão do futuro”. Com certeza, o futuro pode ver muito mais do amaranto – o que, considerando seus benefícios, é definitivamente uma coisa boa.

Fonte Satisfatória de Calorias

Quando você está controlando sua ingestão de calorias para perder peso ou manter um peso saudável, você deve encher sua dieta de alimentos com poucas calorias para satisfazer seu apetite. O amaranto, com 251 calorias em uma porção de uma xícara, é um alimento assim. Você come basicamente o mesmo peso de alimentos todos os dias, segundo a Fundação Nutricional Britânica. Alimentos como o amaranto contêm poucas calorias comparado a seu peso – chamados de alimentos com pouca densidade enérgica – então ele te ajuda a encher mais rápido com menos calorias. Sendo assim, o amaranto emagrece ainda que seja pelo fato de ser um substituto muito saudável e com poucas calorias.

Rico em Carboidratos e Fibras

Por ser uma boa fonte de carboidratos, não é incomum ter pessoas dizendo que, devido a isso, o amaranto engorda.
O amaranto é uma boa fonte de carboidratos e fibras. Uma porção de 1 xícara de grãos cozidos contém 46 gramas de carboidratos e 2 gramas de fibras. A fibra no amaranto pode ajudar com o controle do peso. A fibra nos alimentos aumenta a saciedade e ajuda a controlar a fome. Comer mais de 14 gramas de fibras por dia pode ajudar a diminuir sua ingestão de calorias em 10 por cento, de acordo com um artigo na revista “Nutrition Review”. Para uma saúde melhor, mulheres devem ingerir 25 gramas de fibras por dia, enquanto homens devem ingerir 38 gramas. Para aqueles acima de 50 anos, a necessidade diária de fibras é de 21 gramas para mulheres e 30 gramas para homens.

Uma xícara de amaranto cozido contém 9 gramas de proteína. Diferente de outros grãos, o amaranto é uma fonte completa de proteína, o que quer dizer que ele contém todos os aminoácidos essenciais – assim como carnes de aves. Proteína nos alimentos como o amaranto é necessária para ajudar seu corpo a criar e manter as proteínas encontradas nas suas células, músculos e órgãos. De acordo com o Instituto de Medicina, mulheres precisam de 46 gramas de proteínas por dia e homens precisam de 56 gramas por dia. Mas será que o amaranto engorda de alguma maneira? Veja os benefícios abaixo e você verá que isso dificilmente seria possível.  


  Proteína Completa

8 Benefícios do Amaranto

1. Vitaminas

O amaranto é rico em vitaminas e uma boa fonte de vitamina A, vitamina B6, vitamina K, vitamina C, ácido fólico e riboflavina.

2. Minerais

O amaranto inclui numerosos minerais como cálcio, potássio, ferro, cobre, magnésio, fósforo, e especialmente manganês.

3. Proteína

O amaranto contém grandes quantidades de proteína, até 30% a mais que farinha de trigo, arroz e aveia. A proteína contida no amaranto também é inusualmente completa quando comparada a outras fontes vegetais, contendo todos os aminoácidos. Assim, diferentes fontes para obter a quantidade diária recomendada de proteína não são necessárias. Além disso, o amaranto não tem glúten, que é uma proteína tida como problemática contida em muitos grãos. Por fim, é importante lembrar que a maioria dos grãos são utilizados nas dietas e por pessoas que querem ter uma barriga sequinha. Especialistas consideram que o amaranto emagrece também por ter uma proporção maior de proteínas e dessa forma um índice glicêmico mais baixo. Sem falar que conter mais proteínas ajuda na construção de músculos que, por sua vez, ajudam a queimar gordura corporal.

4. Fibra Alimentar e Aminoácidos

Fibra alimentar e aminoácidos essenciais, incluindo lisina que mostra potencial de tratamento de câncer, são proeminentes no amaranto. Ele também contém níveis relativamente baixos de colesterol.

5. Palatabilidade

O grão amaranto é muito palatável e é fácil de cozinhar e incluir em lanches e pratos. O amaranto é cultivado e consumido como um vegetal de folhas em muitos países pelo mundo. Ele é geralmente fervido, cozido ou incluído em sopas e refogados. O amaranto cozido é 90% digestível.

6. Prevenção de Doenças

Os óleos no amaranto ajudam a prevenir e tratar aqueles com hipertensão e doença cardiovascular. Consumo regular de amaranto pode reduzir os níveis de colesterol e baixar a pressão arterial.

7. Suporte Imune

O amaranto ajuda a melhorar o sistema imune.

2. Prevenção de Cabelos Brancos

Algumas pesquisas mostraram até que o amaranto pode prevenir o embranquecimento prematuro do cabelo.

Cuidados

A quantidade moderada de ácido oxálico no amaranto inibe muita da absorção de cálcio e zinco. Ele deve ser evitado ou ingerido com moderação por aqueles com gota, problemas nos rins ou artrite reumatoide. Reaquecer o amaranto cozido não é recomendado, particularmente para o consumo de crianças pequenas, porque os nitratos nas folhas podem ser convertidos em nitritos, como no espinafre.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Amaranto

11 Benefícios da Farinha de Amaranto – Como Fazer, Como Usar e Receitas

Originário do Peru, o amaranto é uma semente utilizada como alimento há mais de 8.000 anos e que recentemente ganhou o mundo por seus inúmeros benefícios à saúde, que aliás, são também benefícios da farinha de amaranto, um alimento altamente nutritivo que pode até auxiliar na perda de peso.
Confira esse e outros benefícios da farinha de amaranto e algumas sugestões de receitas com semente moída.

Propriedades da Farinha de Amaranto

O amaranto era um dos principais alimentos dos astecas, que o utilizavam inclusive para cerimônias religiosas, tamanha era a devoção pela semente (que, aliás, é tida como grão por muitos). Tido como o “feijão dos Andes”, o amaranto é composto por aproximadamente 15% de proteínas de alto valor biológico.
Isso significa que a farinha de amaranto é fonte de aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo nosso corpo. Por este motivo, o amaranto é conhecido ao redor do mundo como super alimento, sendo suas proteínas equiparadas inclusive àquelas de origem animal.
Outra característica que diferencia a farinha de amaranto de outras farinhas famosas é a presença de cálcio com maior biodisponibilidade, o que significa que ele pode ser bem absorvido pelo organismo, ao contrário do que ocorre com o mineral contido em outros tipos de vegetais.

Informação Nutricional da Farinha de Amaranto

TABELA NUTRICIONAL
ItemQuantidade por porção de 30 gVD (%)
Valor energético112Kcal6
Carboidratos20g7
Proteínas4,3g9
Gorduras totais1,9g3
Gorduras saturadas0,5g2
Fibra alimentar2,1g8
Potássio110mg
Cálcio78mg8
Fósforo137mg20
Magnésio80mg31
Ferro2,3mg
Zinco0,95mg14
Cobre230µg25
Vitamina B1 (tiamina)0,04mg
Vitamina B2 (riboflavina)0,06mg5

Para que serve a Farinha de Amaranto

A farinha de amaranto é uma das farinhas funcionais com maior teor de proteínas, característica que, associada à presença das fibras no alimento, a tornam um grande aliado da perda de peso.
Confira esse e outros benefícios da farinha de amaranto:
– É um excelente alimento para quem malha
Poucos alimentos naturais fornecem uma combinação tão boa de nutrientes como a farinha de amaranto. Proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais estão todos lá, tornando a farinha de amaranto um excelente suplemento para ser acrescentado à sua bebida pré ou pós treino.
Enquanto os carboidratos garantem energia para os exercícios, as proteínas garantem os aminoácidos necessários para a regeneração muscular. Já as gorduras são necessárias para a produção de hormônios, alguns dos quais são necessários para a formação de tecido muscular.
– É rica em proteínas que ajudam a emagrecer Em um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadores observaram que idosos apresentaram um ganho de massa muscular após consumir amaranto por 45 dias. Ainda que o estudo tenha sido feito com a semente na forma estourada (semelhante à pipoca), esse também é um dos benefícios da farinha de amaranto, já que ela também contém as proteínas necessárias para reparar os microtraumas que ocorrem durante a atividade física.
As proteínas possuem digestão mais lenta que os carboidratos, o que significa que você irá demorar mais para sentir fome após ter comido um pão com farinha de amaranto do que após comer uma fatia de pão de forma branco.
Além disso, a digestão de proteínas exige um determinado gasto energético do organismo, de maneira que ao consumir a farinha de amaranto você estará ativando seu metabolismo, já que é trabalhoso para o sistema digestivo quebras as proteínas em aminoácidos.
– Controla o apetite 
É claro que a farinha de amaranto não possui o mesmo efeito de um remédio que controla o apetite, mas a combinação de fibras + proteínas faz da farinha um poderoso aliado da balança. Isso porque as fibras mantêm a saciedade por mais tempo, já que retardam a digestão e aumentam o volume da massa alimentar presente no estômago.
E como as proteínas demoram a ser digeridas, seu cérebro receberá um sinal de que o estômago ainda está cheio e não é hora de comer mais.
– Não causa picos de glicose
Pode não parecer, mas este é um dos benefícios da farinha de amaranto: muitas farinhas refinadas são absorvidas de maneira muito rápida pelo corpo, o que gera uma grande oscilação nas taxas de açúcar do sangue e uma liberação exagerada de insulina.
Quando isso ocorre, seu cérebro recebe um sinal de que precisa estabilizar essa glicose, o que é feito pelo envio de um sinal para você comer (urgentemente) algo rico em energia – o que, em geral, traduz-se em um doce ou carboidrato refinado.
Um artigo publicado no Journal of Food Science de Abril de 2012, tendo como base uma série de pesquisas com o amaranto, concluiu que o consumo da semente pode diminuir os níveis de açúcar em circulação.
Isso significa que a farinha de amaranto pode ser consumida por diabéticos – mas sempre com moderação, afinal de contas ela ainda é rica em carboidratos.
– Diminui o colesterol
Os polifenois (antioxidantes) e óleos encontrados na farinha de amaranto ajudam a diminuir as taxas de colesterol ruim (LDL) e de triglicérides. Em um estudo americano publicado há quase 20 anos, cientistas confirmaram que o óleo presente no amaranto pode ser capaz de diminuir tanto os níveis de LDL quanto os números totais de colesterol.
Recentemente uma pesquisa desenvolvida na Unicamp comprovou os mesmos benefícios da farinha de amaranto. Pacientes obesos que consumiram 30 gramas de farinha de amaranto todos os dias, durante 1 mês, tiveram uma redução em seus níveis de LDL. Para os pesquisadores responsáveis pelo estudo, essa diminuição se deve não somente à presença de fibras e óleos na farinha, mas também do esqualeno.
Um poderoso antioxidante, o esqualeno inibe a produção de uma enzima responsável pela produção de LDL – e tudo isso sem diminuir as taxas de HDL, o bom colesterol.
– Baixa a Pressão
Pesquisadores descobriram no amaranto uma proteína que pode inibir a ação da enzima conversora da angiotensina (ECA), um peptídeo associado à elevação da pressão arterial. Isso significa que a farinha de amaranto possui atividade similar às drogas inibidoras da ECA e pode ser utilizada para auxiliar no controle da pressão em hipertensos.
– Diminui os riscos de doenças do coração
A atuação das fibras que diminuem os níveis de colesterol garantem maior proteção contra a obstrução das artérias e outros problemas cardiovasculares. Já os óleos e antioxidantes da farinha de amaranto combatem as inflamações, uma das maiores causas de doenças cardíacas na atualidade.
– É fonte de Lisina 
Ao contrário de boa parte dos grãos, a semente de amaranto contém uma boa concentração de lisina, um tipo de aminoácido que ajuda o organismo a absorver cálcio, formar mais células musculares e produzir energia para suas atividades.
– Evita a Anemia e a Osteoporose 
Também ao contrário do feijão, da soja e da lentilha, a farinha de amaranto fornece uma grande quantidade de ferro, cálcio e magnésio, nutrientes essenciais para manter a saúde dos ossos e também para afastar o risco de anemia. 
– Reduz Inflamações
As propriedades anti-inflamatórias da farinha de amaranto podem auxiliar na redução de inflamações e no controle da dor. Além de auxiliar na redução do inchaço, essa propriedade da farinha de amaranto a torna uma excelente alimento para proteger o coração e evitar diabetes.
– Previne o Câncer
A farinha de amaranto contém um peptídeo que pode inibir o crescimento de determinados tumores. Esse mesmo peptídeo é semelhante à lunasina, um peptídeo que está presente na soja e que também apresenta atividade antitumoral. Por este motivo, diz-se que a farinha de amaranto contém um peptídeo semelhante à lunasina – embora a substância encontrada no amaranto possua ação mais rápida nas células do que a lunasina presente na soja.

Como Fazer 


amaranto-plantação
amaranto-plantação
Dentre as farinhas funcionais, a de amaranto é uma das mais fáceis de fazer, pois não precisa ir forno para secagem. Para usufruir dos benefícios da farinha de amaranto feita em casa basta triturar as sementes inteiras no liquidificador ou processador e depois guardá-los em recipientes com tampa.

Como Usar

Bastante similar à quinoa, a farinha de amaranto é uma das melhores farinhas para você utilizar em substituição à farinha de trigo, pois não contém glúten e seu índice glicêmico é menor que o do trigo.
Você pode colocar uma colher de sobremesa de farinha de amaranto em um copo com água e tomar pela manhã, em jejum. As fibras e proteínas da farinha ajudarão a estabilizar seus níveis de glicose (que costumam estar baixos quando acordamos) e garantirão saciedade por mais tempo.
E como o amaranto é fonte de carboidratos, o consumo matinal da farinha também o deixará com mais disposição para suas atividades ao longo do dia.
Outras opções de consumo da farinha de amaranto incluem adicionar uma colher do alimento à salada (de frutas ou verduras), ao feijão, arroz integral, sopa, caldos, pães, mousses, bolos, sucos, shakes e até sobre o frango grelhado. No caso dos pães e bolos, recomenda-se substituir até 1/3 do total de farinha de trigo pela farinha de amaranto.

Receitas


Herb-and-Garlic-Amaranth-Crackers-3

1. Biscoito sem glúten com farinha de amaranto
Herb-and-Garlic-Amaranth-Crackers-3
Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de amaranto;
  • 3 colheres de azeite;
  • 3 colheres de água;
  • ½ colher de sal;
  • 5 dentes de alho picados e grelhados;
  • 1 colher de orégano fresco (picado);
  • 1 colher de alecrim fresco (picado).
Preparo:
  1. Bata todos os ingredientes no processador.
  2. Coloque a massa sobre uma folha de papel manteiga e trabalhe-a bem até que esteja homogênea. Caso sinta que a massa está muito seca adicione um pouco de água – ou um pouco de farinha no caso da massa estar muito grudenta;
  3. Nivele a massa e cubra-a com outra folha de papel manteiga;
  4. Passe um rolo sobre a massa até obter uma espessura de 5mm;
  5. Utilize um cortador de biscoito com aproximadamente 5 cm de diâmetro e corte toda a massa;
  6. Com bastante cuidado retire os biscoitos cortados e coloque-os em uma forma coberta com papel manteiga;
  7. Utilize um garfo para furar levemente cada um dos biscoitos antes de assá-los (isso irá evitar que estufem e estourem durante o cozimento);
  8. Deixe assar por 12- 15 minutos em fogo médio (180o C) ou até que estejam dourados;
  9. Guarde os biscoitos que não for consumir na hora em uma embalagem hermeticamente fechada.
2. Suco funcional com farinha de amaranto
suco-de-laranja-com-mamc3a3osuco-de-laranja-com-mamc3a3o
Ingredientes:
  • 1 laranja descascada;
  • 1 xícara de mamão picado;
  • 1 colher de sobremesa de farinha de amaranto.
Preparo:
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar, para não perder os benefícios da farinha de amaranto vindos das fibras.
3. Panqueca light com farinha de Amaranto
dsc_0036
dsc_0036
Ingredientes:
  • 1 ovo inteiro;
  • 1 clara;
  • 1 colher de azeite;
  • 3 colheres de sopa de farinha de amaranto;
  • 3 colheres de farinha de banana verde;
  • ½ xícara de água;
  • 1 pitada de sal;
  • salsinha, cebolinha e outros temperos a gosto.
Preparo:
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Coloque um fio de óleo de coco ou azeite na frigideira e despeje a massa. Deixe cozinhar um pouco e vire a massa;
  3. Está pronta sua deliciosa receita de panqueca sem glúten e com farinha de amaranto. Agora é só utilizar o recheio de sua preferência (caso prefira a panqueca mais adocicada, substitua os temperos por canela e essência de baunilha, e elimine o sal).
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Referências adicionais:
Fonte:http://www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-do-amaranto-para-que-serve-e-propriedades/

Conheça os benefícios do amaranto

O grão tem propriedades que se assemelham ao arroz com feijão.


Há mais de 60 espécies de amaranto. Um deles já é estudado por pesquisadores da Unicamp há mais de oito anos. E os estudos já descobriram que na composição química, o amaranto se assemelha a uma combinação muito conhecida pelo o brasileiro... O arroz com feijão.

É isso mesmo: do feijão. Ele tem a proteína, na concentração de 14% (no feijão é 23%). Do arroz, ele tem os aminoácidos. Moléculas orgânicas que não são fabricados pelo nosso organismo e essenciais para o nosso corpo.
As pesquisas revelaram ainda que o amaranto é um alimento funcional. Os pesquisadores usaram os grãos na dieta de voluntários que apresentam, pelo menos, três fatores de risco à saúde. Todos tinham elevação da pressão arterial, colesterol e resistência à insulina. Eles passaram a consumir 30 gramas do grão por dia. No fim de um mês, todos apresentaram redução nos índices medidos e também apresentaram melhora no funcionamento do intestino.
No Brasil, há poucos pontos de venda do amaranto. Ele geralmente é encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, na forma de grãos, flocos e farinha. Pode ser cozido como qualquer cereal ou misturado a outros alimentos, em qualquer refeição do dia.
A nutricionista Mitzi Trabbold nos ajudou a montar um cardápio especial. O suco de frutas foi enriquecido com duas colheres de farinha de amaranto. A sopa de legumes levou grãos amaranto.
Já a metade da farinha de mesa usada para fazer a farofa foi substituída por flocos de amaranto e além de deixar a alimentação mais nutritiva, o grão não interfere no sabor dos alimentos e o melhor, segundo Mitzi, é que não há contra indicações para o consumo.
RECEITAS COM AMARANTO
AMARANTO COZIDO
1 porção de amaranto para 2 de água, 1 pitada de sal.
cozinhe em fogo baixo por 12 minutos.
SALADA COM AMARANTO
Colocar o amaranto cozido, juntar alface, tomate cereja, cenoura ralada, e temperar com manjericão, sal, suco de limão e sal a gosto.
SOPA DE AMARANTO
1 copo de amaranto, 1 cebola, 1 cenoura, chuchu, mandioquinha, sal, 1 colher
de orégano e pimenta a gosto.
Refogar a cebola até caramelizar, colocar os legumes em pedaços, adiciona água ou caldo de legumes,
adicionar amaranto e deixar cozinhar ate os legumes ficarem macios. Adiciona o orégano, sal e pimenta a gosto.
SUCO ENRIQUECIDO COM AMARANTO
- suco de 1 laranja
- 1 ½ mamão papaia
- 1 colher (sopa) de farinha de amaranto
- gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Esse suco é excelente para ser tomado no café da manhã. Dá saciedade, além de estimular o funcionamento do intestino.
Fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/08/conheca-os-beneficios-do-amaranto.html
Amaranto

Comentários