DETOX LÍQUIDO : SUCOS FUNCIONAIS E SOPAS PARA LIMPAR O ORGANISMO

Detox líquido: sucos funcionais para o fim do ano (Foto: Arthur Elgort / Arquivo Vogue)
Nas festas de fim de ano, é comum - e mais que justo - se permitir alguns exageros gastronômicos. Mas é sempre bom saber dosar. Por isso, preparamos uma série de sucos funcionais para regular o organismo neste ano de 2016.

“Esses sucos foram escolhidos já pensando que a pessoa vai sair um pouco da dieta, a fim de evitar que essa ‘escapulida’ comprometa os resultados que ela já vem conquistando com seu esforço", explica a nutricionista Flávia Cyfer.

"Ter à mão petiscos salgados sem glúten e sem lactose, frutas secas, barras de proteína chocolate amargo ou receitinhas fit para ingerir nesses encontros. Ter controle na ingestão de álcool também - dar preferência à prosseco ou caipivodka com adoçante é uma boa saída. Intercalar com água ou água de coco pode ajudar!", complementa a nutricionista Gabriela Zugliani. 

Suco de limpeza intestinal: "vai estimular uma lavagem intestinal e, ao mesmo tempo, vai nutrir as bactérias boas", explica Flávia.
1 mamão papaia
3 ameixas secas demolhadas da noite para o dia e a agua do remolho
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
1 colher de sopa de biomassa de banana verde

Colocar as ameixas em 1 copo de agua e deixar da noite para o dia. No dia seguinte bater as ameixas com a agua e o restante dos ingredientes
Suco desintoxicante do fígado: "vai dar um suporte para o fígado trabalhar melhor, eliminando as toxinas da bebida, da gordura e do açúcar, por exemplo", indica.
1 folha de couve
1 maçã
1 punhado de broto de trigo
¼ de limão com casca
1 pedaço de 3cm de gengibre
1 copo de chá branco gelado

Suco energizante:
1 beterraba media crua
1 copo de suco de laranja
1 banana
1 tâmara seca
1 colher de sopa de chia


Suco antioxidante: "tem como foco blindar o organismo dos radicais livres e das toxinas".
1 tablete de açaí congelado orgânico (sem xarope de guaraná)
1 copo de suco de uva integral
1 colher de sopa de maquiberry seca
1 colher de sopa de gojiberry seca

Suco alcalinizante: "vai equilibrar o pH sanguíneo, para que as células continuem funcionando perfeitamente e a desintoxicação aconteça de forma adequada".
1 pepino
1 folha de couve
½ limão
1 cenoura
1 copo de agua de coco
1 rodela grossa de abacaxi
1 colher de sopa de chia
1 beterraba media crua
1 tâmara seca
1 banana
1 copo de suco de laranja


A sopa é a melhor maneira de fazer detox no inverno

Mais nutritiva e menos calórica que o suco, a sopa é a maneira perfeita de fazer de detox nos dias mais frios

14/06/2015 - 08h10 - Atualizado 15h57 

Sopa (Foto: Thinkstock)
Parecia modismo passageiro, mas fato é que o suco verde ganhou espaço cativo em
nossas manhãs, tornando- se um ritual obrigatório ao lado do tradicional café preto. Depois de incluir um mix de folhas, água de coco, suco verde, gengibre e frutas vermelhas em nossa rotina, os adeptos da “limpeza do organismo” para emagrecer e garantir seu melhor funcionamento sacaram um novo “coelho” da cartola: o detox líquido à base de sopas.

Batizado de souping, o movimento ganhou força no último inverno europeu – com temperaturas
beirando o negativo, sopas são uma alternativa mais atrativa que um suco gelado –, endossado por gurus da saúde como a atrizGwyneth Paltrow, adepta de uma receita infalível (e surpreendentemente saborosa) que leva brócolis, rúcula e limão; e Valentina Zelyaeva, top russaque está estudando para ser health coach e recomenda uma sopa que leva aipo, couve, gengibre e topinambo (ou alcachofra de Jerusalém, conhecida por aumentar a imunidade
e auxiliar a absorção de vitaminas e minerais).


A principal vantagem do detox à base de sopas é o índice glicêmico mais baixo que o de sucos, que evita picos de insulina que depois resultam em fome. As sopas também têm maior quantidade de nutrientes com menos calorias, mas isso não significa abdicar do sagrado drinque verde em jejum. “A associação de sucos e sopas torna o detox mais equilibrado”,aconselha Isabel Jereissati, nutricionista funcional de Camila Pitanga. Uma ideia é manter o suco verde pela manhã e optar por uma sopa no jantar, já que o ponto alto da desintoxicação acontece durante a madrugada, quando o fígado trabalha mais intensamente para eliminar as toxinas do corpo. (VITÓRIA GUIMARÃES)

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2015/

Comentários