MEL, AGAVE E ESTÉVIA: ADOÇANTES NATURAIS SÃO REALMENTE MELHORES PARA A SAÚDE?

  Mel

Mel, agave e estévia: adoçantes naturais são realmente melhores para a saúde?

Muitas pessoas acabam recorrendo a esses alimentos na crença de que são melhores que o açúcar, mas isso não é totalmente verdadeiro

12/03/2024 09h10  Atualizado há 3 dias

O excesso de açúcar faz mal à saúde. Estudos publicados nos últimos anos também apontam para riscos no consumo de adoçantes artificiais, como o aspartame. Como todos querem algo doce de vez em quando, muitas pessoas acabam recorrendo a adoçantes naturais, como mel, xarope de bordo (o famoso mapple), agave e estévia, como uma alternativa natural ao açúcar.

Mas será que isso é verdade? Segundo artigo da Consumer Reports, uma associação de defesa do consumidor nos Estados Unidos, publicado no Washington Post, o mel, o xarope de bordo e o agave têm um pouco mais calorias do que o açúcar granulado: uma colher de chá desses adoçantes contém 16 calorias e 4 gramas de açúcares.


— Eles são apenas açúcar em forma líquida — diz Wesley McWhorter, diretor de medicina de estilo de vida da Suvida Healthcare em Houston à Consumer Reports.

Confira a taxa de açúcar em cada um desses adoçantes naturais:

  • Mel: 21 calorias, 5 gramas de açúcares por colher de chá
  • Xarope de bordo: 17 calorias, 4 gramas de açúcares por colher de chá
  • Agave: 21 calorias, 5 gramas de açúcares por colher de chá

Esses alimentos entram na categoria de "açúcares adicionados" e devem ser consumidos com parcimônia. A recomendação da American Heart Association para o consumo de açúcar é de até 25 gramas de açúcares adicionados por dia para mulheres e 36 gramas para os homens.

Alguém pode argumentar que esses produtos contêm nutrientes, enquanto o açúcar branco não passa de calorias vazias. E isso realmente é verdade. O mel contém antioxidantes que variam em características e quantidade de acordo com o tipo de mel. O xarope de bordo contém compostos que combatem doenças. Mas o artigo afirma que seria necessário consumir "mais do que o desejável" para obter qualquer nutrição real dessas fontes.

Já o agave ganhou atenção por ter um índice glicêmico muito baixo (inferior ao açúcar, mel ou xarope de bordo), o que significa que tem menos impacto no açúcar no sangue. Mas é rico em um tipo de açúcar chamado frutose, cujo consumo está associado a problemas hepáticos, como aumento do armazenamento de gordura e resistência à insulina

Por outro lado, estudos apontam para alguns benefícios no consumo de mel e o xarope de bordo. Por exemplo, uma revisão de estudos publicada na revista BMJ Evidence-Based Medicine concluiu que um pouco de mel pode aliviar a tosse e outros sintomas respiratórios superiores. Um estudo canadense encontrou 23 antioxidantes no xarope de bordo, substâncias que ajudam no combate aos radicais livres e na prevenção de doenças e acreditam que há muitos mais além desses.

E a estévia? Muitas pessoas recorrem a estévia em detrimento de outros adoçantes, como o aspartame, acreditando que ele é “natural” porque vem de uma planta. No entanto, a FDA, agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA, não permite que as folhas da planta sejam usadas na alimentação. Isso significa que o adoçante é um produto altamente processado, longe de ser natural.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2024/03/12/mel-e-agave-adocantes-naturais-sao-realmente-melhores-para-a-saude.ghtml

Comentários