Os Sintomas da intolerância ao Glúten
Os sintomas de intolerância são muitos e um simples exame médico não é suficiente para comprovar se uma pessoa tem intolerância ao glúten.
Os resultados, costuma ser, negativos embora os sintomas continuam manifestando. Há muitas pessoas que são sensíveis ao glúten e não sabem, e pensam que os seus problemas de saúde é devido a outras patologias.
Glúten e Transtornos de Saúde
A sensibilidade ao glúten pode manifestar-se de forma muito diferente. Na maioria dos casos podem produzir-se diversos transtornos de saúde, como indigestão, dor de cabeça, falta de concentração ou, incluso, sobrepeso. A intolerância ao glúten não é uma patologia que os médicos não prestam muita atenção quando fazem os seus diagnósticos habituais.
Muitas pessoas manifestam problemas de sensibilidade ao glúten na sua vida quotidiana, sem suspeitar que sofrem a intolerância.
Indigestão e Sensibilidade ao Glúten
Fibromialgia e Glúten
Nos casos mais graves, os ataques de enxaqueca e a dor sem motivo pode chegar a confundir com a doença da fibromialgia, com o problema que pode supor tomar a medicação prescrita para esta patologia que costuma ser anti-depressivos, analgésicos e comprimidos para dormir. Com os perigosos efeitos secundários que isto implicam.
Os sintomas a sensibilidade ao glúten podem afectar tanto ao sistema digestivo, como a outros transtornos da saúde, como dor de cabeça o enxaqueca
Análise Sensibilidade ao Glúten
Quando em casos como este pedes ao médico um analise de sangue para valorar a intolerância ao glúten pode acontecer que os exames derem o resultado negativo. Embora, nestes casos deve seguir uma dieta sem glúten, e evitar consumir alimentos com trigo ou glúten, quando leva algum tempo pode observar que o intestino irritado alivia-se consideravelmente, desaparece a enxaqueca, dorme-se melhor, e, depois de quatro semanas, o sistema digestivo funciona melhor.
Exames de Intolerância ao Glúten
Os exames que realizam habitualmente para descobrir a alergia ao glúten somente limitam-se a avaluar uma única “substância”, normalmente a que faz referência a gliadina do tipo alfa ou beta (esquecendo o tipo gamma e ómega). Devido que o glúten engloba também estas substâncias, as mesmas que podem causar reações adversas.
O aparecimento de certos sintomas, ao comer alimentos contendo trigo, pode indicar sensibilidade ao glúten ou alergia
Sintomas Doença Celíaca
O diagnóstico da doença celíaca é bastante seguro, pois que para diagnosticar a doença celíaca realiza um exame de biopsia e de marcadores de sangue, cujos sintomas são muitos videntes: diarreia, dor abdominal, perda de peso e falta de nutrientes.
Sintomas Sensibilidade ao Glúten
A alergia ao trigo acontece quando o organismo, erroneamente, reconhece a proteína de trigo como um invasor capaz de causar algum tipo de trauma ou dano.
Alergia ao Trigo
A alergia ao trigo costuma manifestar-se com problemas de saúde desde a infância. Por outra parte, o trigo contém outras proteínas, além disso do glúten, que também pode causar alergia. Entre seus sintomas: desde eczemas até a epilepsia.
Exames Alergia ao Trigo
O diagnóstico realiza mediante aos exames de anticorpos IgE típicas das alergias. Os signos típicos geralmente manifestam aos poucos minutos de consumir o alergénio correspondente, neste caso o trigo.
No caso da sensibilidade ao glúten, os signos podem demorar vários dias em manifestar-se, pelo que para os médicos é mais difícil reconhecer a alergia do paciente.
Sensibilidade ao Glúten sem Saber
A doença celíaca e a alergia ao trigo são fenómenos pouco frequentes. Enquanto que os signos da doença celíaca são claros, os da sensibilidade ao glúten são mais difusos, pelo que podem afectar a muitas pessoas, que desconhecem que padecem esta patologia, devido aos seus sintomas são similares a outras doenças.
Seis Sintomas de Intolerância ao Glúten
1. Indigestão
Incluímos também a distensão abdominal, inchaço e cãibras abdominais, prisão de ventre e diarreia. Os médicos costumam fazer o diagnóstico do síndrome de intestino irritável quando apresentam-se estes signos ou não encontra nenhum causa física pelo qual é produzida.
O sintoma mais frequente da intolerância ao glúten é a indigestão.
2. Enxaqueca e depressão
Parece que existe certa relação entre os alimentos e os transtornos de saúde, como a enxaqueca ou dores de cabeça, está produz-se regularmente nos pacientes que são propensos a flutuações dos níveis de açúcar no sangue quando tomam alimentos que contém muito açúcar .O mesmo acontece com os pacientes sensíveis aos alimentos ricos em histamina (queijo curado, vinho, peixe fumado, etc.) ou aqueles que não toleram bem a cafeína.
O livro A síndrome do glúten: uma doença neurológica, escrito pelo dotor Rodney Ford, chefe da unidade de Gastroenterología e alergias do Hospital de Nova Zelândia, no diz “que o glúten, tanto no caso dos pacientes com doença celíaca como nos que tem intolerância ao glúten danifica o sistema nervoso e pode desencadear sintomas neurológicos”. No livro pode ler textualmente o seguinte:
“O glúten causa uma reação combinada entre os anticorpos, a doença do soro e o dano neurológico. Este dano pode manifestar se em um desequilibro do sistema nervoso autónomo nas ataxias cerebelosas (transtornos do movimento que tem a sua origem no cérebro), hipotensão (pressão arterial baixa) e problemas de desenvolvimento e transtornos do aprendizado nas crianças e sintomas de depressão, enxaqueca e dor de cabeça”.
“É inútil tratar de explicar os danos intestinais concretos que sofrem as pessoas sensíveis ao glúten, mas sabemos que o culpado é o gluten.
Vários estudos demonstraram que a intolerância ao glúten é uma doença que pode causar dor de cabeça e transtornos neurológicos.
3. Formigueiro e dormência nos braços e pernas
Os sintomas como a tontura, a perda de equilibro e debilidade muscular, formigueiro ou dormência nos braços e as pernas indicam alterações no sistema nervoso e, por isso, pode ser por uma intolerância ao glúten.
4. Doenças auto-imunes
Algumas doenças auto-imunes, como a Tireoidite crónica ou a artrite reumatoide, podem indicar uma sensibilidade ao glúten ou podem agravar os signos destas doenças
5. Fibromialgia
A fibromialgia não é uma doença, mas sim um sintoma muito complexo cuja causa desconhece. Ao igual que acontece com a síndrome do intestino irritável, o diagnóstico da fibromialgia em ocasiones produz porque os médicos não encontram nenhuma explicação aos sintomas que se queixa o paciente.
O término “fibromialgia” deriva de “Fibro”, que significa tecido conectivo; “Myo” que significa músculo; e “Algia” que significa dor.
Como podemos descobrir se os seus sintomas podem derivar de uma intolerância ao glúten?
Estudos em pacientes de fibromialgia
Num estudo clínico realizado em 2005 sobre pacientes que sofrem fibromialgia demonstrou a relação entre o síndrome da fatiga crónica e a intolerância alimentaria. A conclusão foi que uma maior deposição de anticorpos IgG, típica de pacientes com fibromialgia, pode dever-se a as alergias frente aos alimentos, que, em todo caso, demonstrou-se que agrava o seu estado.
A medicina convencional também admite a conexão entre os anticorpos IgG e certas doenças crónicas, mais não proporciona uma mudança na dieta que pode resolver este problema.
Procedimento do estudo
Durante este estudo, foram estudados 68 pacientes que sofrem de fibromialgia durante 10 anos. Depois de 8 semanas, que eliminou-se da dieta destes pacientes os alimentos com glúten, só o 25% deles experimentaram dor muscular, no principio do estudo esta dor sofriam o 66%. Inicialmente, o 63% dormiu muito mal, e depois de 8 semanas de uma dieta sem glúten, só padeceu o 22%. No inicio, o 54% manifestavam dor nas articulações e, depois das 8 semanas, só padeceu o 29%.
Conclusões do estudo
Nos estudos os pacientes não só tinham uma dieta livre de glúten mas também eliminaram outros alimentos que pessoalmente eram problemáticos para eles em função da seu exame de IgG. Embora, que o glúten é uma dos alergénios mais comum, vale la pena – especialmente no caso das pessoas que realizaram nenhum test IgG- seguir inicialmente uma dieta livre de leite e de glúten.
6. Fatiga constante
Algumas pessoas sofrem de cansaço constante, podendo ser um diagnóstico el síndrome da fatiga crónica (SFC). Ao igual que acontece com a fibromialgia, os signos da fatiga crónica são muito complexos. Para a medicina alternativa o SFC (Síndrome da Fatiga Crónica) não é uma doença mas sim um conjunto de signos cuja causa desconhece.
Glúten e Cansaço
O estudo clínico que destacamos anteriormente, o 60% dos pacientes tem cansaço durante o dia e o 42% sofria debilidade. Depois suprimir o glúten da sua dieta, depois de 8 semanas, só o 22% sentia cansaço e o 17% debilidade.
O cansaço constante é um desses sintomas que podem desaparecer mais rapidamente nos casos de intolerância ao glúten, uma vez que o elimina da sua dieta
Sofres Sensibilidade ao Glúten?
Pode que experimentes outro tipo de sintomas diferentes aos que referimos que podem ser devido a tua intolerância ao glúten
Como averiguar se és Intolerante ao Glúten?
Evita comer durante 60 dias todos os alimentos que possam conter glúten. Para isso, não é suficiente com deixar de comer pão e pasta que contenha glúten. Lembra que o glúten também figura como aditivo alimentar em muitos produtos processados. Por isso lê atentamente as etiquetas dos alimentos que compras e se vais a um restaurante, tens que pedir um prato que não contenha glúten.
É possível que seja difícil desistir dos alimentos que você normalmente come, e você pode até acreditar que o pão integral é sempre muito saudável.
Resultados do exame de Intolerância ao Gluten
Se depois da prova continuas com os mesmos sintomas, o mais provável é que não tenhas intolerância ao glúten (a não ser que tenhas continuado consumindo produtos processados que contenham glúten).
Pelo contrario, depois do exame, observas que os sintomas desapareceram, o mais provável é que tenhas intolerância ao glúten, pelo que é aconselhável que adoptes uma dieta livre de glúten.
Dieta Livre de Glúten
Tenha cuidado e olhe para as informações nutricionais, para verificar os ingredientes de cada produto
Cereais Sem Glúten
Entre os cereais sem glúten devemo incluir: o painço, o teff (um tipo de painço), o arroz e pseudocereais como a quinoa, o amaranto e o trigo sarraceno.
Pão Sem Glúten
O Pão Ezequiel é um tipo de pão que pode elaborar em casa utilizando os cereais sem glúten
Alimentos Sem Glúten
Entre os produtos que não contém glúten e que podes consumir com tranquilidade estão os seguintes: quinoa, trigo sarraceno, painço, amaranto, arroz, milho, junça, castanhas, teff, farinha tuerca, amendôas e flocos de painço.
A quinoa é uma alternativa ao trigo para as pessoas celiacas.
Pequeno-almoço Sem Glúten
Um exemplo deste pequeno-almoço delicioso livre de glúten que podes preparar com farinha de castanhas com salsa de frutos frescos e afrutados e crocrante.
Para começar o dia com toda a vitalidade que necessitas, oferecemos esta receita sem glúten.
Tipos de receita: Pequeno-almoço sem Glúten
- Tempo de preparação: 8 minutos
- Tempo de cozinhado: 20 minutos
- Tamanho da porçao: 1 Tigela
- Número de porçoes: 10
- Estilo de cozinha: Americana
Ingredientes
- 2 chávenas de farinha de castanhas
- Mais ou menos 80 ml de bebida de amêndoas quente
- ½ chávena de frutas secas (passas, figos picados, ameixas, etc.)
- 200 gramas picadas de frutas frescas de temporada
- 1 chávena de pasta de amêndoas
- 50 gramas de bagas ( arando ou amoras)
- 2 tâmara sem osso
- ½ sumo de laranja
- Copos de chufa sem glúten
Informação Nutricional por porção | |
---|---|
Calorias: | 135kcal |
Gorduras: | 0,9g |
das quais saturadas: | 0,2g |
Carbohidratos: | 30g |
dos quais açúcares: | 14,4g |
Fibra: | 3,5g |
Proteinas: | 1,5g |
Sal: | 0,01g |
Como preparar: Pequeno-almoço sem Glúten
- Misturar a farinha de castanhas e os frutos secos com o leite de amêndoas quente e deixar cozinhar uns minutos.
- Depois misturar a fruta e a pasta de amêndoa.
- Fazer uma como se fosse marmelada com as bagas, as tâmaras e o sumo de laranja com o liquitificador e colocar sobre a mistura a farinha da castanha até que se misture tudo.
- Adornar com canela, baunilha ou gengibre.
Fontes Bibliográficas
- Ford RP. The gluten syndrome: a neurological disease. Med Hypotheses. 2009 Sep;73(3):438-40. doi: 10.1016/j.mehy.2009.03.037. Epub 2009 Apr 29.
- Fonte:https://www.hsnstore.pt/blog/nutricao/hidratos-de-carbono/aveia/gluten/os-sintomas-da-intolerancia/
Artigos Relacionadas
- Relacão entre dieta sem glúten e rendimento desportivo
- O listado mais completo de Suplementos que não contém Glúten
- Proteínas para Celíacos e também Proteínas Vegetais para Celíacos
- Alimentos Ricos em Proteínas para Intolerantes ao Glúten
Transtornos de Saúde - 100%
Exame de Intolerância - 99%
Seis sintomas - 100%
Muda a tua dieta - 100%
Comentários
Postar um comentário