10 OPÇÕES DE ÓLEOS DE FRUTAS PARA MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

10-oleos-de-fruta-otimos-alimentacao-saudavel (Foto: Thinkstock)

ÓLEOS VEGETAIS PODEM SER UMA BOA ALTERNATIVA PARA MANTER UMA VIDA SAUDÁVEL (FOTO THINKSTOCK)

10 OPÇÕES DE ÓLEOS DE FRUTAS PARA MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Cada vez mais usados, os óleos vegetais são boas alternativas para quem quer sair da mesmice do azeite de oliva

Gorduras são essenciais para a nossa vida. Embora sejam facilmente relacionadas, a doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão, elas são fontes de energia para o corpo e fundamentais para a absorção de vitaminas e proteínas e também para a síntese de determinados hormônios sexuais.
A seguir, você confere uma seleção de 10 óleos de frutas e todos os benefícios que eles trazem. Confira:
10-oleos-de-fruta-otimos-alimentacao-saudavel-3 (Foto: Thinkstock)
Óleo de manga
Com alto valor nutricional, o óleo de manga contém vitamina A e C e sais minerais, como fósforo, potássio, cálcio e ferro. Além de bom para a saúde, ele também ajuda a hidratar a pele e o cabelo. Recomenda-se que ele seja usado no tempero de saladas. Evite o uso em frituras e maneire na quantidade. Duas colheres por dia são suficientes.
Óleo de açaí
O gosto da fruta é muito bem aceito pelo paladar do brasileiro. O óleo é rico em vitamina C e tem ação antioxidante, hidratante e cicatrizante, além de auxiliar no funcionamento do sistema imunológico e aumentar a absorção de ferro pelo organismo. Ele pode ser colocado em saladas e pratos quentes, mas também não deve ser usado em frituras.
10-oleos-de-fruta-otimos-alimentacao-saudavel-5 (Foto: Thinkstock)
Óleo de abacate
Esse é um dos únicos óleos de fruta que resiste a temperaturas elevadas. Quando aquecido, o óleo de abacate não tem sua estrutura química modificada, ou seja, os nutrientes e propriedades permanecem. Por ser rico em potássio, vitamina E, lecitina, beta-sitosterol e ácido oleico, ele previne doenças do coração e da próstata, aumenta a imunidade do organismo, auxilia no emagrecimento e ajuda no controle da glicemia. Além de todas esses benefícios, também pode ser usado como hidratante da pele e dos cabelos.
Óleo de semente de romã
Esse é um dos mais poderosos da lista. A sua semente é rica em vitaminas A, B, C e E e tem diversas propriedades medicinais: hidratante, regenerativa e antioxidante. Normalmente, é comercializado em cápsulas, que devem ser tomadas, no máximo, 4 vezes por dia.
Óleo de abacaxi
Recomendado em doses pequenas, o óleo de abacaxi pode ser consumido puro ou como tempero de saladas e pratos frios. Por ser feito por um processo de prensa 100% natural, o óleo não perde nenhum de seus princípios ativos, que são o ferro, o magnésio, a tiamina e as vitaminas C e B6. Entre os seus benefícios, estão o fortalecimento de ossos, o combate à gordura localizada, hidratação, o combate à halitose, o alívio de queimaduras e o auxílio na digestão.
10-oleos-de-fruta-otimos-alimentacao-saudavel-2 (Foto: Thinkstock)
Óleo de coco
Um dos mais populares atualmente, o óleo de coco tem muitos benefícios para nosso corpo e saúde. Ele pode ser usado tanto no preparo de pratos quentes, quanto frios, o óleo de coco é uma boa alternativa para o azeite e para o óleo de fritura. Suas ações antivirais, antibacterianas e antioxidantes auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na redução da hipertensão e colesterol. Não só isso, ele tem função hidratante, podendo ser passado diretamente na pele e no cabelo.
Óleo de groselha negra
Fonte de vitamina C, o óleo de groselha negra tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Entre seus benefícios, estão o combate ao envelhecimento precoce da pele, prevenção de doenças cardiovasculares, auxílio no tratamento de gripes e resfriados, ajuda na digestão e no emagrecimento. A maneira mais comum de consumo é em cápsulas, no máximo, quatro por dia.
Óleo de pequi
Fruto típico do cerrado, o pequi é popular em estados da região centro-oeste do Brasil. O óleo da fruta pode ser extraído de polpas ou sementes, e traz muitos benefícios para a saúde. Fonte de vitaminas A e E, o óleo tem ação antioxidante, anti-inflamatória e auxilia o sistema imunológico. Além disso, o óleo de pequi também hidrata a pele e os cabelos, e pode ser usado para melhorar o sistema digestivo.
10-oleos-de-fruta-otimos-alimentacao-saudavel-4 (Foto: Thinkstock)
Óleo de semente de uva
Considerado um óleo 100% natural, ele entra para a lista dos óleos que podem ser aquecidos e pode ser usado em frituras. Rico em vitaminas A, B, C e E, antioxidantes, betacaroteno e ômega 3, ele tem propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e antialérgicas, além de ser um anti-histamínico natural. Assim, ele diminui o colesterol, ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e previne hipertensão, obesidade e doenças degenerativas.
Óleo de damasco
Rico em betacaroteno, o óleo de damasco é fonte de magnésio, fósforo, ferro, potássio, vitaminas B3 e B5, ácido oleico e ácido linoleico. Ótimo para a saúde e o corpo, ele tem diversas propriedades: antioxidante, expectorante, antisséptico, hidratante, cicatrizante, relaxante muscular e antioleosidade. É recomendado para o uso direto na pele e para temperar pratos frios.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2017/02/10-opcoes-de-oleos-de-frutas-para-manter-alimentacao-saudavel.html

Comentários