Hormônio do sono: 10 alimentos ricos em melatonina para dormir melhor
Conheça ingredientes fáceis de encontrar e que estimulam o descanso do organismo para você ter noites mais tranquilas
A melatonina é conhecida como o hormônio do sono, pois ajuda a regular os ritmos biológicos. Quando está presente em alta quantidade no organismo, provoca sonolência e queda da temperatura corporal, condições ideais para dormir bem. Mas pesquisas científicas também indicam que ela possui ação anti-inflamatória, antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
A substânctia é produzida naturalmente pelo corpo, mas há ingredientes que estimulam seu desenvolvimento e contribuiem com a melhora do bem-estar. Conheça 10 alimentos que podem te ajudar a ter noites mais tranquilas:
1. Abacaxi
A fruta cítrica também contribui com a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Comer um pedaço à noite é ideal para relaxar e deitar com pensamentos positivos.
2. Ameixa seca
A vitamina B6, o cálcio e o magnésio, presentes no alimento, estimulam a produção do hormônio do sono.
3. Aveia
Além de ricos em melatonina naturalmente, os grãos aumentam a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que provoca sonolência.
4. Cereja
A fruta decorativa de diversas sobremesas também é ótima para ser consumida in natura. É fonte de triptofano, aminoácido que beneficia a sintetização da melatonina, vitaminas e minerais.
5. Grão-de-bico
O alimento é uma ótima fonte de proteínas e de vitaminas, muito indicado para substituir carnes em dietas vegetarianas e veganas.
6. Kiwi
Além de linda e saborosa, a fruta pode contribuir com o aumento do tempo de descanso.
7. Leite de vaca
Tomar um copo de leite antes de dormir não é só "história de avó", realmente faz bem para a saúde. Adicione uma colher de mel para fortelecer a imunidade.
8. Leite de amêndoas
Para quem não bebe leite de vaca, uma opção é o líquido extraído de amêndoas. Também oferece cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e potássio para o organismo.
9. Nozes
Rico em triptofano, o ingrediente é indicado para incrementar saladas ou barras de cereais naturais. Ambas são ótimas opções de jantar ou lanche da noite.
10. Tâmara
Nativa do Oriente Médio, a fruta é fonte de vitamina B5, fibras e propriedes tranquilizantes que estimulam a saúde do sono.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Ingredientes/noticia/2021/01/hormonio-do-sono-10-alimentos-ricos-em-melatonina-para-dormir-melhor.html
15 alimentos que te ajudam a dormir
Uma boa noite de sono pode ser o que você está precisando agora. Algumas mudanças na alimentação podem ajudar a providenciar esse descanso necessário
Ameixa seca
Os nutrientes presentes na ameixa seca, como vitamina B6, cálcio e magnésio, ajudam na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.
Melão
Frutas com muita água, como o melão, mantêm o corpo hidratado. A desitratação impede que você consiga dormir e que tenha uma boa noite de sono, por isso, aposte nessas frutas.
Queijo muçarela semidesnatado
Se você sente muita fome antes de dormir, uma boa opção que não atrapalha seu sono é o queijo mussarela semi-desnatado, que oferece uma porção de proteína para o corpo.
Pasta de amendoim
Essa manteiga que você pode fazer em casa ou comprar no mercado é repleta de proteína. Tome cuidado para não consumir grandes quantidades antes de dormir, o que pode dar a sensação de peso quando você for para a cama.
Chás
Esta aqui você provavelmente já sabia: chás como o de camomila são muito eficientes para provocar calma e tranquilidade antes de deitar, além de manterem o corpo hidratado.
Aveia
Grãos de aveia aumentam a quantidade de insulina no sangue. Esse aumento de açúcar pode causar sono. Além disso, a aveia também é rica em melatonina, que relaxa o corpo e ajuda a dormir.
Pão Integral
Carboidratos integrais, como o pão, são bons para causar um pico de energia mas, logo em seguida, podem provocar também uma queda e te deixar sonolento.
Cereja
Aumentando a quantidade de melatonina no corpo, as chances de você ter um bom descanso à noite aumentam. Cerejas, assim como nozes e aveia, são fontes naturais dessa substância.
Comentários
Postar um comentário