QUAIS OS PRÓS E CONTRA DO FEIJÃO?

 

Feijão maravilha (Foto:  Iara Venanzi)

Feijão maravilha (Foto: Iara Venanzi)

Quais os prós e contras do feijão?

Feijão engorda? Causa gases? A nutricionista Daniela Carvalho, da Clinica Conde, responde essas perguntas

Com arroz, na feijoada ou em outras receitas, um prato de feijão bem temperado é difícil receber um "não". No entanto, há quem diga que a leguminosa é um problema para quem está de dieta. Conversamos com a nutricionista Daniela Carvalho, da Clínica Conde, para esclarecer alguns mitos e verdades sobre esse grão:

1. O feijão engorda?
As pessoas criaram um medo e um terrorismo de que a tradicional combinação arroz com feijão engorda. Dentro de uma alimentação balanceada e equilibrada, o feijão em si não engorda, assim como qualquer outro alimento. Mas se caso a refeição seja composta, por exemplo, por arroz, feijão, farofabacon e um suco de laranja, a somatória de todos os alimentos pode sim engordar, devido ao excesso de carboidrato e gordura em uma única refeição. 

2. Feijão branco é mais saudável que o carioca? 
feijão branco, além de conter uma  quantidade um pouco maior de fibras, possui um composto chamado faseolamina que participa do processo de digestão de carboidratos, reduzindo sua absorção.

3. Deixar o feijão de molho realmente ajuda a evitar gases?
Sim, o feijão possui fibras não digestíveis, que quando vão para o intestino, são fermentadas e geram gases. E, sim, deixar de molho deixa sua digestão mais fácil: mantenha em um período de 48h e 72h, trocando a água a cada 4h. Esse procedimento também ajuda a reduzir substâncias como os fitatos, que dificultam a absorção de alguns nutrientes.

4. Comer feijão todos os dias no almoço e no jantar é essencial para a saúde?
Não, por que precisamos de diversidade de alimentos ricos em fitoquimicos, antioxidantesvitaminas e minerais. Além de feijão, outras leguminosas como lentilhagrão de bico e ervilha, todo com alto valor nutricional, podem substituir o feijão. O essencial é ingerir alimentos diversificados..

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/Saude/noticia/2021/04/arroz-e-feijao-motivos-para-nao-deixar-de-comer-na-dieta.html



Comentários