SAÚDE INTESTINAL: PEQUENOS CUIDADOS,UMA ENORME DIFERENÇA

Saúde intestinal: Pequenos cuidados,uma enorme diferença.

Intestino e fezes. Sem tabu ou constrangimento

por Elaine Silveira

Captura de tela 2016-05-25 10.28.07

Problemas intestinais exercem impacto significativo em muitos aspectos na vida das pessoas, seja no trabalho, vida social e relacionamentos. Uma alimentação inadequada,  estresse físico e emocional e atividades sedentárias dificultam o processo natural da digestão, interferindo diretamente no funcionamento intestinal. Se o intestino não funciona bem, é uma porta de entrada para vários problemas de saúde. Tão ou mais importante do que aquilo que você come é o que você absorve. É o que você absorve que leva seu organismo a um estado de saúde ou inflamação, alergias e doenças. E essa absorção se dá nos intestinos.
O intestino tem seu próprio sistema nervoso autônomo, com uma rede de 100 milhões de neurônios. Por isso ele já foi chamado de Segundo Cérebro e O Cérebro Desconhecido, tema de dois livros publicados. O intestino produz 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser um grande produtor do hormônio do crescimento, um importante aliado contra o envelhecimento. Não bastasse isso,  você sabia que 95% da serotonina são produzidas e armazenadas nos intestinos? A serotonina é um neurotransmissor que participa de importantes funções, entre elas a regulação do sono, humor, sensação de saciedade. Mas para isso, precisamos de nossos intestinos bem cuidados dando-lhe adequadas condições para o exercício de sua função.
Você sabia que uma leve alteração emocional também pode interferir em todo o movimento dos intestinos? Embora a depressão seja uma doença multifatorial, o intestino exerce grande influência na saúde emocional. Mesmo as doenças chamadas de psicológicas têm sua origem na hiper acidez orgânica. que corrói as membranas celulares, atingindo as células.
Por essa razão, há casos em que a depressão, irritabilidade e nervosismo desaparecem quando a pessoa libera seus refugos internos. Isso faz muito sentido não é? Também já se verificou relação entre a Síndrome do Cólon Irritável com transtornos de ansiedade e depressão. A palavra enfezada representa isso muito bem. O que seria pra você uma pessoa enfezada? Seria uma pessoa cheia de Fezes? Ou irritada? Ou ambas as coisas, sendo uma consequência da outra?

Tenha uma ideia do que você pode estar acumulando em seu organismo devido ao mal funcionamento intestinal

Placas mucoides retiradas durante sessões de Hidrocolonterapia
Pequenas mudanças que fazem toda diferença para ter um intestino saudável
 Comece o dia bebendo um copo de água morna com 1 colher de vinagre de maçã orgânico e 1 limão espremido. Beba bastante água ao longo do dia. Todos sabem que alimentos com fibras são fundamentais para a formação e eliminação do bolo fecal, mas o consumo de fibras pede adequada ingestão de água, senão ao invés de ajudar podem piorar ainda mais o trânsito intestinal ressecando as fezes.
 Há 3 anos a OMS relatou um órgão virtual, chamado microbiota intestinal, a variada comunidade de bactérias que vivem em nossos intestinos, dada a importância de todo esse sistema no equilíbrio do corpo. Não é de se espantar considerando que há mais bactérias no trato digestório do que células no corpo. Cada vez fica mais evidenciado que a microbiota sustenta as principais funções vitais do organismo. Um estudo feito no Instituto Tecnológico da Califórnia (CalTech) mostrou que as diferentes bactérias que vivem no intestino humano podem ter relação direta com o desenvolvimento do Parkinson. Está surpreso? É isso mesmo, o Mal de Parkinson pode começar no intestino, não no cérebro.
Entre os alimentos probióticos o Kefir é o mais completo para colonizar o intestino e manter o equilíbrio da flora intestinal. Nos grãos de kefir vivem 37 tipos de bactérias e leveduras, microrganismos simbióticos envolvidos em uma matriz de proteínas, lipídios e açucares que resultam em uma bebida probiótica fermentada, de alto valor nutricional e um grande aliado da saúde intestinal.
O Programa “Trust me, I’m a Doctor” fez um programa na Escócia com 3 grupos de voluntários divididos em 3 alimentos indicados para os intestinos: Um grupo ingeriu produtos probióticos vendidos em supermercados, o outro grupo consumiu Kefir e o terceiro grupo incluiu na dieta alimentos com inulina, uma fibra probiótica (presente em alcachofra-de-jerusalém, raiz de chicória, cebola, alho e alho poró). A mudança mais efetiva foi observada no grupo que consumiu o kefir, com aumento de Lactobacillalles, bactéria extremamente benéfica para os intestinos. Em análise laboratorial em várias bebidas probióticas fermentadas, realizada pela Universidade de Roehampton, observou-se que o Kefir possui uma variedade muito maior de bactérias saudáveis com relação aos produtos comerciais.
Há variedades de grãos de Kefir que são cultivados na água e no leite e, além destes, também tem a Kombucha. Cuidar de kefir e kombucha em casa dá trabalho, mas vale a pena, seu intestino e saúde agradecem. Além de tomar o kefir, enemas de retenção de kefir para disbiose intestinal, ajudando a recolonizar a microbiota.
Os grãos de colônias de Kefir e scoby de kombucha podem ser obtidos de doadores. Há sites específicos, universidades e várias maneiras de se obter. Coloque a palavra Kefir no facebook e você encontrará várias comunidades de pessoas dispostas a doar Kefir.
(fotos das páginas das comunidades do Facebook Pais e Mães de KefirKefir de Água e Kombucha Probióticos Veganos; e Kombucheiros Brasil)
A microbiota intestinal tem tomado tamanha importância que profissionais já fazem uso de implante de microbiota para tratamentos de diversas doenças e também emagrecimento, pois já se observou diferenças na microbiota de pessoas magras e obesas, saudáveis e doentes.
 A maçã, afinal, prende ou solta o intestino? Sem casca ela prende, mas com casca favorece as funções intestinais pois a casca contém pectina, fibra probiótica que favorece a eliminação e o processo de fermentação e colonização dos lactobacilos. No entanto, a maçã está no topo da lista dos alimentos mais contaminados por pesticidas. Opte sempre por maçãs orgânicas.
 Alimentos fermentados produzem micróbios benéficos que são extremamente importantes para a saúde humana,  equilibram sua flora intestinal, favorecem a desintoxicação orgânica e fortalecem a imunidade.
Uma sugestão para casos de constipação é fazer uma mistura de linhaça e ameixa e deixar de molho em um copo com água durante a noite. No dia seguinte bata esta mistura e consuma uma a duas colheres por dia.
 A posição sentada no vaso sanitário não favorece o trânsito intestinal e, muito pelo contrário, comprime o reto dificultando o processo de evacuação. Então, ao se sentar no vaso sanitário preste atenção à posição correta para não comprimir a porção final do intestino grosso. Veja a posição correta para deixar o músculo puborretal relaxado. Esse músculo ajuda a controlar a eliminação durante a evacuação. Na Universidade de Stanford (Stanford University Pélvic Floor Clinic), ficar de cócoras ao evacuar é recomendado a todos os pacientes com problemas no cólon. Mas todos devem ficar nesta posição ao evacuar, formando um ângulo de 35 graus, posição anatômica mais favorável.
 Outro aspecto importante é que o intestino gosta de rotina. Procure estabelecer um horário para ir ao banheiro. Esta regularidade cria uma Memória Intestinal. Por isso é muito importante você atender ao chamado do intestino. Uma pessoa que prende, segura as fezes em situações como por constrangimento em usar um banheiro, acabará ficando com intestino preso. O intestino é considerado o Segundo Cérebro pois é o único órgão capaz de executar suas funções independente do Sistema Nervoso Central. Ou seja, os intestinos “pensam”. Ao segurar as fezes com frequência o cérebro “intestinal” entenderá que esta não é uma função importante e a pessoa perde a sensibilidade e deixa de receber os comandos que sinalizam a necessidade de ir ao banheiro.
Devido à coloração e aspecto, as fezes indicam alguma possível patologia ou desarranjo:
Captura de tela 2016-05-27 16.09.29
Captura de tela 2017-08-17 14.35.13
 Sedentarismo, má postura e a falta de exercícios também prejudicam a motilidade intestinal. Faça você mesmo regularmente, encaixando em sua rotina essas práticas de yoga para os intestinos:
Slide2
 Cuidado com a automedicação e uso excessivo de laxantes e medicamentos como antibióticos e anti inflamatórios que podem levar à disbiose intestinal, que é o desequilíbrio entre os micro-organismos benéficos e patogênicos da flora intestinal. Os laxantes também causam dependência e irritam a mucosa. A disbiose leva à inflamação e permeabilidade intestinal, absorção de toxinas e ao desenvolvimento de várias doenças.
 Não se pode afirmar quais são os melhores alimentos para a saúde intestinal porque cada indivíduo é único e os exames de DNA cada vez confirmam mais isso. O ideal é você fazer um exame de DNA para detectar sensibilidade a alimentos. Um é mais sensível ou intolerante à lactose, o outro ao glúten, o outro não assimila essa ou aquela vitamina, De maneira generalizada, os alimentos amigos dos intestinos são o alho, limão, cúrcuma, gengibre, clorofila, agrião, brócolis, couve, couve de Bruxelas, couve flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho, rúcula, brotos, cebola, chá verde (nada de caixinha, nada embalado. Nem precisamos falar dos inimigos dos intestinos, entre eles os açúcares, adoçantes, cereais refinados, glúten, corantes, conservantes, álcool (irritante da mucosa, diminui a absorção de vitaminas e minerais, aumenta o risco do câncer em 200 vezes se associado ao cigarro).
 Procedimentos naturais como as lavagens intestinais, tanto os enemas como a hidrocolonterapia, têm sido efetivos no restabelecimento das funções intestinais. De uma maneira mais efetiva, além de limpar de todos os detritos retirando material acumulado durante anos, a hidrocolonterapia tem também uma ação a longo prazo. Ao estimular a motricidade do cólon, ela o reeduca de maneira a lhe permitir exercer corretamente sua função excretora. Essa ginástica da musculatura é um dos efeitos mais efetivos da hidroterapia do cólon. Saiba mais em www.hidrocolon.com.br

Sugestão de leitura:
  • Bourrie, Benjamin C. T., Benjamin P. Willing, and Paul D. Cotter. “The Microbiota and Health Promoting Characteristics of the Fermented Beverage Kefir.” Frontiers in Microbiology 7 (2016): 647. PMC. Web. 2 June 2017.
  • Seven-Day Brown Rice Regime + Rectally Injected and Retained Kefir-Grain Implants. A Natural Protocol for Correcting Irritable Bowel Disease. http://users.sa.chariot.net.au/~dna/IBD/
  • Teste indica as comidas que melhoram a flora intestinal. http://www.bbc.com/portuguese/geral-38770829?SThisFB
  • Witthuhn RC, Cilliers A, Britz TJ. Evaluation of different preservation techniques on the storage potential of Kefir grains. J Dairy Res. 2005 Feb;72(1):125-8.
  • Sampson TR et al. Gut Microbiota Regulate Motor Deficits and Neuroinflammation in a Model of Parkinson’s Disease. Cell. 2016 Dec 1;167(6):1469-1480.e12. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.cell.2016.11.018
  • Ianiro GBibbò SGasbarrini ACammarota G. Curr Drug Targets. 2014;15(8):762-70. Therapeutic modulation of gut microbiota: current clinical applications and future perspectives. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24909808
  • Bourrie, Benjamin C. T., Benjamin P. Willing, and Paul D. Cotter. “The Microbiota and Health Promoting Characteristics of the Fermented Beverage Kefir.” Frontiers in Microbiology 7 (2016): 647. PMC. Web. 2 June 2017.
  • Prado, Maria R. et al. “Milk Kefir: Composition, Microbial Cultures, Biological Activities, and Related Products.” Frontiers in Microbiology 6 (2015): 1177. PMC. Web. 2 June 2017.
  • Hungin, A P S et al. “Systematic Review: Probiotics in the Management of Lower Gastrointestinal Symptoms in Clinical Practice – an Evidence-Based International Guide.” Alimentary Pharmacology & Therapeutics 38.8 (2013): 864–886. PMC. Web. 1 June 2017.
  • Whelan K. Probiotics and prebiotics in the management of irritable bowel syndrome: a review of recent clinical trials and systematic reviews. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2011;14:581–7.
  • Sommer F., Backhed F. The gut microbiota—masters of host development and physiology. Nat Rev Microbiol. 2013;11:227–238.
  • Petersen, Charisse, and June L Round. “Defining Dysbiosis and Its Influence on Host Immunity and Disease.” Cellular Microbiology 16.7 (2014): 1024–1033. PMC. Web. 31 May 2017.
  • DeGruttola, Arianna K. et al. “Current Understanding of Dysbiosis in Disease in Human and Animal Models.” Inflammatory bowel diseases 22.5 (2016): 1137–1150. PMC. Web. 31 May 2017.
  • Namkung, Jun, Hail Kim, and Sangkyu Park. “Peripheral Serotonin: A New Player in Systemic Energy Homeostasis.” Molecules and Cells 38.12 (2015): 1023–1028. PMC. Web. 29 May 2017.
  • Jenkins, Trisha A. et al. “Influence of Tryptophan and Serotonin on Mood and Cognition with a Possible Role of the Gut-Brain Axis.” Nutrients 8.1 (2016): 56. PMC. Web. 29 May 2017.
  • Abraham, Antony D., Kim A. Neve, and K. Matthew Lattal. “Dopamine and Extinction: A Convergence of Theory with Fear and Reward Circuitry.” Neurobiology of learning and memory 0 (2014): 65–77. PMC. Web. 30 May 2017.
  • Bromberg-Martin, Ethan S., Masayuki Matsumoto, and Okihide Hikosaka. “Dopamine in Motivational Control: Rewarding, Aversive, and Alerting.” Neuron 68.5 (2010): 815–834. PMC. Web. 30 May 2017.
© Elaine Silveira, unicidade.org, 2016. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado à Elaine Silveira, elainesilveira.wordpress.com, com direção adequada e específica para o conteúdo original Saúde intestinal, pequenos cuidados, enorme diferença..
Captura de tela 2016-05-25 11.11.56

Comentários