ALIMENTO INTEGRAL: FIQUE ATENTO AOS RÓTULOS E OBSERVE OS INGREDIENTES

Resultado de imagem para Alimento integral: fique atento aos rótulos e observe os ingredientes


Alimento integral: fique atento aos rótulos e observe os ingredientes


Para ser considerado integral, o mesmo terá que apresentar em sua composição mais de 51% de grãos integrais. Pães são um exemplo


Temos hoje à nossa disposição uma imensa variedade de alimentos integrais. Podemos encontrar nas prateleiras dos supermercados tanto os grãos integrais, como aveia, gergelim, linhaça, arroz, trigo, como os alimentos feitos destes grãos, por exemplo, pães, massas e biscoitos. Muitas pessoas preferem consumir produtos integrais em vez dos tradicionais, em busca de uma alimentação saudável com mais vitaminas, minerais e fibras. Mas a questão é: será que estes produtos são realmente integrais como informam a embalagem?
A simples presença da palavra “integral” não significa que o alimento é 100% integral. É muito importante ficar atento aos ingredientes presentes nos rótulos quando comprar alimentos integrais, como os pães, por exemplo. Aqueles pães que anunciam no rótulo que são feitos de grãos integrais, podem ter sido feitos exclusivamente com farinha de trigo branca e os grãos integrais somente foram adicionados à massa, ou seja, este pão não é integral, mas sim, os grãos que estão presentes nele.
Pão integral euatleta (Foto: Getty Images)Pão integral: o mesmo precisa apresentar em sua composição mais de 51% de grãos (Foto: Getty Images)










O órgão responsável por essa fiscalização (ANVISA), não estabelece valores mínimos para alegar que o produto é realmente integral. Portanto se o produto utilizar qualquer quantidade de farinha integral ou sementes em sua composição, é permitido no rótulo considerar que seja integral.
Entretanto é possível que se estabeleça um projeto de lei, onde para um alimento ser considerado integral, o mesmo terá que apresentar em sua composição mais de 51% de grãos integrais. Leiam os ingredientes do rótulo, se lá estiver indicando a presença da farinha de trigo integral, aí sim este é um pão integral. Se no rótulo apresentar os dois tipos de farinha, integral e branca, observe qual delas vem primeiro na lista de ingredientes. Os ingredientes que são listados primeiro estão presentes em maior quantidade no produto.
Quando um alimento é integral?
São considerados grãos íntegros quando não passaram por alguns processos industriais que retiram a sua casca fibrosa. Assim, ainda possuem a película que os envolve e mantém os componentes anatômicos principais: endosperma, germe e casca (farelo). Quando os grãos passam pelos processos industriais, são retirados a casca e o germe, restando somente o endosperma para consumo, parte composta principalmente por carboidratos e proteínas.
Portanto, o alimento integral é definido como um alimento que manteve todas as suas características e a totalidade dos nutrientes essenciais, como quando é colhido na natureza. Isso significa que a industrialização não retirou partes significativas.
É aquele alimento que não teve sua estrutura modificada, não passando por nenhum processo de refinação, fazendo com que suas fibras fiquem intactas, conservando todos os seus componentes originais, incluindo cascas e películas protetoras. O alimento integral é considerado a principal fonte de fibras, ajudando a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas intestinais.
As principais funções desse nutriente (fibras) são: promoção do bom funcionamento intestinal, sensação de saciedade, redução dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Além da fibra, os alimentos integrais são ricos em vitaminas A, vitaminas do complexo B e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Fonte:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2014/02/alimento-integral-fique-atento-aos-rotulos-e-observe-os-ingredientes.html

Comentários