DIETAS RICAS EM FIBRAS PROTEGEM CONTRA INFECÇÕES.

Resultado de imagem para intestino segundo cerebro slidesDIETAS RICAS EM FIBRAS PROTEGEM CONTRA INFECÇÕES.


Nosso trato digestório é colonizado por trilhões de bactérias boas que protegem nosso organismo contra microorganismos causadores de doenças e melhoram nossa imunidade. As mesmas digerem as fibras dos alimentos e produzem substâncias antiinflamatórias. Quando a dieta é pobre em fibras as bactérias passam então a consumir a camada de muco que protege o epitélio intestinal. Com isso, partes de bactérias e toxinas aumentam o risco de infecção e inflamação do organismo.



Em um artigo recém publicado na revista Cell, um grupo de pesquisadores mostram o impacto das dietas pobres em fibras no intestino de camundongos. Os mesmos foram mantidos com o intestino estéril (sem bactérias). Aos 14 dias microorganismos que normalmente crescem no intestino humano foram transplantados para os animais. Como os cientistas conhecem o comportamento de tais bactérias foi possível a avaliação da atividade das mesmas ao longo do tempo.

Utilizando técnicas genéticas avançadas os pesquisadores determinaram os tipos de bactérias ativas em diferentes condições e o impacto da dieta com diferentes quantidades de fibras na saúde do hospeiro. Alguns camundongos também foram colonizados com Escherichia coli, bactéria que causa infecções, irritação, inflamação e diarreia em humanos. Nos animais, a camada de muco se manteve espessa nos animais que tiveram uma dieta rica em fibras vindas de cereais integrais e plantas. Quando a dieta continha pouca fibra a camada de muco diminuiu significativamente, como mostrado na figura a seguir.

A suplementação de fibras prebióticas não aliviou o processo. Ou seja, suplementos não substituem uma alimentação saudável! Os pesquisadores também observaram que a colonização bacteriana também mudou nos animais que receberam dieta pobre em fibra, com maior prevalência de microorganismos que produzem enzimas que digerem glicoproteínas presentes na camada de muco. Com a redução do muco a inflamação da mucosa aumentou. 

Artigo: Mahesh S. Desai et al. A Dietary Fiber-Deprived Gut Microbiota Degrades the Colonic Mucus Barrier and Enhances Pathogen Susceptibility. Cell, November 2016 DOI: 10.1016/j.cell.2016.10.043

Fonte: NutriYoga.

Comentários