É comprovado que as mulheres vivem mais do que os homens, porque se preocupam mais em cuidar da própria saúde. Aqui no Brasil, segundo o IBGE, elas vivem em média sete anos a mais do que eles.
Essa vantagem, é claro, depende de uma boa manutenção do organismo, com alimentação equilibrada, exercícios físicos e visitas periódicas ao médico para a realização de um check-up completo. O objetivo é prevenir doenças antes que elas apareçam, manter o corpo saudável e garantir uma boa qualidade de vida ao longo dos anos.
Saúde da mulher: como a alimentação ajuda em fases variadas
Variação hormonal, ciclo menstrual, cuidados com pele e cabelos: alimentação e suplementação adequadas são benéficas à saúde da mulher segundo nutricionista
Por Sonia Schneiders, Receitas
04/05/2023 06h01 Atualizado há 3 semanas
Variações hormonais, ciclo menstrual, cuidados com o bem-estar e estética, todos esses pontos envolvem a saúde da mulher. E como amenizar tantos destemperes ao longo de variadas fases? A nutricionista e consultora da Greenpeople, Alessandra Luglio, explica como a alimentação e suplementação adequadas podem ajudar a prevenir males e doenças, especialmente as crônicas.
TPM e ciclo menstrual
Alessandra Liglio destaca que o uso adequado dos superalimentos contribui nas fases da mulher, e indica uma substância que pode dar mais estabilidade aos hormônios, amenizando os efeitos da TPM: "Nós sabemos que o óleo de borragem, que é fonte ômega 9, tem uma ação diretamente nesse momento da TPM, auxiliando na estabilidade dos hormônios", destaca, ressaltando que o óleo pode ser encontrado em alguns suplementos, mas não é tão comum na nossa cozinha do dia a dia.
A profissional orienta a seguir uma alimentação natural, usando a cafeína em doses moderadas para aliviar o cansaço e a indisposição: "Trabalhar a cafeína presente no chá verde, café, etc, como estimulante para os momentos de cansaço, de queda de energia que estão relacionados à própria TPM", ressalta.
Alessandra diz que é importante evitar alimentos com muito sódio ou gordura durante o período: "No momento pré-menstrual, deve-se comer mais legumes e frutas, menos sal e ricos em sódios e gorduras, porque é um momento que a mulher incha mais, tem retenção. Algumas ervas e chás auxiliam a retenção de líquido, com o hibisco, presente em alguns chás, tem ação diurética, pode usar dias que antecedem a TPM e no próprio período", ressalta.
Variações de humor
"Na vida da mulher, a variação de humor é comum por causa da questão hormonal e ciclo menstrual", complementa Alessandra Luglio, orientando que o ideal, nestes casos, é tentar manter a saúde em dia, fazer a alimentação adequada como deve ser sempre: "Isso significa que períodos longos sem se alimentar gera queda de energia e estimula o mau humor", complementa a especialista.
A nutricionista destaca que é importante consumir produtos que sejam precursores do hormônio do bem-estar, como vegetais e alimentos ricos em triptofano: "O chocolate, o cacau mais especificamente, pode está presente no dia a dia sem exagero, cacau 70% de preferência, e levar esse período mais na esportiva, relaxar, se divertir e ter uma vida mais plena pra sofrer menos", ressalta
Relação da alimentação com saúde da pele e dos cabelos
Outra preocupação constante das mulheres é a elasticidade e firmeza da pele. Como fazer para manter uma pele saudável? "Depende de alguns fatores como ambientes e hormônios, mas a alimentação tem um papel muito importante, estimulando regeneração, evitando a degradação das fibras de colágeno e aumentando a hidratação da pele", explica a nutricionista.
E como a alimentação pode contribuir? "Primeiro, devemos ter uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas e castanhas e sementes, leguminosas, ricos em compostos bioativos de ação antioxidante, principalmente a vitamina C que age induzindo a síntese da fibra de colágeno", explica ela.
"Eliminar toxinas é o papel dos antioxidantes. Quanto mais cores no dia, mais antioxidantes na dieta. E neutralizando esses fatores que atrapalham o desenvolvimento da célula, a gente faz com que a pele se mantenha mais jovem. Para essa regeneração acontecer, uma dieta equilibrada sem carência proteica", pondera a nutricionista.
Assim como a pele, o cabelo também é preocupação, pois com o passar do tempo, as quedas vão acontecendo com mais frequência. "O cabelo depende de tudo que falei para a pele, somado às vitaminas do complexo B, principalmente a biotina. Dieta rica e adequada e sem carência de nutrientes, sem ser severamente hipocalórica, porque isso influencia demais na beleza de uma forma geral, já que o corpo deixa de dar prioridade aos tecidos e vai trabalhar na sobrevivência", finaliza a especialista.
Fonte:https://receitas.globo.com/blog/alimentacao-e-saude/saude-da-mulher-como-a-alimentacao-ajuda-em-fases-variadas.ghtml
Comentários
Postar um comentário