Tipos de arroz (Foto: Foto: Iara Venanzi)
Conheça os tipos de arroz
Ele pode ser branco, preto ou vermelho, ter grãos longos ou curtos, ser perfumado ou não
Quando o assunto é arroz, os números são sempre grandiosos. Este ano, a produção mundial desses grãos deve chegar a 710 milhões de toneladas, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). É o terceiro cereal mais cultivado no mundo, atrás apenas do trigo e do milho. Um dos motivos para tanta popularidade é a capacidade de adaptação dos arrozais: eles vão bem tanto em localidades abaixo do nível do mar quanto em regiões a 3 mil metros de altitude.
O arroz (Oryza sativa) entrou na dieta humana há pelo menos 8 mil anos, na Ásia. Chegou a países como França, Itália, Portugal e Espanha pelas mãos dos mouros. Existem cerca de 100 mil variedades de arroz – aproximadamente 8 mil delas são utilizadas como alimento. Basicamente, esse cereal pode ser dividido em duas subespécies: a índica, com grãos longos, cristalinos e firmes, aclimatada nas imediações do Equador; e a japônica, de grãos curtos, que absorvem água mais facilmente, próprios de zonas temperadas. A seguir, conheça alguns dos tipos utilizados na cozinha.
1. Selvagem
Tecnicamente, não é um arroz. Pertence a outra espécie, Zizania aquatica. Seus grãos longos e finos, de cor escura, são muito usados em saladas ou consumidos misturados ao arroz branco.
2. Vermelho
Introduzido na Bahia no século 16, migrou para a região semiárida do país. Na Paraíba, o maior estado produtor, também é conhecido como arroz-da-terra e arroz-de-veneza.
3. Jasmim (ou Jasmine)
De textura macia e úmida, tem grãos alongados e finos. Perfumado, é muito utilizado nas culinárias tailandesa e vietnamita.
4. Japonês
São os arrozes com alto conteúdo de amido, o que faz com que os grãos se aglutinem depois de cozidos. Essas variedades, de grãos curtos e redondos, são utilizadas em sushis e sobremesas orientais.
5. Preto
Há centenas de variedades de arroz preto na Ásia. Recentemente, ele começou a ser produzido também no Brasil. Rico em proteínas e fibras, tem grão curto, textura macia e aroma que lembra castanhas.
6. Arbório
Variedade produzida na Itália, de grãos médios, que absorve líquidos com facilidade e ganha textura cremosa. É um dos mais utilizados em risotos.
7. Integral
Não é um tipo de arroz, mas, sim, de tratamento: o grão não é polido, apenas descascado. Tem mais nutrientes do que o arroz processado.
8. Agulhinha
É o nome dado no Brasil às variedades cultivadas de grãos longos, finos e translúcidos que, ao serem cozidos, ficam macios e soltos.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2015/10/conheca-os-tipos-de-arroz.html
Comentários
Postar um comentário