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Mostrando postagens de Julho, 2011

MANTEIGA OU MARGARINA ?

Manteiga possui níveis altos de colesterol e de gorduras saturadas, pois é feita a partir da nata do leite. Por isto durante muito tempo foi dito que a margarina era melhor, porém devemos fazer uma ressalva muito importante. A margarina só será menos prejudicial à saúde do que a manteiga se estivermos utilizando margarinas com baixo teor de gorduras trans e gorduras saturadas, em geral aquelas mais cremosas.

Caso contrário, estaremos ingerindo um produto tão desfavorável quanto a manteiga. A Sociedade Brasileira de Cardiologia possui um selo que identifica produtos saudáveis para o coração e existem margarinas no mercado que já possuem este selo, inclusive com ácidos graxos do tipo ômega 3 que contribuem para a redução do colesterol. Procure estes produtos e use também outras opções com menor teor de colesterol e gorduras trans que são o requeijão light, a ricota e o queijo cottage.

Antonio Carlos Till, cardiologista do Vita Check-up Center
Tanto a margarina quanto a manteiga são alim…

A DIETA DO MEDITERRÂNEO E A LONGEVIDADE

Pirâmide da Dieta do Mediterrâneo Dieta do Mediterrâneo é um padrão alimentar que tem origem nas populações da região do Mar Mediterrâneo. A descrição deste padrão alimentar, assim como a criação do termo "Dieta do Mediterrâneo", foram do Doutor Ancel Keys na década de 50. As observações do Dr. Keys iniciaram no ano de 1945, quando ele desembarcou em Salerno, na Itália, com o exército americano. Ele constatou que os povos que viviam nas regiões mediterrâneas, embora consumissem uma alta quantidade de gordura, similar em calorias à dieta dos países ocidentais, apresentavam uma incidência muito baixa de doenças cardiovasculares.
Gordura x Caloria: Paradoxo?

Considerando o ponto de vista nutricional ocidental convencional, esta associação entre alto consumo de gordura e baixos índices de doença cardíaca, constituíam um paradoxo.

Uma análise mais minuciosa demonstrou que a dieta mediterrânea era composta basicamente de alimentos de origem vegetal em grande quantidade - hortaliças,…

OS BENEFÍCIOS DA UVA E DO VINHO PARA SUA SAÚDE

O cultivo da videira no Brasil teve início por volta do ano de 1535, na Capitania de São Vicente, e como nada na vida, isto não foi à toa.
Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração.
Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.
Pesquisadores da University of Wisconsin Medical School em Madison pediram a 15 pacientes, que já mostravam sinais clínicos de doença cardiovascular, incluindo artérias entupidas, que bebessem diariamente um copo de suco de uva. Após 14 dias, os testes sangüíneos revelaram que a oxidação nesse pacientes estava significativamente reduzida. E imagens de ultra-sonografia mostraram mu…