O EFEITO DE ALIMENTOS INGERIDOS ANTES DE DEITAR NOS SONHOS



Aquele lanche que você fez à meia noite pode ser o culpado pelos seus sonhos malucos [Foto: Rex Features]

O EFEITO DE ALIMENTOS INGERIDOS ANTES DE DEITAR NOS SONHOS

De acordo com a Ciência, comer algo pouco antes dormir incrementa a atividade do metabolismo e leva o cérebro a permanecer ativo, aumentando a probabilidade de ter sonhos bastante vívidos.
“Quando nós levamos em conta o fato de que os nutrientes presentes nos alimentos afetam muitas coisas no organismo, tais como os níveis de energia, o humor e a qualidade do sono, vemos que é totalmente plausível que alimentos diferentes afetem os sonhos de maneiras diferentes”, explica a nutricionista e professora de ioga Julie Montagu.
Com isso em mente, nós fizemos uma lista com os alimentos que você deve evitar, caso não deseje ter sonhos mirabolantes…



Ele pode ser o lanche preferido à meia-noite, mas o queijo fará estragos em seus sonhos [Foto: pixabay.com via Pexels]

Queijo

Talvez você já tenha ouvido falar que comer queijo antes de dormir causa pesadelos. Bem, parece que há algo de verdade nesse dito popular. “Há muita especulação e até mesmo algumas pesquisas contundentes indicando que comer laticínios pouco antes de dormir causa pesadelos ou sonhos estranhos. O queijo e o leite são tidos como os principais culpados desse grupo,” explica Julie Montagu. O queijo contém triptofano — um aminoácido usado pelo corpo para produzir serotonina. A serotonina é uma substância que atua no cérebro e ajuda a regular o humor. Então, consumir uma fatia de queijo justo antes de ir para a cama pode contribuir para elevar os níveis de serotonina no organismo, e esses níveis podem afetar seriamente os seus sonhos.

Carnes curadas e processadas

Sim, depois disso talvez você queira parar de assaltar a geladeira e desistir de comer frios antes de ir para a cama. “Linguiça, salame, bacon, salsichas e apresuntados são muito ricos em tiramina, um aminoácido que regula a pressão arterial, explica a nutricionista Kamilla Schaffner, do My London Nutritionist. “Os alimentos ricos em tiramina são conhecidos a nível nutricional por alterar os padrões normais de sono e o sistema nervoso central em geral, fato que pode produzir o aumento dos episódios de pesadelos, sonhos perturbadores ou enxaquecas persistentes.”



Se eu não tivesse comido aquele curry tão picante, eu estaria agora sonhando com Jamie Dornan [Foto: Rex Features] 

Curry

Há uma razão para que seus sonhos fiquem cada vez mais acelerados depois de uma noite de sexta-feira em que você se esbaldou com comida para viagem. “Há uma relação entre comer alimentos picantes pouco antes de deitar e ter sonhos bizarros”, explica Julie Montagu. “O corpo precisa trabalhar um pouco mais do que o habitual para digerir bem os alimentos muito picantes. Esta alteração no sistema digestivo pode afetar a qualidade do sono, provocando sonhos indesejáveis. E ter sonhos “indesejáveis” não é precisamente a sua meta. 

Picles

Eles são terríveis para seu hálito e piores ainda para os seus sonhos. “Os alimentos fermentados ou em conserva — chucrute, kimchi, tofu ou picles, molho de soja, miso e produtos que contenham miso — podem causar pesadelos quando consumidos à noite”, explica Kamilla Schaffner.

Bebidas alcoólicas

Já se perguntou por que uma noitada com os amigos é sinônimo de noite mal dormida? “Bebidas alcoólicas como cerveja, vinho tinto, xerez e licores são famosas por causar pesadelos — devido ao seu processo de fermentação — especialmente quando consumidas em excesso,” diz Kamilla Schaffner.





Noite louca? Você pode ser “premiado” com sonhos ainda mais malucos! [Foto: Salo Al via Pexels]

Chocolate

Nããoooooo! “Comer qualquer alimento com alto teor de gordura, tarde da noite, sempre irá causar algum grau de indigestão. Essa indigestão pode proporcionar um sono de má qualidade, já que é provável que você acorde com frequência, e ao acordar, você está mais propensa a se lembrar dos sonhos estranhos que estava tendo”, explica Julie Montagu. Você está partindo nossos corações com isso.
Então, como podemos garantir que nossos sonhos estarão mais para Ryan Gosling do que para ‘A Volta dos Mortos Vivos’? "A melhor maneira de evitar sonhos perturbadores, que eu posso sugerir, é não comer nada duas ou três horas antes de ir para a cama”, aconselha Julie Montagu. “Isso dá a seu sistema digestivo uma chance de manter o ritmo e você terá mais chances de desfrutar um sono tranquilo até a manhã seguinte.


Fonte:Yahoo
https://newspressrelease.wordpress.com/2016/05/21/alimentos-que-provocam-sonhos-malucos/









Comentários