DIETA COM MUITO SAL ENFRAQUECE A IMUNIDADE,CONCLUI ESTUDO


Dieta com muito sal enfraquece a imunidade, conclui estudo ...

Consumir multo sal também enfraquece sistema imunológico (Foto: Creative commons)

Dieta com muito sal enfraquece a imunidade, conclui estudo

Cientistas alemães viram que o excesso de sal não é prejudicial só para a pressão arterial: ele também diminui a eficiência do sistema imunológico

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade máxima de sal que um adulto deve consumir por dia são 5 gramas — que corresponde a aproximadamente 1 colher de chá. Mas em muitos países esse limite é extrapolado. No Brasil, por exemplo, a ingestão diária é de 9,34 gramas, em média, segundo um estudo publicado em novembro de 2019 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O risco é principalmente desenvolver hipertensão, problema que pode levar a outras complicações, como infarto e derrame. Mas não só: segundo um estudo do Hospital Universitário de Bonn, na Alemanha, publicado na revista Science Translational Medicine,  o excesso de sal também pode comprometer o sistema imunológico.
Esse achado é curioso porque há estudos com ratos que apontam na direção oposta, sugerindo que uma dieta rica em sal pode ajudar em infecções por certos parasitas de pele. "Nossos resultados mostram que essa generalização não é precisa", enfatiza Katarzyna Jobin, principal autora do estudo, em comunicado.
Segundo os autores, o corpo mantém uma concentração de sódio constante no sangue e nos órgãos. Caso contrário, processos biológicos importantes seriam prejudicados na ausência do mineral. A única exceção é a pele: ela funciona como um reservatório de sal. É por isso que a ingestão adicional de cloreto de sódio funciona tão bem em algumas doenças dermatológicas.
Dieta com muito sal enfraquece a imunidade, conclui estudo ...
Consumir multo sal também enfraquece sistema imunológico (Foto: Creative commons)

Outras partes do corpo não são expostas ao sódio consumido com os alimentos. Isso porque ele é filtrado pelos rins e excretado na urina. Os rins têm um “sensor” de cloreto de sódio que ativa a função de excreção de sal. Como efeito colateral, esse sensor também faz com que os chamados glicocorticóides se acumulem no corpo e inibam a função dos granulócitos, o tipo mais comum de célula imunológica no sangue.
Essas células não atacam parasitas, mas sim bactérias. Se elas não fizerem isso em um grau suficiente, as infecções ocorrerão muito mais severamente. "Examinamos voluntários que consumiram 6 gramas de sal a mais do que a ingestão diária [recomendada pela OMS]", relata Christian Kurts, que também participou da investigação. Depois de uma semana exagerando na alimentação salgada, os cientistas coletaram sangue dos voluntários e examinaram os granulócitos. Os resultados mostraram que as células imunológicas lidaram muito pior com as bactérias.



Comentários