Conheça a Dieta Ayurveda: Alimentação baseada nas suas Doshas
A palavra Ayurveda é proveniente do sânscrito e possui duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus que significa vida. O Ayurveda é uma filosofia médica oriental que foi desenvolvida na Índia há milhares de anos.
Neste contexto, Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza, com o objetivo de alcançarmos a felicidade. Nesta filosofia indiana a saúde é um estado de completude.
Qual a idéia da Dieta Ayurveda
Para a Ayurveda existem cinco forças da natureza que se combinam dinamicamente para formar o nosso organismo: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra.
O Ayurveda acredita que tudo no universo é composto pelos 5 Elementos ou Panchama-habhutas, inclusive nosso corpo físico, são eles:
- Espaço ou éter (Akasha);
- Ar (Vayu);
- Fogo (Agni);
- Água (Jala ou Ap) e;
- Terra (Prithvi).
Por sua vez, estes 5 elementos se combinam e se expressam no nosso corpo físico através dos 3 Doshas ou Prakritti (humores). Os Doshas “organizam” todas as funções físicas, mentais e emocionais necessárias para a vida. O modo como vemos, pensamos e sentimos são a nossa prakrutti – o resultado da combinação única dessas energias sutis. Descobrir a nossa prakritti é uma oportunidade para entender melhor a nossa individualidade
Neste sentido, a dieta Ayurveda visa, simplificadamente, equilibrar os doshas e “alinhar” corpo, mente e espírito, para assim se atingir a saúde.
Resumo:
A dieta Ayurveda visa equilibrar os doshas para alcançar a saúde!Para a Ayurveda existem cinco forças da natureza que se combinam dinamicamente para formar o nosso organismo: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra. A combinação destes elementos originam os Doshas, os quais possuem características específicas da combinação dos elementos que os compõe.
O que são os Doshas e sua influência na alimentação
A partir da combinação dos 5 Elementos ou Panchama-habhutas, originam-se os 3 Doshas que, como dito anteriormente, são a maneira como os 5 elementos se manisfestam no nosso corpo físico. São eles:
Espaço/Éter e Ar = Vata:
É seco, leve, sutil, móvel, claro e áspero
Fogo e Água = Pitta:
É quente, agudo, liquido, oleoso, azedo, picante e fluido
Água e Terra = Kapha:
É pesado, lento, suave, claro, grosso, macio, oleoso, estável e viscoso.
Com relação às características alimentares e como os Doshas podem influenciar nos aspectos nutricionais temos que:
Dosha Vata
Tem apetite e digestão variáveis. Come depressa e em pouca quantidade, o que tende a desequilibrar e agravar o dosha. É atraído por alimentos adstringentes, como saladas e vegetais, mas o seu corpo precisa dos sabores doce, ácido e salgado. Alimentos crus agravam o Vata mais do que equilibram. Costuma sofrer de dificuldades com a digestão e problemas com a absorção de nutrientes. Tem tendência a produzir urina escassa e as fezes são duras, secas e em pouca quantidade. A constipação intestinal é uma das características mais comuns.
Dosha Pitta
O Pitta tem forte apetite, metabolismo e digestão. Consome grandes quantidades de comida e bebida e produz grande quantidade de fezes e urina, que tendem a ser amareladas e suaves. Quando está em desequilíbrio, deseja pratos quentes e picantes, que não são adequados para seu biotipo. Os sabores indicados são o suavemente doce, amargo e adstringente. Quando sente fome, precisa comer logo, caso contrário, pode ficar irritado e hipoglicêmico
Dosha Kapha
O apetite do Kapha é regular e constante e a digestão é lenta. Ele pode pular refeições ou trabalhar sem se alimentar, quando seria muito difícil para um Pitta se concentrar ou dedicar sem comer. Geralmente é atraído por alimentos doces, salgados e oleosos como chocolate e biscoitos, que contribuem para a retenção de água e aumento no peso corporal. Os sabores ideais pra sua dieta são o amargo, adstringente e picante.
Todas as formas de vida combinam os três doshas, cada qual de maneira única, portanto, não é necessário termos 33,3% de cada dosha para que nossa natureza seja boa – toda prakriti é boa quando equilibrada.
De acordo com um dos principais textos referendados no Ayurveda, o Susruta Samhita, a saúde é definida da seguinte forma: “Quando os Doshas (humores), Dhatus (tecidos), Agni (digestão e metabolismo) e a eliminação de Malas (excreções) estão em sua função normal isto está associado a clareza dos sentidos, mente e alma”.
Nesta filosofia, a pessoa pode não ter uma doença propriamente dita, mas também não estar saudável, pois a saúde depende de uma integração corpo-mente-espirito.
Resumo:
Existem 3 Doshas:
- Vata (espaço/éter e ar): é ágil e leve (normalmente possuem corpos pequenos e musculatura sutil). Apresentam metabolismo rápido e, portanto, não ganham peso com facilidade. Quando em desequilíbrio apresenta intestino preso, gases, perda de peso excessiva, agitação, insônia, ansiedade e fraqueza;
- Pitta (fogo e água): agitado por natureza, possui muita energia e pouca paciência. Tem facilidade em ganhar massa magra. Quando em desequilíbrio apresenta gastrite, ardência na pele ou excesso de sede;
- Kapha (terra e água): de estrutura física forte e larga, com tendência à obesidade. Quando em desequilíbrio apresenta má digestão, cansaço excessivo e sobrepeso. 
Todas as formas de vida combinam os três doshas, cada qual de maneira única, portanto, não é necessário termos 33,3% de cada dosha para que nossa natureza seja boa – toda prakriti é boa quando equilibrada.
Alimentos Permitidos e Proibidos
A dieta Ayurveda prioriza o consumo de alimentos naturais, orgânicos, frescos e sem adição de aditivos químicos de maneira geral. Porém, sempre levando em consideração os Doshas de cada indivíduo!
Dessa maneira, a alimentação passa a se basear em frutas, verduras e legumes orgânicos, leite e derivados, preferencialmente orgânicos e aqui se destaca o uso de Ghee, não só na alimentação mas também nas massagens e oleações indicadas na Ayurveda; além disso, o consumo de frango orgânicos, peixes, azeite de oliva, nozes, castanhas e outras nuts, cereais integrais, temperos e condimentos naturais, também são exemplos de alimentos”bem-vindos” nesta dieta.
Por outro lado, alimentos como: café (e bebidas estimulantes de maneira geral), produtos refinados (como açúcar e sal refinados, farinha branca), refrigerantes, doces, frituras, carne vermelha, gordura animal, bebidas alcoólicas e produtos com aditivos químicos devem ser evitados. Também não se aconselha fumar nem comer em excesso, pois também trazem desequilíbrio aos Doshas.
Alimentos Permitidos
Vata deve priorizar o consumo de alimentos oleosos e pesados, como sopas encorpadas e cremes. Com relação aos sabores ideias para este Dosha, temos: amargo, adstringente e picante.
Pitta deve consumir em maior quantidade frutas e folhas de coloração verdes. Este Dosha tem como sabores ideais o doce e o amargo.
Kapha por sua vez deve incluir no seu dia a dia verduras, legumes e outros alimentos ricos em fibras. Além disso, os sabores ideias para Kapha são o doce (provenientes dos legumes), levemente salgado e ácido.
Alimentos Proibidos
Vata deve evitar o consumo de alimentos crus e preparações geladas.
Pitta deve consumir com moderação alimentos condimentados e apimentados, além de alho e cebola.
Kapha deve pensar duas vezes antes de ingerir alimentos muito salgados ou muito doces e massas.
Como fazer a Dieta Ayurveda
Mais uma vez, colocaremos aqui uma sugestão de alimentos que seriam mais adequados para cada tipo de Dosha. Além disso, para saber qual seu Dosha predominante e para que a dieta Ayurveda traga benefícios em sua totalidade, é indispensável que você procure um especialista.
VATA
Para Vata, cujo os elementos predominantes são Espaço/Eter e Ar, os alimentos mais adequados para se incluir na dieta seriam:
- Frutas: frescas e doces;
- Verduras e leguminosas: cozidas com óleos vegetais e temperadas com a masala para vata;
- Laticínios: precisam ser consumidos com o “antídoto” (temperos para vata), caso contrário irão desequilibrar esse Dosha;
- Grãos: bons em qualquer tipo de preparação;
- Oleaginosas: em pequenas porções, pois são de difícil digestão;
- Óleos: de gergelim e ghee; 
- Temperos: cominho, cardamomo, pimenta-preta e coentro.
PITTA
Para Pitta, cujos elementos predominantes são Fogo e Água, o ideal é consumir:
- Frutas: prefira as frescas e doces e evite as ácidas;
- Verduras: folhas cruas;
- Grãos: não devem ser consumidos quentes ou fritos;
- Leguminosas: podem ser consumidas sem restrição pois são bem digeridas;
- Oleaginosas: devem ser consumidas em pequenas quantidades;
- Laticínios: priorizar os queijos menos salgados;
- Óleos: girassol, oliva e coco em dose moderada e ghee;
- Temperos: erva-doce, semente de mostarda, cominho e coentro.
KAPHA
Para este Dosha, cujo os elementos predominante são Água e Terra e que apresenta um metabolismo mais lento, a prioridade de consumo deve ser para:
- Frutas: frutas secas, preferencialmente as não muito doces;
- Verduras, grãos, leguminosas e lácteos (leite, queijo, iogurte): devem ser consumidos com moderação e sempre acompanhados de temperos para kapha;
- Oleaginosas: devem ser consumidas apenas de vez em quando;
- Óleos: mostarda, girassol ou canola;
- Temperos: canela, gengibre, coentro e pimenta caiena.
Referências:
- Palestra Dr. Rugê sobre a Ayurveda. Disponível em: https://www.namu.com.br/palestras/o-medico-jose-rugue-fala-sobre-o-ayurveda;
- Associação Brasileira de Ayurveda. O que é Ayurveda? Disponível em: http://www.ayurveda.org.br/novo_site/a-abra/o-que-e-ayurveda/;
- Dra. Marise Berg. Doshas ou Biotipos. Dsiponível em: http://www.ayurveda.org.br/novo_site/a-abra/o-que-e-ayurveda/;
- A origem do Ayurveda. Disponível em: https://www.suddha.net/single-post/2013/05/01/This-is-the-title-of-your-first-image-post;
Comentários
Postar um comentário