Risco de infecção: do arroz ao ovo, os 4 alimentos que não devem ser requentados
Algumas sobras podem conter bactérias que causam cólicas, diarreias e até mesmo câncer
Por O GLOBO — São Paulo
06/12/2023 15h58 Atualizado há 3 dias
Quem não gosta de acordar pela manhã e comer uma fatia de pizza do jantar do dia anterior? Ou aquecer o arroz já preparado em razão da correria do dia a dia e falta do tempo. Recentemente, este alimento que está presente na maioria dos pratos dos brasileiros viralizou na internet quando usuários do TikTok postaram vídeos alegando que ficaram com intoxicação alimentar grave após comê-los reaquecidos.
Porém, quais sobras não são seguras para comer após reaquecer? Confira uma lista de quatro alimentos que são nocivos à saúde se consumido nos dias depois do preparo.
Arroz
Este alimento está presente na maior parte dos pratos dos brasileiros. Ele geralmente é considerado totalmente inofensivo, porém não é bem assim. O arroz cozido pode ter Bacillus cereus, uma bactéria formadora de esporos normalmente encontrada no solo e nos vegetais. É encontrado em muitos alimentos crus e não processados, incluindo batatas, ervilhas, feijões e certos temperos.
Elas são resistentes ao calor, então até mesmo aquecendo a comida no micro-ondas, por exemplo, ainda pode ter patógenos nocivos. Os sintomas da doença por Bacillus cereus incluem vômitos, diarreia e cólicas abdominais.
Ovos
Na geladeira, antes de serem consumidos, eles podem durar até seis semanas, porém, se já preparados, devem ser consumidos na hora. Os ovos podem transportar a bactéria salmonela, que causa intoxicação alimentar, e deixá-los “descansando” por longos períodos ajudam na proliferação dessas bactérias.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2023/12/06/risco-de-infeccao-do-arroz-ao-ovo-os-4-alimentos-que-nao-devem-ser-requentados.ghtml
Comentários
Postar um comentário