DIETA VEGETARIANA : DEZ DICAS PARA QUEM QUER PARAR DE COMER CARNE

Dieta vegetariana: como aderir (Foto: Ellen von Unwerth/ Arquivo Vogue)

Dieta vegetariana: 10 dicas para quem quer parar de comer carne

Quer seja por motivos de saúde ou por valores pessoais, muitas pessoas têm adotado a dieta vegetariana e abdicado do consumo de carnes. Embora a opção seja, em geral, bastante saudável, é preciso tomar alguns cuidados com a nutrição para evitar carências nutricionais e abuso de alimentos hipercalóricos – o macarrão pode parecer seu melhor amigo nesta nova fase, mas vá com calma! 

Patricia Davidson, responsável pela dieta de Bruna Marquezine, dá 10 dicas para quem quer aderir ao vegetarianismo

01/10/2016 - 09h01 - Atualizado 09h01 por ANITA PORFIRIO

Para ajudar na transição, convocamos a nutricionista Patricia Davidson, responsável pela dieta de Bruna Marquezine, que recentemente deixou de consumir carne. À Vogue, ela separou dez dicas para quem está começando a mudar de hábitos.

1. Faça exames de sangue. Às vezes é necessário organizar alguns parâmetros bioquímicos antes de cortar a proteína animal de forma brusca, ou pelo contrário, seus exames podem demonstrar que esse é o momento certo.

2. Procure um profissional capacitado para te ajudar a fazer a transição de forma equilibrada e saudável, respeitando seu momento orgânico e incluindo alimentos e suplementos que forem necessários.

3. Vá para a cozinha, o vegetarianismo defende o maior contato com a comida. Não busque alternativas práticas, invista em receitas alternativas e trabalhe as opções de acordo com seu paladar.

4. A dieta vegetariana não é uma dieta de emagrecimento. Muitas pessoas podem errar a mão na quantidade e acabar ganhando peso, até porque reduz-se a proporção de proteína e aumenta-se a de carboidrato. Por isso buscar alimentos de mais baixo índice glicêmico e com maior teor de proteína vegetal é importante para controlar o peso.

5. Dieta vegetariana não deve ser rica em queijos. Muitos clientes vegetarianos chegam comendo muitos derivados de lácteos. Além da produção láctea ser também uma forma de sofrimento animal, os laticínios podem ter altos teores de metais e podem promover o aumento de insulina no corpo, contribuindo para o ganho de gordura abdominal e o inchaço.

6. Varie os alimentos. Como o nome diz, a dieta é vegetariana, ou seja, baseada em vegetais. Quanto maior a diversidade, melhor o aporte de nutrientes. Na natureza podemos encontrar alimentos ricos em cálcio, ferro, proteína... E pela alimentação ter uma característica mais alcalina, esses nutrientes acabam sendo melhor aproveitados por organismo.

7. Acrescente uma fonte de vitamina C (ex: suco de limão) às refeições, pois isso ajuda a otimização da absorção do ferro de origem vegetal.

8. Cuide da sua saúde intestinal. Um intestino saudável é fundamental para metabolizar e aproveitar os nutrientes provenientes dos alimentos da melhor forma possível.

9. Não troque a carne animal por outro alimento, como um escape. É muito comum encontrar vegetarianos viciados em doce ou carboidratos. Construa uma alimentação saudável, sem vícios.

10. Fale com seus amigos e familiares. Quando expomos nossos objetivos e desejos, fica mais fácil levar o comprometimento adiante, assim eles não vão ficar te oferecendo carne vermelha no churrasco, por exemplo.

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2016/10/dieta-vegetariana-10-dicas-para-quem-quer-parar-de-comer-carne.html

Comentários