DIETA DETOX AYURVEDA E SEUS BENEFÍCIOS

Dieta Detox Ayurveda

De acordo com o dicionário da língua portuguesa um dos significados de intoxicação, no sentido alimentar, é: “ação nociva exercida no organismo por uma substância alimentar deteriorada”1. Essa intoxicação pode se dar pela ingestão de água ou alimentos contaminados (por vírus ou bactéricas) e/ou por produtos químicos. Quando existe um quadro de intoxicação alimentar o mais indicado a se fazer é repouso, ingerir muito líquido e em casos mais graves de intoxicação alimentar bacteriana o tratamento pode envolver até antibióticos específicos2 – que nesse caso seria o detox, no sentido de desintoxicar, eliminar o(s) tóxico(s).

Semana Dieta Detox Ayurveda

Mas nosso foco aqui não é esse tipo de desintoxicação ou detox. Aqui queremos dizer que a intoxicação ocorre, muitas vezes, de forma lenta e gradativa pela ingestão de alimentos e bebidas de forma inconsciente em nosso dia a dia. Quase sempre nos alimentamos sem perceber nossa capacidade de digerir esses alimentos e também nossa capacidade de eliminação daquilo que não é necessário para nosso corpo (por meio de fezes, urina e até mesmo suor). Com o passar do tempo esses alimentos, que não foram digeridos e nem eliminados, ficam depositados em nosso corpo e como não temos uma “geladeira interna” para manter eles em boa qualidade e fazer seu reuso, eles começam a se acumular e causar certa dose de “intoxicação” em nós. E aí vem a pergunta que todos vocês devem estar se fazendo: como é que posso eliminar essas substâncias que estão “estocadas” em meu corpo e ter mais saúde?

Semana Dieta Detox Ayurveda

Bom, antes de falarmos desse detox ayurvédico (que nada mais é que a eliminação dessas substâncias acumuladas em nosso corpo e melhorar nossa capacidade digestiva), temos que entender basicamente dois conceitos importantíssimos do ayurveda: AGNI AMA. Neste contexto de alimentação, AGNI é conhecido como nosso “fogo digestivo” estando ligado à capacidade que temos de digerir, absorver e utilizar os nutrientes existentes nos alimentos que consumimos. Ele pode ser baixo (Mandaagni), variável (Vishamagni), elevado (Tikshnagni) ou equilibrado (Samagni). O ideal é que você esteja com Samagni (agni equilibrado), te dando a capacidade de digerir, absorver e utilizar os nutrientes dos alimentos ingeridos. É possível verificar isso quando seus doshas e as emoções estão em harmonia e também quando se tem eliminações intestinais diárias, por exemplo.

Semana Dieta Detox Ayurveda

Mas o problema todo começa quando seu AGNI não está em equilíbrio! Se ele estiver forte demais (Tikshnagni), “vai queimar” de maneira violenta tudo que você come, causando muitas vezes mal-estar e queimação. Se ele estiver fraco (Mandagni), você não vai conseguir digerir nada do que come direito, causando muitas vezes aquele peso na barriga, náuseas e dessa forma vai acumulando ainda mais alimentos não digeridos em seu corpo. Em ambos os casos quando o AGNI não estiver em equilíbrio, a sua capacidade de digerir os nutrientes estará prejudicada e isso vai gerar AMA aquele segundo item que me referi logo ali a cima, está lembrado?

Semana Dieta Detox Ayurveda

Quando não conseguimos digerir algum alimento e fica resíduos não digeridos (ou parcialmente digeridos), isso vai se acumular, estagnar e fermentar no seu intestino alimentando microrganismos patogênicos e causando o distúrbio de sua flora intestinal (também conhecido como disbiose), isso é AMA. E para o Ayurveda esse é o início do processo de doenças, ou seja, o acúmulo de AMA em seu corpo.
Agora sim faz sentido em falarmos de um detox, que na visão do Ayurveda é conhecido como dieta anti-ama. A ideia aqui é limpar, remover este AMA acumulado de seu organismo, trazendo você para o seu estado natural, seu estado de saúde. E quando falo de saúde aqui me refiro de um modo mais amplo, significando um bem estar físico, mental, social e até mesmo espiritual (você estando bem para seguir a sua prática religiosa e espiritual seja ela qual for).
É importante destacar, também, que após ou até mesmo antes de realizar a dieta anti-ama, o acompanhamento com um terapeuta ayurvédico é muito importante, pois ele será capaz de acompanhar o equilíbrio do seu dosha, indicar possíveis tratamentos com ervas, chás e massagens, por exemplo. E mantenha a periodicidade de acompanhamento médico, de acordo com sua saúde e possíveis doenças que já possua.

Semana Dieta Detox Ayurveda

Namastê!

Referências
1: Intoxicação in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 20/03/2017 21:57]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/intoxicação
2: Intoxicação alimentar in Site Drauzio. [consult. 20/03/2017 22:35]. Disponível na Internet: https://drauziovarella.com.br/letras/i/intoxicacao-alimentar/
3: MCINTYRE, Anne. A Blíblia do Ayurveda. São Paulo: Pensamento, 2016.
4: FRAWLEY, David. Ayurvedic Healing: A Compreensive Guide. Twin Lakes: Lotus Press, 2000. 448 p.

Benefícios da Dieta Detox


Seu corpo é extremamente inteligente e trabalha duro, dia após dia processa todos os tipos de insumos, distinguindo o que é bom do que não é, fazendo o seu melhor para eliminar quaisquer substâncias nocivas juntamente com os resíduos metabólicos rotineiros.
Nossos corpos são inundados com uma enxurrada interminável de fatores estressantes: toxinas ambientais, alimentos processados, emoções não resolvidas e estresse psicológico, para citar alguns. Inevitavelmente, ao tentar “digerir” tudo, acumulamos algum grau de toxicidade que ao longo do tempo, pode se acumular no sistema, se depositar nos tecidos e comprometer nossa saúde.
como eliminar as toxinas do organismo
Mas há algo que você pode fazer para dar a seu corpo um descanso: uma dieta detox para minimizar a variedade e a complexidade dos materiais ingeridos (e potenciais toxinas) para que o corpo possa descansar, se recuperar e reparar a si mesmo. E surpreendentemente, quando o consumo destas substâncias prejudiciais diminui, seu corpo imediatamente sente os benefícios em fazer uma limpeza mais profunda.
A prática do detox é considerada parte vital de um estilo de vida ayurvédico, com grande potencial para o aumento da energia, força e imunidade. Como princípio, a limpeza ayurvédica melhora a força da digestão, auxiliando o corpo a descansar e purificar o sistema gastrointestinal. Ayurveda vê na digestão equilibrada um dos requisitos mais importantes para alcançar o vigor ideal, pois acredita que o ser humano só conseguirá exercer seu potencial maior quando se mantiver saudável.
É segura para pessoas que não apresentam nenhum tipo de doença grave e estão saudáveis, para quem deseja obter mais energia e qualidade de vida. Para as demais, recomenda-se acompanhamento com especialista ayurvédico (médico ou terapeuta).
Lembrando que mesmo uma limpeza suave como esta não é apropriado para mulheres grávidas ou amamentando, ou para qualquer pessoa que está extremamente fraca ou debilitada. Por outro lado, se você está pensando em engravidar, é altamente recomendada para que ambos os parceiros realizem uma limpeza cerca de três meses antes da concepção.

Benefícios da dieta detox:

  • Restaura sensação de calma para a mente e o sistema nervoso,
  • Promove a clareza e estabilidade nas esferas mental, espiritual e emocional,
  • Sensação de melhora de energia, vitalidade e entusiasmo pela vida,
  • Sustenta a manutenção de um peso corporal saudável,
  • Ajuda a restaurar e manter ciclos de sono equilibrados,
  • Promove o equilíbrio das eliminações (fezes, suor e urina) tornando-as regulares,
  • Ajuda a recuperar o estado natural de equilíbrio de cada indivíduo,
  • Prepara os tecidos para melhor absorção de nutrientes e promove o rejuvenescimento,
  • Em casos de dores de cabeça, enxaqueca, pode ajudar a eliminar ou diminuir,
  • Promove ciclos menstruais regulares, etc.
beneficios da dieta detox
dieta detox propriamente dita pode não ser inteiramente agradável a princípio, como estas impurezas são colocadas em circulação para serem eliminados, elas podem se tornar mais tangível por um curto período de tempo. No entanto, se uma desintoxicação é realizada corretamente, o resultado final deve ser uma melhora significativa de equilíbrio e saúde em geral.

Namastê!
Fonte:https://www.escolhassaudaveis.com/beneficios-da-dieta-detox/

Comentários