O QUE É AYURVEDA ?

O QUE É AYURVEDA?

Quando alguém por primeira vez se encontra com a palavra ayurveda, a reação é sempre a mesma…Ayu que?
Realmente, não é uma palavra comum aos nossos ouvidos já que é em Sánscrito.
Ayus que dizer vida e Veda quer dizer ciência ou conhecimento. Portanto é a “Ciência da Vida” e provavelmente a tradição médica mais antiga do mundo.
Esta ciência milenar proveniente da Índia é reconhecida pela OMS e a recomenda como um método eficiente, que deve ser absorvido pela saúde pública em todo o mundo.
O Ayurveda pode ser considerado um sistema de prevenção e promoção da saúde preconizando hábitos saudáveis e nos ensinando que para viver saudavelmente é necessário estar integrado com a natureza e com seus ritmos naturais.
Segundo o ayurveda, o universo é composto por cinco grandes elementos que são chamados em sânscrito de Pancha mahabhutas.
CINCO GRANDES ELEMENTOSPANCHA MAHABHUTAS
Céu- ÉterKha ou Akasha
ArVayu
FogoAgni ou Tejas
ÁguaAmbu, Apa ou Jala
TerraKsma ou Prithvi

Mesmo no nível atômico e subatômico os Pancha Mahabhutas, foram estudados pela física quântica, o que trouxe uma grande contribuição para a difusão e compreensão da Teoria dos Cinco Elementos.
O elemento Terra estaria representado pela parte material dos átomos que são os elétrons, nêutrons, pósitrons, etc.
O elemento Água representa a força de coesão pela qual essas partículas se atraem ou se repelem umas às outras e permanecem em uma órbita contínua.
O elemento Fogo estaria representado pela energia que é produzida dentro do átomo quando ele é quebrado ou quando realiza as torças de partículas.
O elemento Ar seria representado pela força que mantém e coordena todo o movimento orbital dos elétrons, bom como suas entradas e saídas.
O elemento Espaço ou Éter está representado pelo espaço enorme dentro do qual essas partículas se movem e se localizam.
Portanto, qualquer matéria ou manifestação material é criada pela combinação dos cinco grandes elementos.
A diferença está nas qualidades específicas do elemento predominante.
Ex: As pedras e metais são formados predominantemente por qualidades do elemento terra ( prithvi), com as propriedades de peso, densidade, estabilidade e dureza.
Ex: As folhas e flores pelo contrário tem qualidades do elemento água (jala) e ar (vayu), apresentando características de leveza, macias, delicadas e untuosas.
o-que-e-ayurveda-02
Propriedades e qualidades dos cinco grandes elementos
MAHABUTASPROPRIEDADES (GUNAS)
Akasha (Éter)Macio, leve, frio, sutil, seco, delicado, volátil
Vayu (Ar)Áspero, leve, frio, sutil, seco, móvel, instável, insidioso
Tejas (Fogo)Leve, quente, sutil, picante, agudo
Apa (Água)Macio, liquido, frio, oleoso, letárgico, escorregadio
Prithvi (Terra)Duro, frio, estável, pesado, denso, grosseiro, letárgico
No Ayurveda, os cinco grandes elementos são muito importantes porque estão presentes na formação dos climas, estações, entram na composição dos remédios e dos alimentos e em todos os constituintes do corpo dos seres vivos e dentro dele organizam-se  e materializam-se formando os chamados doshas.
Podemos então entender os doshas, como representações biológicas dos cinco elementos no corpo humano e são responsáveis pelas funções físico-químicas e fisiológicas, mantendo assim a saúde no estado de homeostasia.
Os doshas se encontram apenas nos seres vivos, mas os cinco elementos estão presentes em toda a criação física, animada ou inanimada.
Nos remédios e nos alimentos, os cinco elementos são representados por:
– Qualidades ou propriedades (Gunas)
– Potência (Virya)
– Efeitos pós digestivos (Vipaka)
Sistema tridosha:
Os cinco grandes elementos manifestam-se na fisiologia humana sob a forma de três princípios vitais:
– Vata: dominado pela predominância dos elementos Ar e Éter.
– Pitta: dominado pela predominância dos elementos Fogo e Água
– Kapha: dominado pela predominância dos elementos Água e Terra
 Qualidades físicas dos doshas:
DOSHASFORMAÇÃOQUALIDADES FÍSICAS
VataÉter+ ArMaciez, leveza, frieza, sutileza, secura, delicadeza, volatilidade, aspereza, mobilidade, instabilidade, insidiosidade
PittaFogo + ÁguaLeveza, calor, sutileza, secura, ardência, leve untuosidade, agudeza, profunda penetração.
KaphaÁgua + TerraMaciez, liquidez, frieza, oleosidade, letargia, viscosidade, dureza, estabilidade, peso, grossura, densidade etc.

Doshas:
Os doshas são considerados substancias materiais e funcionais sempre presentes em cada célula do corpo.
Quando em equilíbrio e harmonia, eles atendem às diferentes funções do corpo e o mantém em harmonia. Se tendem para o desequilíbrio acabam alterando e intoxicando os tecidos orgânicos  ( dathus). É por essa tendência de intoxicação que a palavra dosha também assume o significado de toxinas.
Os doshas trabalham sempre em conjunto, mas cada um deles domina uma área e tem uma função específica.
Dosha Vata:
É o responsável por todos os movimentos e percepções das sensações no corpo humano. Governa a respiração, a pulsação, circulação sanguínea e linfática, movimentos peristálticos do intestino, movimentos articulares, transmissão de impulsos nervosos, movimento dos pensamentos, a percepção das sensações pelo sistema nervoso, etc.
É o mais poderoso dos três doshas, já que controla o movimento dos outros dois, Pitta e Kapha.
Dosha Pitta:
Pitta é o mediador das funções de queimar, digerir, metabolizar com o auxílio das enzimas.
Suas principais funções consistem em governar todas as transformações ocorridas no processo vital, todas as fases da digestão e do metabolismo que ocorrem na fisiologia.
Este dosha auxilia na coesão e adesão dos diferentes órgãos do corpo.  As principais funções consistem em governar toda a estruturação física do organismo humano, fazendo a coesão, definindo a forma material, construindo a base substancial e promovendo a adesão e estabilidade de todas as estruturas materiais do corpo.
o-que-e-ayurveda-03
Onde se localizam os doshas:
Os três doshas estão relacionados com o corpo e presentes em cada célula.  Podemos definir sua localização dividindo o corpo em parte superior, media e inferior.
Kapha se situa na parte superior, acima da região que corresponde ao coração, incluindo o tórax, pescoço e cabeça.
Pitta se situa na parte intermediaria, entre o coração e o umbigo, incluindo o abdômen e os órgãos digestivos.
Vata se situa na parte inferior do corpo, abaixo do umbigo, incluindo o intestino grosso, a região pélvica, a bexiga, os membros inferiores e os ossos.
Quando dividimos o sistema digestivo em três partes, dizemos que:
Kapha está localizado na parte superior ou inicial, correspondendo ao estômago.
Pitta está situado na parte intermediária, referente ao intestino delgao.
Vata está na parte final do trato gastrointestinal, correspondente ao intestino grosso.
De qualquer forma, devemos sempre lembrar que os três doshas estão localizados em todas as células do organismo.
O Ayurveda descreve alguns sítios preferências de localização de cada dosha.
Kapha localiza-se preferencialmente no tórax, nos pulmões, nos brônquios, na cabeça, na garganta, no estômago, nos catarros, nas
Pitta encontrasse predominantemente na região do piloro e do intestino delgado, no quilo, na linfa, nos olhos, na pele e no suor.
Vata situasse principalmente na bexiga, no intestino grosso, na região pélvica, nos ossos e nos membros inferiores.

Os doshas e o tempo:
Kapha predomina na fase inicial da vida, especialmente na infância até mais ou menos os 20 anos de idade. Nesta fase há tendência a doenças kapha, principalmente as que se localizam na parte superior do corpo, infecções das vias aéreas superiores, amigdalites, faringites, bronquites, secreções respiratórias, etc.
Pitta predomina na fase intermediaria da vida, entre os 20 e os 60 anos. A característica de fogo está mais presente no corpo e na mente, manifestações em processos de transformação, impulsos de mudança, vitalidade, agudeza e tendência a gastrites, colites, doenças autoimunes, aumentos súbitos de pressão arterial, etc.
Vata  predomina após os 60. É nesta fase que as qualidades vata se manifestam com maior nitidez no corpo humano, com secura, rigidez, déficit de percepções sensoriais, distúrbios de movimento, et.

Horas do dia:
Kapha predomina  no inicio do dia, por volta das 6:00 às 10:00 e no inicio da noite, das 19:00 às 23:00
Pitta predomina no meio do dia, por volta das 11:00 às 15:00 e no meio da noite, das 24:00 as 02:00
Vata predomina no final da tarde, por volta das 15:00 às19:00 e no final da noite, das 02:00 as 6:00

Processo digestivo
Kapha está no inicio da digestão, comandando no estômago o trabalho de umidificar o bolo alimentar e transformá-lo em uma massa homogênea e pastosa com o auxílio dos sucos gástricos.
Pitta vem a seguir cumprindo a fase intermediaria, que se dá no intestino delgado em um trabalho de quebra e transformação dos alimentos, definindo o que será absorvido e o que será eliminado pelo corpo.
Vata  atua a continuação no intestino grosso, produzindo movimentos e fazendo a separação final entre o material ainda útil que será absorvido e os dejetos que formarão parte das fezes as quais são eliminadas sob o comando deste dosha.
Para um estudioso das ciências biológicas tudo isto parece obvio e simples, mas convém lembrar que o ayurveda descreveu esses conceitos há milênios dentro da teoria do tridosha e o fato de vários desses conceitos serem até hoje usados e confirmados pela ciência moderna, atesta a profundidade e a validade cientifica dos conhecimentos Ayurvédicos para a saúde humana e a medicina.

Bibliografia:
Caneiro, Danilo Maciel. Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia. São Paulo: Pensamento, 2009
Fonte:https://www.escolhassaudaveis.com/o-que-e-ayurveda/

Comentários