56% das crianças com menos de 1 ano bebem Coca-Cola até em mamadeira
A MAIOR EPIDEMIA
INFANTIL DA HISTÓRIA
Por Mariana Claudino
Os
dados são mesmo alarmantes: 56% das crianças brasileiras com menos de um ano
bebem refrigerante – até mesmo em mamadeira.
Um pacote de biscoito recheado equivale a oito pães
franceses. Em cada cinco crianças obesas, quatro serão obesas no futuro.
A
maior parte das crianças brasileiras passa mais tempo em frente à televisão do
que na escola.
Redes
de fast-food, em suas informações nutricionais, trocam a palavra “açúcar” por
“carboidrato”.
O
filme Muito Além do Peso fala justamente não só sobre o
problema da obesidade infantil, mas do sobrepeso – 30% das crianças brasileiras
estão acima do peso. E de como isso pode interferir na saúde e no futuro desta
geração.
Dirigido
por Estela Rener e Marcos Nisti, o documentário estreou na semana anterior e
encontra-se em cartaz no Rio de Janeiro, no cinema Arteplex.
“Obesidade
e sobrepeso carregam com eles outras doenças muito graves, que só víamos em
adultos até então: diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, doenças do coração,
pulmão, entre outros”, diz a diretora.
“É
preciso sacudir as pessoas em relação a esse assunto. Os pais sabem que seu
filho está com colesterol alto, mas acreditam que vai passar, que sempre vai
acontecer a fase do estirão”, raciocina.
Um
dos maiores problemas é que muitos acreditam – erroneamente – que a genética é
a grande vilã e que seus esforços de alimentar seus filhos serão em vão.
“Poucos
sabem que o fator genético ocupa somente 10% dos casos e que a obesidade e o
sobrepeso podem também ser domados com uma reeducação alimentar”, defende
Estela, que, também ao lado de Marcos Nisti, dirigiu Criança, a Alma do Negócio.
O
documentário ainda chama a atenção para hábitos rotineiros que ajudam a piorar
o quadro geral: horas em frente à televisão e computadores, maus hábitos
alimentares e a negociação do afeto ou da obediência por meio da comida.
Algumas
cenas são emblemáticas, como a da birra em que uma criança só se acalma e para
de chorar compulsivamente quando recebe a guloseima que tanto deseja –
obviamente, recheada de calorias.
O
filme, que levou dois anos para ser concluído, fez a equipe entrevistar
famílias de norte a sul, leste a oeste do Brasil: de grandes cidades a pequenos
municípios, comunidades rurais e até aldeias indígenas.
Há
várias situações inusitadas, entre elas a de um cacique que é adepto do
macarrão instantâneo e de crianças que não identificam uma batata ou uma
cebola.
“O
Brasil é um país enorme, mas os problemas alimentares das crianças, em geral,
são os mesmos, independentemente de onde ou como vivem”, ressalta a cineasta.
“Tanto
a criança do Amazonas quanto a do Rio Grande do Sul não sabe o que é um mamão e
não lembra quando foi a última vez que comeu uma manga. E todas adoram e
consomem salgadinhos e refrigerantes“, conta Estela.
Além
das entrevistas com as famílias e dos dados pesquisados, o filme ouviu uma
série de especialistas nacionais e internacionais da medicina, da nutrição, do
direito, da psicologia, da publicidade, entre outros.
Entre
eles, Frei Betto; Enrique Jacoby, médico da Organização Mundial de Saúde; o
chef Jamie Oliver e Amélio Fernando de Godoy Matos, do Instituto de Diabetes e
Endocrinologia.
“As pesquisas, segundo Jamie Oliver, indicam que a
criança de hoje viverá 10 anos a menos que seus pais por causa do ambiente
alimentar que criamos em volta dela”, alerta a diretora. E defende, como
prevenção, uma campanha para a TV aberta nacional.
Os
especialistas defendem a regulamentação da composição do produto por parte do
governo, como também sobretaxar alimentos que vão gerar custo para a saúde
pública depois – como fazem com o cigarro, no caso de produtos muito ricos em
açúcares, gordura e sal.
A
educação alimentar nas escolas deve entrar como parte do currículo escolar das
crianças. Eles também apontam como fundamental as campanhas de mídia alertando
para o que se deve e o que não se deve oferecer para o seu filho no cotidiano.
Além
disso, não se pode esquecer de aparelhar pais e mães para que eles possam ter e
também dar uma educação alimentar no ambiente doméstico.
“É
preciso regulamentar a publicidade dirigida às crianças urgentemente. Não
podemos mais deixar que os pais sozinhos enfrentem esta batalha só porque eles
são os pais das crianças. Os pais precisam de ajuda porque as crianças precisam
de ajuda”, defende Estela.
Em
sua opinião, as cenas dos bebês tomando refrigerante antes do primeiro ano de
vida são as mais chocantes.
“Um
dos nossos primeiros contatos com o mundo é por meio do aleitamento materno, e
é um momento fundamental de reconhecimento e formação da relação mãe e filho.
Além de chocante do ponto de vista da saúde, acho muito simbólico, do ponto de
vista das relações que estamos criando, ter um produto tão cheio de químicos já
intrometido entre mãe e filho”.
Depois
do filme, até a equipe de produção mudou os hábitos alimentares. “Você convive
com isso por quase dois anos, e naturalmente não tem mais coragem de colocar na
boca uma coisa que tem um corante proibido na Europa porque provoca câncer”,
conclui a cineasta.
Quem
assistir ao filme Muito Além do Peso, com certeza, vai mudar.
Fonte : Matéria
Incognita
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