DIETA RICA EM GORDURA, COMIDA LIXO, INCLUINDO ALIMENTOS PROCESSADOS AFETAM O CÉREBRO E DÃO GANHO DE PESO

  

Dieta rica em gordura e comida lixo afetam o cérebro e dão ganho de peso

Comer alimentos gordurosos e junk food, como hambúrgueres e frango frito, pode deixá-lo acima do peso, mas de uma forma que afeta a saúde do cérebro .

De acordo com um estudo, comer junk food e seguir uma dieta rica em gordura reprograma seu cérebro . Isso pode reduzir sua capacidade de “regular o apetite e regular o consumo de calorias”.

Os pesquisadores esperam que suas descobertas possam um dia ser usadas para desenvolver uma pílula anti-obesidade que tenha como alvo os neurônios no cérebro. Os detalhes do estudo foram publicados no  The Journal of Physiology.

Hábitos alimentares e sinais cerebrais

De acordo com dados de estudos com animais, células chamadas astrócitos controlam um caminho químico para o intestino. Mas o novo estudo mostra que o consumo contínuo de alimentos gordurosos e açucarados interrompe esse elo crucial.

A Dra. Kirsteen Browning, principal autora do estudo da Penn State College of Medicine , explicou que a ingestão de calorias parece ser regulada a curto prazo pelos astrócitos.

Seguir uma dieta com alto teor de gordura ou alto teor calórico por pelo menos três a cinco dias tem o maior efeito sobre os astrócitos e aciona a via de sinalização normal para controlar o estômago. Eventualmente, os astrócitos parecem dessensibilizar a alimentos ricos em gordura.

Browning acrescentou que, após seguir uma dieta rica em gordura ou altamente calórica por 10 a 14 dias, os astrócitos não reagem e a capacidade do cérebro de regular a ingestão de calorias é perdida. Isso interrompe a sinalização para o estômago e atrasa o esvaziamento. (Relacionado: Consumir muito fast food pode causar danos cerebrais irreversíveis, alertam especialistas em saúde .)

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mais de 40% dos adultos americanos são obesos. Isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 .

Especialistas acreditam que aprender mais sobre o papel do cérebro e os complexos mecanismos que levam à gula pode ser usado para desenvolver terapias para tratar o ganho de peso .

Como uma dieta rica em gordura afeta a saúde do cérebro

Os astrócitos inicialmente reagem quando você come junk food, que então libera gliotransmissores.

Os gliotransmissores são substâncias químicas que estimulam os neurônios que garantem que o estômago “se contraia corretamente para encher e esvaziar em resposta ao alimento que passa pelo sistema digestivo”.

Quando algo inibe os astrócitos, interrompe a cascata. A diminuição das substâncias químicas sinalizadoras resulta em um atraso na digestão porque o estômago não enche e esvazia adequadamente.

Para o estudo, os pesquisadores usaram a observação comportamental para monitorar a ingestão de alimentos em mais de 200 roedores de laboratório alimentados com uma dieta normal ou rica em gordura por um, três, cinco ou 14 dias.

A observação comportamental foi combinada com técnicas farmacológicas e genéticas especializadas para atingir circuitos neurais distintos. Isso permitiu aos cientistas inibir especificamente os astrócitos em uma determinada região do tronco cerebral – a parte posterior que está conectada à medula espinhal.

Os cientistas então estudaram como os neurônios individuais se comportavam quando os animais estavam acordados. Eles relataram que, se o mesmo mecanismo ocorrer em humanos, a medicação pode ser usada para atingir o mecanismo com segurança se o tratamento não afetar outras vias neurais.

De acordo com Browning, são necessárias mais pesquisas para confirmar “se a perda da atividade dos astrócitos e do mecanismo de sinalização é a causa da alimentação excessiva ou se ocorre em resposta à alimentação excessiva”.

Ela acrescentou que a equipe de pesquisa quer descobrir se é possível reativar a aparente capacidade perdida do cérebro de regular a ingestão de calorias. Se for esse o caso, a pesquisa pode ser usada para desenvolver intervenções que possam ajudar a restaurar a regulação calórica em humanos.

Dicas para manter um peso saudável e melhorar seus hábitos alimentares

Se você come muita junk food e está preocupado com sua saúde, faça mudanças no estilo de vida  para diminuir o risco de desenvolver muitos problemas de saúde, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Dicas para uma alimentação saudável

  • Coma muitos vegetais diferentes , especialmente vegetais verde-escuros, vermelhos e alaranjados. Apontar para pelo menos três ou mais porções por dia.
  • Coma muitas frutas diferentes. Apontar para pelo menos duas ou mais porções por dia
  • Escolha pão e cereais integrais e ricos em fibras e coma de três a seis porções por dia. Reduza ou elimine carboidratos refinados ou processados. Isso significa que a maioria dos grãos em sua dieta deve ser grãos integrais.
  • Coma diferentes fontes de proteína com baixo teor de gordura, como feijão , ovos, aves sem pele, frutos do mar, carnes magras, nozes sem sal, sementes e produtos de soja. Se você come carne, coma carne branca pelo menos quatro vezes mais do que carne vermelha.
  • Limite a ingestão de gorduras saturadas e gorduras trans, como óleo parcialmente hidrogenado, tanto quanto possível.
  • Use óleos vegetais como azeite de oliva em vez de gorduras sólidas.
  • Reduza a ingestão diária de sal ou sódio. Se você tem mais de 50 anos ou tem  diabetes , hipertensão ou doença renal crônica, mantenha menos de 1.500 mg por dia.
  • Restrinja ou elimine junk food ou alimentos cheios de sódio e que contenham farinha branca refinada, gorduras sólidas ou gorduras trans e açúcares adicionados .
  • Beba leite sem gordura ou com baixo teor de gordura e escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura.
  • Restrinja ou elimine refrigerantes e outras bebidas com adição de açúcar que são cheias de calorias, mas contêm poucos ou nenhum nutriente.
  • Evite o álcool completamente. Se você ingere bebidas alcoólicas, faça-o com moderação.

Dicas para perder peso 

  • Mantenha-se hidratado e beba mais água.
  • Reduza o número de calorias que você come diariamente. Isso significa ter porções menores.
  • Elimine todas as bebidas com adição de açúcar de sua dieta. Você pode beber 100% de suco de fruta, sem açúcar, mas limite as porções a uma ou duas por dia.
  • Limite o tempo que você gasta em atividades sedentárias, especialmente assistindo TV. Em vez disso, gaste seu tempo livre trabalhando em hobbies, limpando a casa, trabalhando no quintal ou participando de atividades que você goste.
  • Faça atividade física moderada, como caminhar, andar de bicicleta, nadar ou usar máquinas de exercícios aeróbicos, por 30 a 60 minutos por dia, pelo menos cinco dias por semana.
  • Faça exercícios de fortalecimento e tonificação muscular pelo menos dois ou três dias por semana.

dicas de culinária

  • Evite alimentos fritos.
  • Ao comer carne, corte a gordura visível da carne e remova a pele das aves antes de cozinhar.
  • Escorra e descarte a gordura que escorre da carne durante o cozimento.
  • Asse, ferva, grelhe, escalfe ou asse peixes , aves e carnes magras.
  • Adicione pouca ou nenhuma gordura aos alimentos.
  • Cozinhe os legumes no vapor antes de comer.
  • Use ervas ou marinadas sem óleo para dar sabor aos alimentos.

Evite junk food e siga uma dieta balanceada para manter sua saúde geral.

Visite JunkFood.news  para saber mais sobre os efeitos adversos de maus hábitos alimentares.

Assista ao vídeo abaixo sobre  11 maneiras de melhorar seus hábitos alimentares .

Este vídeo é do  canal Natural News em Brighteon.com .

Mais histórias relacionadas:

Alimentos e bebidas “ultraprocessados” aumentam o risco de doenças e morte precoce; comer mais alimentos integrais é a chave para melhorar a saúde geral .

Corte o lixo: Comer junk food pode causar alergias alimentares .

Confira os ingredientes DESAGRADÁVEIS dos hambúrgueres Beyond Meat .

As fontes incluem:

StudyFinds.org

DHSS.Delaware.gov

UCSFHealth.org

Brighteon.com

Fonte:https://www.herbs.news/2023-02-07-high-fat-diet-junk-food-rewires-brain.html

Comentários