NUTRICIONISTA REVELA OS 8 ERROS MAIS COMUNS ENTRE QUEM ESTÁ DE DIETA

Os erros mais comuns entre quem está de dieta (Foto: Vogue Paris / Agosto 2012)
Está fazendo dieta há dias, semanas (ou até meses) e, ainda assim, não consegue emagrecer? Talvez o problema esteja em pequenos hábitos que, apesar de parecerem inofensivos, podem atrapalhar consideravelmente a sua perda de peso.

Para tirar todas as suas dúvidas, a nutricionista funcional Flavia Cyfer, do carioca Espaço Longevita, revelou os 8 erros mais comuns que as pessoas cometem quando estão de dieta. Descubra!

1. Comer sementes ou nozes, amêndoas ou castanhas em excesso
“Comer castanhas e sementes faz parte de uma dieta saudável, até mesmo de emagrecimento, desde que consumidas com moderação. O grande problema é justamente esse: a moderação!
Sempre peço aos pacientes para separarem a porção exata que devem consumir, e nunca carregar o pote todo das oleaginosas. É um verdadeiro sacrifício parar de comer esse snack crocante, e quando a pessoa se dá conta... Comeu bem mais do que devia e ingeriu muitas calorias! Adeus dieta."


2. Não comer carboidratos
“Existem várias estratégias para perda de peso, inclusive a dieta com restrição total de carboidratos. No entanto, ainda que se escolha esse tratamento, ele deve ser temporário. O carboidrato, quando bem escolhido, gera energia e evita que a massa muscular seja queimada, além da gordura. O carboidrato refinado, ou mesmo o excesso do bom carboidrato são erros determinantes para o fracasso da dieta. Entretanto, não consumir carboidrato algum também pode promover um efeito rebote e fazer com que a pessoa depois compense a ingestão, recuperando e até ganhando mais gordurinhas."



3. Beliscar
“Beliscar atrapalha a ‘contabilidade’, ou seja, a noção da quantidade de alimentos e calorias que efetivamente estamos ingerindo ao longo do dia. O beliscar em geral é fruto da ansiedade, e se está difícil controlar o impulso de mastigar o tempo todo, opte por palmito, aipo, cenoura ou tomate cereja."

4. Se pesar muitas vezes na semana
“Nosso peso sofre oscilações constantes durante o dia. Além disso, precisamos dar um tempinho para que o emagrecimento comece a acontecer. Se a pessoa estiver malhando, corre o risco de estar perdendo gordura e ganhando músculos ao mesmo tempo. E aí a perda do peso pode ficar mascarada. Por todos esses motivos, ficar se pesando toda hora pode dar a falsa impressão que a dieta não está funcionado e acabar desmotivando à toa... Minha dica é: tire fotos todas as segundas feiras (de frente, perfil e costas). É o melhor parâmetro.  E se a sessão de fotos for na segunda, fará pensar duas vezes antes de pisar na bola final de semana!”


Dieta  (Foto: Vogue Espanha/Reprodução)
5. Evitar gorduras
“Evitar completamente as gorduras (boas, claro) vai fazer  com que a saciedade não aconteça. O intestino pode piorar, e até mesmo os hormônios sexuais ficarem prejudicados. Gordura como o azeite, óleo de abacate e ômega 3 possuem ainda efeitos anti-inflamatórios que ajudam o emagrecimento. Só usar com moderação”. 

6. Planejar dietas rigorosas demais
“Dietas extremamente restritivas são praticamente impossíveis de executar. Planeje dietas viáveis, para evitar mais uma desistência da sua meta e outra frustração pra coleção”.

7. Comer refeições diet em excesso
“Muita gente acha que diet significa liberado. Errado. Diet significa que houve retirada  de algum componente, e nem por isso o alimento ou produto é menos engordativo. Ele pode não ter açúcar, mas estar repleto de gordura ou sódio. E o pior: pode conter adoçantes perigosos e tóxicos , e que a longo prazo contribuem para a retomada do peso inicial."

8. Não se planejar quando for comer fora de casa
“Ninguém faminto respeita a dieta. Não confie. Nem mesmo em  você! Quando a fome aparece de verdade , e  não há nenhuma opção light, a dieta vai pro espaço certamente. Por isso, antes de jantar fora, faça uma refeição ‘pré saída’ para garantir a saciedade  e que seu pedido seja apenas uma saladinha!”


Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2016/01/nutricionista-revela-os-8-erros-mais-comuns-entre-quem-esta-de-dieta.html





Comentários