ISOTÔNICOS E ENERGÉTICOS PARA ATLETAS: RISCOS E BENEFÍCIOS

mulher bebendo energetico (Foto: Getty Image)

Riscos e benefícios: termogênicos, isotônicos e energéticos para atletas


Por 

Existem inúmeros produtos no mercado das bebidas e suplementos nutricionais que muitas vezes causam confusão e até medo do consumidor


Existem inúmeros produtos no mercado das bebidas e suplementos nutricionais que  muitas vezes causam confusão e até medo do consumidor, fruto da falta de informação correta. Dentre os inúmeros exemplos que poderíamos utilizar para ilustrar esta situação podemos destacar três produtos muito comuns: bebidas energéticas, bebidas esportivas ou isotônicos e substâncias ou suplementos chamados de termogênicos.

Energéticos: Os energéticos são os produtos que  inicialmente eram conhecidos somente como as  bebidas consumidas associadas ao consumo de álcool, e que posteriormente passaram também a ser associadas às atividades esportivas. Na verdade, apesar das polêmicas criadas, não existe nada de perigoso em sua composição, desde que não se abuse do seu consumo.
Os energéticos têm em sua composição um carboidrato que é a glucoronolactona, um aminoácido que é a taurina, um estimulante que é a cafeína e vitaminas do complexo B. Destes elementos o único que inspira necessidade de controlar o consumo é a cafeína por ser um estimulante. No entanto em uma latinha do produto existem cerca de 80 mg de cafeína, a mesma quantidade de duas xícaras de café expresso. Nada “perigoso”  portanto. O perigoso é misturar energético com álcool.
Termogênicos: Os produtos chamados de termogênicos é que precisam ser vistos com cuidado. Alguns produtos denominados de termogênicos contém a própria cafeína, que é permitida, desde que não se abuse do seu consumo. O problema é a possibilidade de alguns produtos comercializados à revelia do controle da ANVISA conterem efedrina, que é proibida em suplementos nutricionais. Esta substância é perigosa para a saúde. Ela estimula o metabolismo por um efeito no sistema nervoso que causa dependência, podendo também causar arritmias cardíacas. Por seu efeito de acelerar o metabolismo, pode promover redução de peso corporal, tanto de massa gorda como de massa magra, entretanto, quando seu consumo é interrompido, existe de imediato um efeito rebote, e invariavelmente o peso perdido é recuperado. Evite o consumo de qualquer produto que contenha efedrina.

Isotônicos: Os isotônicos ou bebidas esportivas são bebidas com sais minerais (sódio e potássio), carboidratos (açúcares) além de água. Nada que contra-indique seu consumo por crianças ou idosos como algumas informações erradas que são muitas vezes divulgadas. Apesar de ser uma bebida concebida para praticantes de atividades físicas, nada impede que seja bebida para saciar a sede como se fosse um refrigerante. Não existe nenhum risco de causar pedras nos rins, que é outro “terrorismo” que circula por aí.
A informação correta é a maneira mais importante de preservar sua saúde !
mulher com bebida energética isotônico (Foto: Agência Getty Images)Bebidas energéticas quando combinadas com álcool viram um coquetel perigoso (Foto: Getty Images)

Bebida energética: consumo com álcool é coquetel perigoso à saúde


Por 

Nutricionista alerta para a utlização do produto, criado para incrementar
a resistência física, além de aumentar o estado de alerta e evitar o sono


As bebidas energéticas são legisladas pela RDC 273, de 2005, que as caracterizam como compostos líquidos prontos para consumo. A lei permite as denominações “bebida energética” ou “energy drink”, porém não permite expressões como: “energético”, “potencializador”, “melhora de desempenho” ou “estimulante". Não é recomendado o consumo com bebida alcoólica e crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades devem consultar o médico antes de consumir o produto.

As bebidas energéticas foram criadas para incrementar a resistência física, proporcionar reações mais rápidas, aumentar o estado de alerta mental, evitar o sono, proporcionar sensação de bem estar, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substancias nocivas ao corpo. É muito utilizado por jovens, atletas, motoristas e caminhoneiros.
Este consumo, quando associado às bebidas alcoólicas, se transforma em um coquetel perigoso para a saúde, podendo desencadear uma série de transtornos como convulsões, arritmias e morte súbita. Por outro lado, as bebidas energéticas parecem retardar os efeitos depressores e de sonolência do álcool, levando ao consumo de mais bebidas alcoólicas.

As propriedades
A taurina é um aminoácido que, nos seres humanos, é tanto biossintetizada quanto ingerida em dieta normal. Pode ser encontrada em frutos do mar, aves e carnes bovinas. Estudos científicos apontam para diversos efeitos fisiológicos do aminoácido como detoxificação de metais pesados e no sistema nervoso central. Dessa forma, como uma melhora na resposta hormonal acaba caracterizando melhor performance em atletas. Estudos demonstram que a suplementação oral desta substância aumenta significativamente a frequência cardíaca após uma sobrecarga física.
A glucoronolactona é um tipo de carboidrato biossintetizado a partir da glicose, podendo ser encontrado também no vinho tinto, cereais, maçãs e pêras. É essencial para a desintoxicação e metabolismo de ampla variedade de xenobióticos e medicamentos, via conjugação no fígado, que são excretados na urina.
O inositol é um isômero da glicose encontrado na forma livre, na forma de fosfolipídeo e em formas fosforiladas, conhecido como ácido fítico. É encontrado e amplamente distribuído na dieta humana, tanto em fontes vegetais quanto animais. Encontra-se nas membranas celulares e nas lipoproteínas plasmáticas.
A cafeína é uma das principais xantinas. No sistema nervoso central, as xantinas aceleram a cognição, aumentam a resistência física, diminuem a fadiga e aumentam o estado de vigília. A bebida também é capaz de acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, resultando em cãibras e a longo prazo a osteoporose, tem alto poder de provocar dependência.
As bebidas energéticas não possuem a mesma função e eficácia das bebidas isotônicas. Estas bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos têm a função de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos que costumam ser perdidos, principalmente, através do suor, durante atividades físicas intensas, como corridas competitivas acima de uma hora.

Confira a composição nutricional do energético:
- Inositol: máximo 20 mg/100 ml
- Glucoronolactona: máximo 250 mg/100 ml
- Taurina: máximo 400 mg/100 ml
- Cafeína: máximo 35 mg/100 ml
- Álcool etílico: máximo 0,5 ml/100 ml

Quando as bebidas esportivas e os géis de carboidratos são necessários?


Por 

Soluções de glicose com minerais não substituem o consumo de água e só devem ser ingeridas quando a prática esportiva é intensa e de longa duração


homem bebe água eu atleta  (Foto: Getty Images)
Bebidas esportivas não substituem a água, mas evitam fadiga em treinos intensos. (Foto: Getty Images)
Quando e por quem devem ser utilizadas?
As bebidas esportivas ou soluções de glicose com minerais são indicadas para atletas e indivíduos que praticam exercício de resistência com duração acima de 1 hora ou de alta intensidade, em ambientes com temperatura elevada e alta umidade.
Os estoques de glicogênio muscular hepático são limitados e precisam ser repostos através da alimentação e em alguns casos com a suplementação pelas soluções de carboidratos. A fadiga que ocorre em exercícios prolongados ou de alta intensidade está associada com baixos estoques depleção de glicogênio muscular, hipoglicemia e desidratação.
Funções da suplementação com soluções de glicose e minerais:
- Repor água e sais minerais perdidos pelo suor durante a prática esportiva;
- Fornecer quantidade de carboidrato aos músculos para retardar a fadiga;
- Repor água e minerais perdidos pelo suor, permitindo que os atletas possam praticar sua atividade por mais tempo e prevenindo a queda da performance;
- Favorecer a rápida recuperação;
Reidratar, prevenindo a desidratação.
Bebidas e Géis
As soluções são encontradas na forma de bebidas com 4 a 8% de carboidratos, sendo desenvolvidas com inúmeras combinações de carboidratos: glicose purafrutose; mistura de glicose e frutose (sacarose); carboidrato complexo derivado do milho; maltodextrina ou a combinação desses carboidratos.
Os géis de carboidratos são carboidratos altamente concentrados, fácil de serem transportados, sendo utilizados com a mesma utilidade das bebidas esportivas, mas precisam ser utilizados com água.
Os minerais adicionados as bebidas ou géis de carboidratos são fundamentais em exercícios de endurance acima de 3 horas de duração. Normalmente são utilizados sódio e potássio.
Ingestão de carboidrato e redução dos níveis de cortisol
Um estudo realizado na Appalachian State University dividiu 2 grupos de maratonistas em corrida de alta intensidade em esteira por 2 horas e 30 minutos. Um grupo fez ingestão da solução com carboidrato e outro solução “placebo” (sem carboidrato) antes do exercício, a cada 15 minutos durante o exercício e no período de recuperação. Foram retiradas amostra de sangue dos corredores observando-se concentrações de cortisol (hormônio do estresse que suprime o sistema imunológico) mais baixas nos corredores que tinham ingerido a solução com carboidratos.
Atenção!
- As soluções de carboidratos não substituem a ingestão de água, devem ser utilizadas de acordo com o programa de treinamento.
- Trinta minutos antes da prática esportiva devemos ingerir 250 ml de água. Em atividades acima de 1 hora repor 400 a 800ml de água por hora.
- O consumo inadequado das soluções de carboidratos pode prejudicar o controle de peso, a pressão arterial, diabetes e função renal.
- O programa alimentar deve conter quantidades suficientes de carboidratos, combustível energético para a prática esportiva. Dietas com restrição de calorias e carboidratos pode reduzir a performance esportiva.
- A solução de glicose deve ser computada ao programa alimentar e ser utilizada como suplemento quando necessário, a alimentação é a base.

Nutricionista: 'Pico de ação da cafeína ocorre 20 minutos após sua ingestão'

Estudos mostram eficácia no uso de 3 a 6mg de cafeína\kg de peso antes do treino. Tem sido utilizada por ciclistas e corredores de média e longa distância


Café cafeína euatleta (Foto: Getty Images)
Bebidas com cafeína tem efeito estimulante e aumentam a performance do exercício (Foto: Getty Images)
cafeína tem sido amplamente utilizada como recurso ergogênico na prática esportiva com o objetivo de retardar a fadiga, ter efeito estimulante, aumento da performance em exercício de força e, principalmente, aeróbicos, além de aumentar a oxidação de lipídeos (mobilização\queima de gordura). Estudos mostram eficácia na utilização de 3 a 6 mg de cafeína\kg de peso corporal. O pico de ação da cafeína ocorre 20 minutos após a sua ingestão.
A cafeína (1,3,7 trimetilxantina) é um derivado da xantina com ação estimulante do Sistema Nervoso Central, entretanto não é considerada uma droga terapêutica e apresenta baixa indução a dependência de sua utilização.
Ela é encontrada naturalmente nos alimentos (caféchocolateguaranámate...), bebidas (refrigerantes), preparações e como suplemento nutricional, cápsula ou pó, principalmente em suplementos denominados “pré treinos e termogênicos”. Não possui valor nutricional.
  •  
PRODUTODOSECAFEÍNA
café expresso30ml75mg
café coado240ml108mg
café instantâneo240ml57mg
energético240ml76mg
chá verde240ml25 a 40mg
refrigerante de cola350ml35mg
guaraná350ml4mg
chocolate amargo25g5mg









Ainda assim, a cafeína é muito utilizada por atletas, principalmente ciclistas e corredores de média e longa distância, principalmente por ter sido removida da lista proibida da World Anti-doping Agency (Wada). Com o objetivo de melhora da performance a qualquer custo, altas doses de cafeína têm sido usadas. A ingestão de 10 a 15mg\kg, podem alcançar valores tóxicos e existem pessoas que são mais sensíveis do que outras.
Efeitos adversos: tremorinsônianervosismoansiedadeirritabilidadeelevação da pressãonáuseasdesconforto gastrointestinal e problemas estomacais (principalmente utilizada sozinha e em jejum). Superdosagem pode influenciar negativamente na performance de atleta.

A cafeína ajuda na performance, adia
a fadiga e facilita a quebra de gordura

Segundo nutricionista, o componente só deve ser evitado por cardíacos, hipertensos e pessoas com problemas de estômago ou dificuldade para dormir


cafeína é um componente químico presente no cafématechá verde e em bebidas a base de cola. Ela também passou a ser muito consumida por atletas, depois de atestados vários benefícios para a prática esportiva, como explica a nutricionista Patrícia Davidson.

Café bebida (Foto: Reprodução)
Um cafezinho antes do treino (Foto: Reprodução)

- A cafeína tem a capacidade de diminuir a percepção de esforço ao exercício físico, assim, a pessoa consegue fazer mais exercício porque tem a sensação de ser mais fácil do que realmente é - disse.

Benefícios já sentidos pelo professor de educação física Eduardo Santos, que toma café a qualquer hora do dia. Seja para dar aulas ou treinar, a xícara é companhia constante.

- Tomo vários cafés ao dia, principalmente antes dos treinos, tanto de ciclismo como de musculação – disse.

Segundo a nutricionista, os benefícios vão além, já que o componente retarda a fadiga ao poupar os estoques de glicogênio muscular. E se o objetivo do exercício é perder peso, o cafezinho dá uma ajuda a mais.

 Ela ajuda a quebrar o tecido de gordura, favorecendo a eliminação dos excessos e a perda de peso – constatou.

Mas esses benefícios são vetados para pessoas com problemas estomacais, cardíacos ou de pressão, além daqueles que enfrentam dificuldades para dormir. A nutricionista também alerta para evitar o exagero.

- É comum ver pessoas que tomam duas xícaras de café, depois passam para cinco, seis xícaras. O ideal é manter os efeitos benéficos sem se tornar dependente - finalizou.

Cafeína e seus efeitos: melhora da tolerância ao exercício prolongado

O efeito demonstrado foi o de aumentar a mobilização de gordura durante
a atividade física, preservando assim os estoques de glicogênio muscular


A cafeína é uma substância encontrada em certas plantas e usada para o consumo em bebidas, tanto na forma de infusão, como em refrigerantes e bebidas energéticas. Ela é também encontrada em alimentos como o chocolate, guaraná, cola, chá-mate e no cacau. O efeito mais conhecido da cafeína é o de ser um estimulante. De fato, esta substância possui a propriedade de atuar no sistema nervoso central aumentando o estado de alerta. O mecanismo de ação parece estar ligado ao estímulo da produção de dopamina que é um neurotransmissor responsável pela ativação de áreas do cérebro relacionadas à atenção.

Corrida maratona madrid eu atleta (Foto: Agência Reuters)Cafeína aumenta a mobilização de gordura, preservando estoque de glicogênio muscular (Foto: Reuters)

Os efeitos fisiológicos da cafeína, não se restringem ao mecanismo estimulante do sistema nervoso. A cafeína tem outros efeitos, e no coração, aumenta os batimentos cardíacos. Em doses muito elevadas pode inclusive causar arritmia cardíaca.
A cafeína é considerada como uma substancia com efeito ergogênico, ou seja, ela pode melhorar o desempenho físico. Este efeito sempre foi atribuído às suas propriedades estimulantes, acreditando-se que os benefícios fossem todos relacionados ao maior nível de atenção e alerta.
Recentemente, alguns estudos mostraram efeitos da cafeína na melhora da tolerância ao exercício prolongado. Neste caso, o mecanismo de ação proposto é outro. O efeito demonstrado foi o de aumentar a mobilização de gordura durante o exercício, preservando os estoques de glicogênio muscular.
A cafeína tem sido monitorada pelas entidades de controle antidoping. Até alguns anos atrás quando seu consumo ultrapassava um valor crítico, comprovado pelos seus metabólitos dosados na urina, o usuário era considerado dopado. Atualmente, o uso da cafeína é liberado.
O fato é que hoje ela é muito utilizada por atletas, mas existe preocupação com o abuso do seu consumo. Os trabalhos científicos que investigaram seus efeitos ergogênicos, relatam efetividade de doses em torno de 300 miligramas, entretanto existem relatos de utilização de doses de até 450 a 600 miligramas.
Para se ter uma ideia da quantidade de cafeína em algumas bebidas, sabemos que um café forte pode ter entre 70 e 100 miligramas. Uma lata de energético contém 80 miligramas de cafeína. A realidade é que a cafeína hoje é classificada pela ANVISA como suplemento nutricional, porém seu consumo deve ser controlado. Existe sempre o receio de exagero de dosagem, como também seu uso por indivíduos com contraindicação como cardiopatas e hipertensos.
A recomendação é sempre só utilizar com orientação profissional.

Cafeína ajuda a manter força muscular em idosos

Pesquisa realizada por universidade inglesa aponta que benefícios não foram detectados em jovens


corrida de rua café (Foto: Divulgação)
Cafeína age sobre o tônus muscular de idosos (Foto: Divulgação)

O consumo de cafeína ajuda a manter a força muscular em pessoas mais velhas. É o que aponta um estudo realizado em ratos por pesquisadores da Conventry University, da Inglaterra. De acordo com o levantamento, a substância age sobre o tônus muscular em dois diferentes músculos de adultos idosos. A mesma ação não foi detectada em cobaias mais jovens.
Para este estudo, os pesquisadores isolaram músculos de camundongos em diferentes faixas etárias, de jovens a idosos, e testaram sua performance antes e depois do tratamento com cafeína. Dois músculos que podem ser controlados voluntariamente foram observados: o diafragma, usado na respiração, e o extensor digitorum longus (EDL), músculo da perna usado na locomoção. Ambos tiveram melhor performance após o uso da substância.
Para o pesquisador Jason Tallis, que liderou o estudo, a cafeína pode ser usada com benefícios em pessoas mais velhas, para manter um estilo de vida saudável e preservar a saúde e a capacidade funcional
- Apesar do efeito reduzido em pessoas mais velhas, a cafeína ainda assim pode prover melhorias na performance - declarou Tallis ao jornal britânico "Daily Mail",
O declínio da força muscular, que ocorre com a chegada da idade, reduz também a qualidade de vida, fazendo com que as tarefas simples do dia a dia se tornem mais difíceis. O processo de como isso ocorre ainda não é muito conhecido, mas é fato que a preservação do tônus muscular é a chave para uma vida mais saudável.
O consumo de cafeína pode também estar relacionado com a melhora da atividade cerebral e da memória. No entanto, pesquisas anteriores mostram que o excesso dela pode atrapalhar na absorção do cálcio, um nutriente vital para suportar os ossos durante a terceira idade. A substância também pode aumentar temporariamente a pressão sanguínea, embora os efeitos a longo prazo ainda não sejam claros.

Cardiologista alerta para abuso do consumo de bebidas energéticas


Por 

Nabil Ghoraeyb mostra sua preocupação com os problemas do coração e revela campanhas de prevenção mostradas no Congresso em Barcelona


O Congresso que ocorreu em Barcelona no inicio de setembro, teve a presença efetiva de brasileiros. Além de ter a honra de participar da importante Comissão Especial Cientifica que avaliou mais de 15000 trabalhos científicos, cinco países foram selecionadas para formar uma Comissão Internacional de Prevenção Cardiovascular. Representando a Sociedade Brasileira de Cardiologia, nós formamos uma equipe, com o nosso presidente Angelo Amato de Paola, Claudio Gil de Araujo, Ricardo Contesini Francisco e Arthur Herdy, junto com Rússia, Índia, Japão e Itália.

bebendo energético euatleta (Foto: Getty Images)
Consumo exagerado de bebida energética gera preocupação entre os médicos (Foto: Getty Images)

Imaginem a satisfação em ver que a atividade física será a grande estrela do projeto de Prevenção. Num levantamento informal constatamos que o combate ao sedentarismo representado pelo exercício físico e esporte foram os temas mais abordados, com um senão: o excesso na intensidade e no volume desses exercícios, representaram as situações mais problemáticas e preocupantes pelo aparecimento frequente de danos cardíacos.
O diretor médico da Maratona de Londres e um dos Diretores das Olimpíadas de 2012, Dr. Sanjai Sharma, foi enfático em alertar sobre exageros principalmente em amadores, pouco ou totalmente despreparados e desinformados. Prática de provas longas necessita de orientação e avaliação de especialistas médicos, treinadores e nutricionistas, para que não ultrapassem os limites fisiológicos seguros.
Pesquisas surpreendentes
Uma das pesquisas surpreendentes apresentadas, veio da França, onde se demonstrou que o consumo do vinho diário só tinha real benefício se fosse associado à atividades físicas regulares. Um grave alerta sobre o consumo de energéticos chamou a atenção pela severidade das conclusões. O abuso de quantidades seguidas de energéticos nas baladas em Paris, entre janeiro de 2009 e novembro de 2012, foi avaliado por 15 especialistas em cardiologia, psiquiatria, neurologia e fisiologia. Os resultados foram semelhantes aos encontrados em outras pesquisas menores.
Separaram os últimos dois anos, e 257 casos de hospitalização foram relatados, sendo 212 deles estudados de modo bem detalhado. Distúrbios cardiológicos foram 95 e desses oito paradas cardíacas seguidas de morte, 46 com graves arritmias, 13 com sintomas de angina do peito e três com hipertensão arterial. Quanto a problemas psiquiátricos foram diagnosticados 74 casos e 57 neurológicos.
Concluíram que abusos de energéticos não devem de maneira nenhuma fazer parte do consumo habitual de esportistas em geral e o problema é que raramente usuários de energéticos o mencionam para o seu médico nas consultas de rotina, principalmente se teriam alguma sensibilidade para estimulantes a base de cafeína ou cardiopatia prévia.

Comentários