ACÚCAR DEMERARA OU MASCAVO - QUAL É MELHOR E SE O DEMERARA ENGORDA ?

Açúcar mascavo demerara

Açúcar Demerara ou Mascavo – Qual é Melhor?

Já percebeu que no mundo de hoje parecem que existem alternativas para diversos tipos de alimento? Estamos falando, por exemplo, das versões light, diet, sem glúten, sem lactose, veganas, vegetarianas e com baixo teor de carboidratos para uma série de comidas e ingredientes que encontramos no mercado.
Mas e quanto ao açúcar? Sabemos que existem alternativas em relação à tradicional versão branca de mesa do ingrediente, como açúcar demerara ou mascavo, que apresentam diferenças em relação ao gosto, composição nutricional e coloração.
Entretanto, será que elas fazem tanta diferença assim? E como saber qual é melhor entre as alternativas, o açúcar demerara ou mascavo?

Conhecendo o açúcar demerara e o açúcar mascavo

Antes de começarmos a entender se o açúcar demerara ou mascavo é o mais indicado, primeiro vamos conhecer cada uma dessas versões do ingrediente.
– O açúcar mascavo 
Trata-se de um açúcar que apresenta uma coloração bastante escura que também é úmido. É o chamado açúcar bruto, que é extraído depois do cozimento do caldo de cana.
Como ele não passa por processos de refinamento, que é a última etapa do processo de fabricação do açúcar, é submetido a um menor número de etapas de filtragem e centrifugação e nem ganha aditivos químicos, seus valores nutricionais são preservados.
Em uma porção de 100 g de açúcar mascavo, são encontrados 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio e 346 mg de potássio. Em contrapartida, o sabor desta versão do ingrediente pode desagradar o paladar de algumas pessoas, tendo em vista que é bastante similar ao do caldo de cana.
Ainda assim, o açúcar mascavo pode ser utilizado como açúcar de mesa e na preparação de pratos como bolos e biscoitos.
– O açúcar demerara 
Apesar de passar por um processo de refinamento leve durante a sua produção, o açúcar demerara também não recebe nenhum tipo de aditivo químico em sua composição e apresenta uma coloração marrom-claro.
Justamente pelo fato de não ganhar os aditivos, que são os responsáveis por roubar os nutrientes do açúcar, é que o açúcar demerara apresenta valores nutricionais bastante similares ao do açúcar mascavo.
O ingrediente é utilizado na preparação de doces, pães e biscoitos, porém, é um dos tipos mais caros de açúcar e sua dissolução é apontada como mais difícil ao ser comparada com outras versões do ingrediente.

Qual é melhor? O açúcar demerara ou mascavo?

A partir de um ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo é apontado como o mais saudável entre todos os açúcares, já que, por não passar por tantos processamentos quanto as outras alternativas do ingrediente, não perde os seus nutrientes.
Ainda assim, é importante ter em mente que ele não é considerado uma fonte exemplar de nutrientes, apenas que é melhor em comparação aos outros tipos de açúcar.
Por outro lado, o açúcar demerara pode ganhar no quesito sabor, já que ele apresenta um gosto similar ao do caramelo, que costuma agradar mais que o sabor do caldo de cana encontrado no açúcar mascavo.
Tudo isso aliado ao fato de que o demerara possui valores nutricionais bastante parecidos com o açúcar mascavo. Porém, ainda não iguais e que não deixam de ser em menores quantidades. O teor nutricional do açúcar mascavo não pode ser considerado eficiente o suficiente para ser apontado como um benefício.
Além disso, vale a pena lembrarmos que o açúcar demerara não apresenta boa dissolução, ou seja, não dissolve bem, enquanto o açúcar mascavo pode ser utilizado como açúcar de mesa.

Cuidado com a quantidade que usa do ingrediente – açúcar ainda é açúcar

Qualquer versão que você escolha para utilizar no seu dia a dia, seja o açúcar demerara ou mascavo, é fundamental ter em mente que mesmo sendo submetidos a menos processamentos em sua fabricação, eles ainda são açúcar.
Portanto, vale a pena lembrarmos da importância de não exagerar em seu consumo. Um dos motivos pelo qual o controle é necessário é o fato do excesso da ingestão do ingrediente estar associada à elevação do peso.
Quando consumimos muito açúcar, o fígado, que é o órgão do organismo humano que cumpre a responsabilidade de armazenar o açúcar, fica sobrecarregado. Por conta disso, o excedente da substância é transformado em ácidos graxos, que são enviados para a corrente sanguínea.
O problema é que esses ácidos graxos não permanecem na corrente sanguínea e são armazenados no formato de gordura em diversas regiões do corpo como a barriga, as mamas, os quadris e o bumbum.
Ainda que você não se preocupe tanto assim em engordar, vale a pena saber que ingerir muito açúcar também afeta outros aspectos da saúde. O hábito aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares, diminui a habilidade dos órgãos, enfraquece o sistema imunológico e faz a pressão arterial crescer.
Sabe por que isso acontece? É que quando as regiões para onde os ácidos graxos que antes eram açúcar foram enviados ficam lotadas de tecidos de gordura, eles partem para órgãos como o coração, o fígado e os rins.
A nutricionista Tânia Rodrigues explica que a recomendação é que o consumo diário de açúcar não ultrapasse os 10% da quantidade de calorias que a pessoa precisa ingerir em um dia.
Ou seja, se o indivíduo em questão tem a necessidade de consumir 2 mil calorias diariamente, o máximo de calorias provenientes do açúcar que ele deve ingerir é de 200 calorias. Isso corresponde a 50 gramas de açúcar demerara ou mascavo, independente da sua escolha.
Fonte:https://www.mundoboaforma.com.br/acucar-demerara-ou-mascavo-qual-e-melhor/#H96mbS4ji1LP81F7.99
Demerara

Açúcar Demerara Engorda? Benefícios, O que é, Calorias e Mais


Quanto mais escuro um açúcar for, mais vitaminas e sais minerais ele apresenta, mais próximo do seu estado natural ele é e menos aditivos químicos ele recebeu durante o seu último processo de fabricação, que é chamado de refinamento.
Enquanto o açúcar mascavo, o açúcar bruto que é extraído depois do cozimento do caldo de cana, não passa por nenhum processo de refinamento, o açúcar demerara é submetido a um refinamento leve e recebe pouco ou nenhum aditivo químico em sua composição.
Assim, com seus grãos de coloração marrom-claro, ele mantém valores nutricionais altos e parecidos com o do açúcar bruto, ao mesmo tempo em que pode ser utilizado no preparo de doces.

O açúcar demerara engorda?

Trata-se de um açúcar bem próximo de sua versão bruta. Agora que já entendemos o que é o ingrediente, vamos finalmente procurar entender se o açúcar demerara engorda ou não.

As calorias do açúcar demerara

Vamos começar a nossa análise dando uma conferida nas calorias que o açúcar demerara apresenta. Pois bem, uma porção de 10 g do produto traz 40 calorias.
Trata-se da mesma quantidade calórica encontrada no açúcar orgânico, no açúcar cristal e no açúcar refinado. Porém, é uma quantia um pouco maior do que a presente no açúcar mascavo, que tem 37,7 calorias a cada 10 g.
As informações acima indicam que a partir exclusivamente do ponto de vista calórico, não é possível afirmar que o açúcar demerara engorda mais do que os outros açúcares, com exceção do mascavo, se estivermos falando de porções da mesma quantidade.
Por outro lado, é importante saber que o demerara tem um poder adoçante menor que o açúcar branco, o que talvez faça com que seja necessário adicionar uma quantidade um pouco maior do ingrediente. Na regra das substituições entre os produtos, para cada colher de chá normal de açúcar branco, coloca-se uma colher de chá cheia de demerara.
Ainda que isso pareça pouco, se a substituição for feita em porções maiores, haverá um aumento expressivo no que se refere às calorias e a quantidade de açúcar utilizado, fatores que favorecem o aumento de peso.
Em relação ao açúcar mascavo, a diferença é pequena na porção de 10 g, porém, pode se tornar mais significativa se estivermos falando de quantidades mais elevadas de açúcar – por exemplo, se a medida fosse de 100 g, o teor calórico ficaria de 400 calorias do demerara contra 377 do mascavo.
Entretanto, é preciso levar em consideração que o açúcar mascavo nem sempre pode ser aproveitado nas receitas por conta de seu gosto similar ao do caldo de cana, que não agrada a todos os paladares.

O índice glicêmico 

É uma medida que indica a velocidade pela qual o açúcar presente nos alimentos demora para atingir a corrente sanguínea. O índice glicêmico do açúcar demerara (assim como boa parte dos outros tipos de açúcar) é de 65.
Isso coloca o ingrediente na categoria dos alimentos com índice glicêmico médio, que fica entre os valores 56 e 69. É importante saber que quanto mais alto é o índice glicêmico de um alimento, mais rápido ele aumenta os níveis de açúcar no sangue. A elevação rápida das taxas de glicose, nos chamados picos, está associada ao aumento do apetite.
Entretanto, precisamos levar em consideração o fato de que certamente a pessoa não comerá o açúcar demerara puro. Assim, para saber qual será seu impacto em relação ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e ao apetite, cujo controle influencia no ganho de peso, é preciso levar em conta os outros ingredientes que acompanham o produto.

A questão da quantidade 

Ainda que seja uma versão próxima do açúcar bruto, o demerara ainda é açúcar e o fato dele não engordar mais que a maioria dos outros tipos de açúcar não significa que podemos falar que é mentira que o açúcar demerara engorda.
De acordo com a nutricionista Tânia Rodrigues, para que o açúcar não prejudique a saúde é necessário que a sua ingestão não ultrapasse 10% do consumo calórico diário requerido pelo organismo.
Isso significa 200 calorias, 50 g ou 3 colheres de sopa de açúcar diariamente em uma dieta de 2 mil calorias. E na conta não entra apenas o açúcar branco de mesa ou o demerara – os açúcares encontrados nos alimentos doces e salgados, com destaque para os industrializados, que costumam ser abundantes no ingrediente, também devem entrar na conta.
O açúcar é necessário para o organismo, já que o corpo queima a substância para fornecer energia. Entretanto, quando encontrado em excesso, o fígado tem a sua capacidade de armazenamento de açúcar excedida.
E uma vez que ele se encontra cheio, o excedente de açúcar é convertido em ácidos graxos e retorna à corrente sanguínea. De lá, ele é enviado a outras partes do corpo e armazenado em forma de gordura. Essas regiões do corpo podem incluir a barriga, as mamas, os quadris e o bumbum.
E quando essas regiões já estão cheias de tecidos de gordura, os ácidos são enviados a órgãos do corpo como coração, fígado e rins. Além de tornar o metabolismo mais lento, o que faz com que a queima de calorias e gorduras seja menos eficiente, isso diminui a habilidade dos órgãos, aumenta a pressão arterial e enfraquece o sistema imunológico.
Já que falamos nos outros problemas que o excesso de açúcar traz, vale a pena saber que, segundo a dermatologista Marcella Delcour, o excesso da substância também favorece o aparecimento de rugas.
E conforme o que a nutricionista Catarina Stocco explicou, muito açúcar também está associado ao estímulo da inflamação, o que favorece o desenvolvimento de tumores.
Em outras palavras, se você consumir muito açúcar, seja ele demerara ou não, provavelmente engordará e ainda colocará o seu organismo em risco de sofrer com diversos problemas.

Os benefícios do açúcar demerara

Por outro lado, se for utilizado em quantidades adequadas, dentro do limite diário de ingestão recomendado, no lugar do açúcar branco e não como uma fonte extra de açúcar, é possível obter benefícios a partir do açúcar demerara.
Um dos fatores para isso é que ele tem um valor nutricional parecido com o açúcar bruto, diferente dos açúcares que passam pro processos de refinamento mais profundos, sendo fonte de nutrientes como cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio e fósforo.
Existem cerca de 85 mg de cálcio, 42 mg de ferro, 346 mg de potássio, 0,01 mg de vitamina B1, 0,01 mg de vitamina B2, 0,03 mg de vitamina B3, 0,3 mg de cobre, 29 mg de magnésio e 22 mg de fósforo em uma porção de 100 g de açúcar demerara.

Fonte:https://www.mundoboaforma.com.br/acucar-demerara-engorda-beneficios-o-que-e-calorias-e-mais/#I8VqjdYQQ6wyLUTF.99




Comentários