ALBUMINA OU WHEY PROTEIN? QUAL O MELHOR? VEJA AS DIFERENÇAS

 


Whey Protein ou Albumina podem ser consumidos em shakes e também no preparo de receitas  — Foto: Istock Getty Images

Whey Protein ou Albumina podem ser consumidos em shakes e também no preparo de receitas — Foto: Istock Getty Images


Albumina ou whey protein? Qual é o melhor? Veja diferenças

Nutricionista explica benefícios dos suplementos e ensina como podem ser consumidos no dia a dia

Por Karine Santos, para o EU Atleta

27/07/2023 19h45  Atualizado há 3 meses

 Whey protein e albumina são suplementos com grande quantidade de proteína na maioria das vezes recomendados para o ganho de massa muscular. Ambos contém importantes benefícios que auxiliam intensamente na rotina de treinos e também em dietas balanceadas. Enquanto a Albumina obtém proteínas a partir da clara do ovo, o Whey adquire proteínas a partir do soro do leite (em inglês, "whey"). Entenda as diferentes propriedades nutritivas dos suplementos e as vantagens de cada um deles.

Whey ou Albumina?

O Whey Protein possui alto valor nutricional devido à presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais. A nutricionista esportiva Stephanie Cardoso afirma que o Whey pode ser um excelente alimento para incluir no dia a dia de uma alimentação balanceada.

- Assim como incluímos o queijo e outros produtos derivados do leite com a vantagem de ser uma fonte de proteína prática para o dia a dia, podemos incluir o Whey Protein - afirmou Stephanie Cardoso.

Mas como o whey é preparado para consumo? A nutricionista explica que todas as proteínas do suplemento são obtidas por meio de processos industriais de pasteurização, filtração e microfiltração do soro. Além disso, é a quantidade de filtração e o tamanho dos filtros utilizados que vão estabelecer o tipo e a qualidade de cada produto obtido.

A forma comercial mais vendida no mercado é a que possui a apresentação final em pó parecido com leite em pó, porém hoje em dia é possível encontrar muitos produtos que possuem o Whey Protein em sua composição como: iogurtes, barrinhas proteicas, cookies, pastas e sorvete, entre outros. Alguns tipos de Whey encontrados no mercado são:

  1. Whey Protein concentrado - obtido na primeira etapa de produção, geralmente contém cerca de 80% de proteína e lactose
  2. Whey Protein isolado - esse passa por outras etapas de purificação para que se obtenha um produto com conteúdo proteico acima de 90%. É bastante recomendado para pessoas que não consomem lactose já que em seu processo de fabricação acontece a retirada da lactose
  3. Whey Protein hidrolisado - esse sofre processo de hidrólise, ou seja, a quebra da proteína em fragmentos menores, o que facilitaria a digestão e absorção

A albumina é também um suplemento com elevada concentração de proteínas, mas são encontradas a partir da clara do ovo desidratada e pasteurizada. É também um suplemento com alta potência digestiva. Mas apesar de ser muito bem digerida em pessoas que não apresentam nenhuma contraindicação ao seu consumo, a albumina possui uma absorção mais lenta comparada ao Whey Protein, que mesmo na forma concentrada possui uma absorção rápida.

Por isso, a albumina pode apresentar efeitos indesejados em alguns casos conforme a quantidade ingerida, como: aumento da pressão arterial devido ao seu teor de sódio, assim como outros sintomas bastante comuns ao consumo de ovos como: flatulência e diarreia.

Sugestões de consumo

 

Whey



O whey protein não é indicado somente para pós treino. Por ser um alimento proteico versátil, a nutricionista afirma que o suplemento pode ser consumido ao longo do dia como: em lanches ou ceias. O consumo do produto em pó (forma mais comercializada no mercado) pode ser feito: batido com água, shakes batidos com frutas, preparo de algumas receitas como: panquecas, crepes, bolos ou docinhos.


Albumina


A albumina pode ser essencial para pessoas que possuem intolerância a lactose, por exemplo. Assim como o whey protein isolado sem lactose ou hidrolisado. Também pode ser usada no: preparo de shakes batidos com fruta ou em preparo de receitas como: salgados, panquecas e tortas.


Vantagens: Albumina e Whey

 

Ambos são suplementes bastante proteicos. Além dos benefícios relacionados ao ganho de massa muscular, seus benefícios podem ser diversos, como:

  1. Fortalecimento da imunidade
  2. Rico em antioxidantes
  3. Auxilia na recuperação muscular
  4. Fonte de aminoácidos
  5. Fonte de vitaminas


Efeitos e contraindicação



Para evitar efeitos colaterais indesejados, é muito importante obter uma orientação individualizada de um nutricionista. Por isso, a dose e a forma adequada do uso depende de cada pessoa, para qual objetivo e de que maneira o suplemente pode ser consumido.

- Tanto o Whey Protein quanto a Albumina são usados por pessoas que por algum motivo, relacionado ao esporte ou não, necessitam de uma reposição maior de proteína, e esses suplementos quando administrados adequadamente seguindo uma dieta equilibrada e balanceada sob os cuidados de um nutricionista não possuem efeitos colaterais - explicou Stephanie Cardoso afirmando que, assim como qualquer outra substância, o excesso dos suplementos pode ser prejudicial.

Cada um dos suplementos possuem indicações recomendada. Porém, com a chegada de novos produtos proteicos no mercado, provenientes de tecnologia avançada assim como matéria prima diferenciada, o consumo da albumina acabou ficando para trás comparado ao whey protein, à proteína vegetal e seus derivados, pois são produtos com excelente qualidade e melhor adaptação de paladar.


Fonte: Stephani Cardoso é Nutricionista Clínica e Esportiva - @suanutristeph

https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/2023/07/27/c-albumina-ou-whey-protein-qual-e-o-melhor-veja-diferencas.ghtml





 

Comentários