OS 9 BENEFÍCIOS DO AÇÚCAR DO COCO,QUE É MUITO MAIS SAUDÁVEL QUE O AÇÚCAR REFINADO

Açúcar de coco
O Açúcar de Coco É Mesmo Mais Saudável que o Açúcar Refinado?
Cada vez mais evidências estão provando que hábito de consumir açúcar é prejudicial à sua saúde. Pode causar inchaço, maltratar os seus dentes, pode desencadear acne e está ligado ao ganho de peso e doenças crônicas. Não é de admirar que as pessoas procurem alternativas mais saudáveis ao açúcar branco refinado. Mas o açúcar de coco é uma boa alternativa? É o que vamos analisar a seguir.
Vamos primeiro explicar como os dois são feitos. Para criar o açúcar branco refinado, a polpa de cana-de-açúcar é separada do caldo e, em seguida, o caldo é processado e aquecido até cristalizar. Para obter essa cor branca pura, muitas vezes é filtrado e branqueado com carvão de osso, por isso, se você é vegano, vale prestar atenção, pois seu açúcar pode não ser.
Já o açúcar de coco é feito cortando a flor do coqueiro. Quando a seiva líquida é coletada, ela é aquecida até a água ter evaporado, deixando o pó granulado cor de caramelo.
Embora seja um bônus o açúcar de coco ser menos processado, ele e o açúcar de cana são ambos adoçantes que consistem em frutose, glicose e sacarose. Ambos contêm quantidades semelhantes de frutose.
Muita frutose na dieta pode perturbar as funções metabólicas no fígado e está ligado à síndrome metabólica – uma condição de açúcar elevado no sangue, pressão alta, triglicerídeos elevados no sangue e obesidade.
Quanto ao índice glicêmico, uma medida da rapidez com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue (glicose), o açúcar branco tem um índice glicêmico de cerca de 63 e o açúcar de coco tem um índice glicêmico de 54.
O índice glicêmico de açúcar de coco retarda o pico de açúcar no sangue após o consumo em comparação com o açúcar de cana. Isso porque, ao contrário do açúcar branco, o açúcar de coco contém inulina, uma fibra solúvel e um prebiótico, o que pode diminuir a taxa de absorção na corrente sanguínea.
O açúcar branco oferece nutrição zero, e é por isso que é chamado de alimento de “calorias vazias”. Um benefício que o açúcar de coco tem sobre o açúcar branco é que ele oferece pequenas quantidades de vitamina C, potássio, magnésio, cálcio, zinco, ferro, cobre e fitonutrientes. Você teria que comer uma tonelada, no entanto, para obter esses nutrientes, o que praticamente anula o suposto benefício.
Outro ponto interessante é que o açúcar de coco não tem um sabor tão doce quanto o açúcar comum, então você teria que usar mais para obter a mesma quantidade de doçura que o açúcar comum.
No final das contas, não há muita diferença entre os dois açúcares – açúcar é açúcar! Embora nenhum açúcar seja saudável, se a escolha for entre açúcar de coco e o açúcar branco, o açúcar de coco parece ser menos ofensivo.
Se você ainda quiser trazer uma doçura ao cozinhar, experimente o eritritol (glicose fermentada de raízes vegetais e frutas). É um substituto natural de açúcar com zero caloria que tem gosto e medidas exatamente como o açúcar. Ele tem um sabor ligeiramente fresco, mas é definitivamente doce, cetônico, fácil de digerir e vale a pena tentar se você quiser evitar o açúcar branco e o de coco.

Fonte:https://www.mundoboaforma.com.br/o-acucar-de-coco-e-mesmo-mais-saudavel-que-o-acucar-refinado/#ep1p8RKj9S37GBpY.99


Açúcar de coco


9 Benefícios do Açúcar de Coco – Como Fazer, Receitas e Dicas


Com o aumento do consumo de produtos ricos em açúcares, como os alimentos industrializados ricos em xarope de frutose, houve também um crescimento expressivo de muitos problemas na sociedade. Os índices de excesso de peso, obesidade e as taxas de doenças como a diabetes tipo 2 só estão crescendo nos últimos anos, levantando muitos questionamentos sobre as consequências do uso abusivo de alimentos contendo altas doses de açúcar.
Na busca por alternativas mais saudáveis, diversas pesquisas estão sendo realizadas para encontrar produtos que tenham o mesmo poder adoçante do açúcar tradicional, mas que não causem tantos danos à saúde. Entre os diferentes alimentos disponíveis atualmente no mercado, está o açúcar de coco.
Conheça, a seguir, diversos benefícios do açúcar de coco, saiba como fazer para utilizar este alimento no dia a dia, aprendendo algumas dicas de receitas e veja também as vantagens do açúcar de coco para diabéticos.

O que é o açúcar de coco?

O açúcar de coco é um produto obtido através da seiva do coqueiro, que passa por um processo de aquecimento para retirada da água até que este seja totalmente desidratado. No final do processo, sobram muitos cristais de açúcar, que formam o produto final do açúcar de coco. Este produto é totalmente natural, pois não passa por nenhum processo de refino e também não há adição de conservantes. 
O açúcar de coco é considerado um dos melhores substitutos disponíveis atualmente no mercado para o açúcar tradicional de cana. Ele é bastante nutritivo, contendo diversas vitaminas, entre elas as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), sendo rico em vários minerais, tais como o potássio, o zinco, o ferro e o magnésio, além de possuir baixo índice glicêmico, com valor em torno de 35.
O açúcar branco tradicional possui alto índice glicêmico, com valor em torno de 90, causando a liberação rápida da insulina na corrente sanguínea e podendo aumentar os riscos de se desenvolver doenças como a diabetes, além de aumentar os índices de excesso de peso e obesidade. Os alimentos com baixo índice glicêmico como o açúcar de coco são liberados e absorvidos lentamente, auxiliando no controle da insulina.
Por este e outros vários motivos, o açúcar de coco é uma opção prática e saudável para ser inserida no dia a dia em qualquer receita, além de ter um preço acessível.

Quais os principais benefícios do açúcar de coco? 

Há muitos benefícios do açúcar de coco em relação a outros alimentos com poder adoçante, possuindo muitos nutrientes em sua composição, contribuindo para pessoas que precisam controlar o peso ou que somente estejam em busca de uma alimentação mais nutritiva e saudável.
Conheça abaixo 9 benefícios do açúcar de coco e aprenda como fazer para utilizar este alimento na sua dieta:

1. Ajuda no controle da glicemia

O açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, ou seja, ele entra de forma mais lenta na corrente sanguínea, evitando a rápida liberação de insulina e ajudando a controlar as taxas de glicose no sangue. No caso do açúcar simples refinado, que tem alto índice glicêmico, a entrada do açúcar no sangue é rápida e isto pode causar uma liberação excessiva de insulina e, com o passar do tempo, pode causar um quadro inicial de diabetes.
Devido ao controle da glicemia, o açúcar de coco para diabéticos pode ser uma opção no lugar do adoçante. Neste caso, porém, deve sempre haver a orientação de um médico antes que seja feita qualquer modificação na alimentação do paciente.

2. Ajuda no controle da saciedade

Os alimentos ricos em açúcar refinado contêm alto índice glicêmico e, quando chegam à corrente sanguínea de forma rápida, o pâncreas libera a insulina, e com a retirada da glicose, as taxas de glicemia diminuem e há um aumento da sensação de fome.
Ao consumir alimentos com baixo índice glicêmico, como o açúcar de coco ou mascavo, esta liberação da insulina é menor e mais lenta, evitando os picos de fome e ajudando no controle da saciedade.

3. Auxilia no controle de peso

Os benefícios do açúcar de coco para quem precisa controlar o peso são inúmeros. O primeiro deles está relacionado ao fato dele evitar os picos de fome causados pelo açúcar refinado tradicional. Juntamente com o controle do apetite e da fome, há uma menor ingestão de alimentos e o total de calorias consumido no dia passa a ser menor.
Outra questão está relacionada à liberação da insulina. Este hormônio é um dos grandes responsáveis pelo acúmulo de gordura no organismo. Logo, ao se utilizar o açúcar de coco haverá menor liberação da insulina e o corpo terá menor propensão a acumular gordura em excesso.
Vale lembrar que, apesar do açúcar de coco ter índice glicêmico menor do que o açúcar refinado, ele contém, aproximadamente, a mesma quantidade de calorias que o açúcar tradicional e que, portanto, não se deve fazer um consumo de grandes quantidades do mesmo.

4. É mais saudável que outros açúcares

Um dos grandes questionamentos em relação dos produtos refinados, como o açúcar branco, é a utilização de produtos químicos durante o processo de refino, causando não somente a retirada de muitos nutrientes do alimento, como também trazendo substâncias com potencial agressivo à saúde.
O açúcar de coco ou mascavo não passam por esse processo, e portanto, além de manter muitos nutrientes em sua composição, deixando-o mais nutritivo, ele também não contém as substâncias com potencial nocivo, além de não serem utilizados aditivos na sua fabricação.

5. Auxilia no ganho de massa muscular

Há benefícios do açúcar de coco também para quem deseja ganhar massa muscular. Muitas vezes, nas dietas para hipertrofia, há uma restrição dos alimentos ricos em carboidratos, pois estes podem contribuir para o aumento excessivo das camadas de gordura. No caso do açúcar de coco, o controle da taxa de glicemia é maior e há menor liberação da insulina, evitando-se assim o aumento da gordura corporal.
Além disso, o açúcar de coco é rico em potássio e este mineral é fundamental para auxiliar nos processos de contração e relaxamento dos músculos, auxiliando na redução das dores e câimbras provenientes dos treinos e de atividades físicas regulares. O potássio também participa do processo de síntese de proteínas, acelerando, assim, a recuperação muscular e o crescimento das fibras, ajudando no ganho de massa muscular.

6. Evita a retenção de líquidos

O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar refinado ou sal pode aumentar, consideravelmente, a quantidade de líquidos retidos no organismo, causando, inclusive, o aumento de peso corporal e de medidas. Com o uso do açúcar de coco, haverá menor retenção de líquidos, pois a glicose é liberada de forma mais lenta.
Além disso, este açúcar é rico em potássio, que é um mineral fundamental para auxiliar no equilíbrio de líquidos no organismo, promovendo o controle da quantidade correta de água dentro das células. Enquanto o sódio age retendo líquidos, o potássio auxilia na eliminação da água.

7. Melhoram a saúde do sistema nervoso

Entre os muitos benefícios do açúcar de coco estão a melhoria de diversas funções do organismo, entre elas as funções do sistema nervoso. Este alimento é rico em vitaminas do complexo B, como a tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3) e a piridoxina (vitamina B6).
Essas vitaminas auxiliam na formação das fibras nervosas e dos neurotransmissores, melhorando, assim, a troca entre os neurônios e promovendo uma melhoria na saúde do sistema nervoso e auxiliando na manutenção das funções cognitivas de concentração, foco e memória.

8. Melhora a saúde da flora intestinal

O açúcar de coco possui em sua composição uma fibra chamada de inulina. Esta fibra é considerada prebiótica, ou seja, ela auxilia na nutrição das bactérias benéficas à saúde e que estão presentes no intestino. Entre os benefícios do açúcar de coco que vêm da inulina está a diminuição dos riscos de câncer no intestino, pois ela ajuda a manter a flora intacta e impede o crescimento de células cancerígenas.

9. Fortalece o sistema imunológico

Outra grande vantagem da fibra inulina é que, ao proteger e melhorar o desenvolvimento das bactérias benéficas do intestino, ela também ajuda a fortalecer o sistema imune, pois evita o desenvolvimento de bactérias nocivas e que possam causar doenças.

Receitas com o açúcar de coco 

1. Nutella Saudável
Ingredientes: 
  • 2 xícaras de avelã;
  • 1 ½ xícaras de chocolate sem açúcar já derretido;
  • 1/3 de xícara de açúcar de coco;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha.
Preparação:
Coloque as avelãs em uma assadeira e leve ao forno para assar por 10 a 12 minutos em 400 graus. Após esfriar, esfregue as avelãs entre si para retirar a pele. Coloque as avelãs e o açúcar de coco em um processador para obter uma pasta cremosa e homogênea. Acrescente o chocolate, o óleo de coco e a baunilha. Deixe na geladeira e sirva quando estiver frio.
2. Bolo de Coco
Ingredientes:
  • 1 1/2 xícara de açúcar de coco;
  • 4 ovos;
  • 1/2 xícara de óleo de coco;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 1/2 xícara de leite;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • coco ralado a gosto.
Preparação:
Bata as claras em neve e separe. Em outro recipiente coloque a farinha e acrescente o açúcar e o sal, misturando bem. Acrescente as gemas e o óleo de coco, misturando até que fique homogêneo. Coloque junto a esta mistura as claras em neve e o fermento. Em uma forma untada, despeje a massa e acrescente o coco ralado a gosto por cima. Asse em forno à 180 ºC por 30 minutos.

Onde comprar e qual o preço do açúcar de coco?

Para descobrir onde comprar o açúcar de coco é bastante simples, pois este produto é facilmente encontrado em supermercados e lojas especializadas de produto naturais. Ele é vendido em embalagens de vários tamanhos e seu preço pode variar de R$10,00 e R$ 30,00 por unidade.

Fonte:https://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-do-acucar-de-coco-como-fazer-receitas-e-dicas/#W7kY7E9sOMPIAmfF.99


Comentários