Frutas cítricas só podem fazer mal se associadas a medicamentos
Ao contrário do mito que diz que as frutas ácidas e ricas em vitamina C afetam o coração, uma especialista mostra que elas são muito benéficas e só merecem atenção quando consumidas junto com algum remédio
O consumo de frutas cítricas, como a laranja, só deve ser evitado quando se está tomando alguns tipos de remédios.
Elas auxiliam na prevenção de problemas cardiovasculares, reduzem o risco de câncer e ajudam no controle do colesterol. Fontes de Vitamina C, as frutas cítricas ainda são saborosas e refrescantes. Porém, nossas aliadas podem se transformar em um perigo se estiverem combinadas com alguns medicamentos.
De acordo com a nutricionista Elisabeth Chiari, diretora do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais, medicamentos como anti-inflamatórios esteroides e não esteroidais, como Cataflan e Voltaren, analgésicos e antipiréticos não podem ser ingeridos junto a sucos de frutas cítricas. Bebidas à base de limão, laranja e maracujá, por exemplo, podem aumentar o risco de gastrite, úlcera, náuseas, vômitos e até mesmo acarretar em casos mais extremos de doenças cardíacas, como arritmias.
Outro lado negativo das frutas cítricas é que elas são muito ácidas, podendo resultar em sensibilidade excessiva nos dentes e agravar problemas no aparelho digestivo, como azia, refluxo gástrico e estomatite. "Vale sempre lembrar que o que conta é a individualidade. O que pode causar malefícios para um, pode trazer benefícios para outro", ressalta a nutricionista.
A especialista ressalta ainda que as frutas cítricas estão longe de receber o rótulo de vilãs. Elas são ricas em fitoquímicos, substâncias com potencial favorável na prevenção cardiovascular. Além disso, o alimento também é fonte de flavonoides, compostos químicos que possuem atividades antioxidantes, que ajudam na prevenção do câncer.
Fonte:http://www.revistaencontro.com.br/app/noticia/gastro/2015/10/07/noticia_gastro,155423/frutas-citricas-so-podem-fazer-mal-se-associadas-a-medicamentos.shtml
Comentários
Postar um comentário